terça-feira, 11 de junho de 2024

IA impacta negócios de forma sustentável

 

                                             Foto: Divulgação


O agronegócio brasileiro representa 30% das exportações, com o café como segundo item mais exportado após a soja. Apesar de ser o maior produtor global, o Brasil recebe menos pelo café em comparação com outros países. A Indústria 4.0, impulsionada pela inteligência artificial (IA), oferece uma oportunidade para o Brasil liderar em valor agregado no mercado global de café.


A aplicação da IA na indústria cafeeira, conforme Emerson Lima da Sauter, pode gerar US$ 2,7 bilhões globalmente até 2027. No Brasil, a IA promete aumentar a produtividade e qualidade, reduzir custos e desperdícios, melhorar a rastreabilidade e transparência, desenvolver novos produtos e serviços, e fortalecer a marca do café brasileiro no mercado global. A IA está transformando toda a cadeia produtiva do café, trazendo avanços tecnológicos e moldando o futuro do setor.


Na fase inicial de plantio e cultivo, tecnologias como drones e sensores são empregadas para monitorar a lavoura, enquanto sistemas de irrigação automatizada com inteligência artificial otimizam o uso da água e evitam desperdícios. Posteriormente, na etapa de colheita e beneficiamento, a mecanização é implementada para aumentar a produtividade. 


Colheitadeiras automatizadas, guiadas por IA, são utilizadas para selecionar os grãos, enquanto sistemas de inteligência artificial analisam imagens e dados para classificar os grãos de forma automatizada. Além disso, esses sistemas interpretam dados meteorológicos, padrões de solo e comportamento das plantas para aprimorar o processo de cultivo. Algoritmos são empregados para identificar precocemente doenças e permitir intervenções rápidas para preservar as colheitas.


Um dos principais desafios da indústria do café é a falta de rastreabilidade e transparência na cadeia de fornecimento. A tecnologia blockchain, combinada com inteligência artificial, surge como uma solução promissora. O blockchain é um avançado mecanismo de banco de dados que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa. Nele, os dados são armazenados em blocos interligados em uma cadeia, onde cada transação é um bloco que se conecta ao anterior, formando assim uma corrente de informações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário