sábado, 26 de outubro de 2024

Soja: produtores gaúchos enfrentam dificuldade com insumos

 

                                            Foto: Canva


Semeadura de soja atinge apenas 3% no estado


De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS nesta quinta-feira (24), o clima ensolarado e as temperaturas amenas favoreceram o avanço da semeadura de soja no Rio Grande do Sul, embora o crescimento tenha sido discreto. Até o momento, apenas 3% da área projetada para a safra foi semeada, reflexo de atividades paralelas prioritárias, como a colheita de cereais de inverno e a semeadura de arroz, que concentraram esforços dos produtores.



Na Metade Sul, muitos agricultores enfrentam dificuldades na obtenção de insumos, sendo que grande parte conseguiu acesso a apenas 50% do valor normalmente necessário para o plantio. Esse cenário gera incertezas e eleva o risco de estabelecimento de lavouras com baixo nível tecnológico, impactando a produtividade futura.



A Emater/RS-Ascar estima que a área total de cultivo de soja no Estado deve alcançar 6.811.344 hectares, com uma produtividade média de 3.179 kg/ha. Na comercialização, o valor médio da saca de 60 kg registrou um aumento de 1,39% em relação à semana anterior, passando de R$ 124,09 para R$ 125,82.


Nenhum comentário:

Postar um comentário