terça-feira, 8 de agosto de 2023

Brasileira quer adquirir líder chinesa de papel doméstico

 

                                                           Expodireto Cotrijal

O Itaú BBA destaca os aspectos positivos da possível aquisição da Vinda International pela Suzano
Por:  -Leonardo Gottems

O Itaú BBA relatou que a Suzano (SUZB3) planeja adquirir uma participação majoritária de 51,59% na Vinda International Holdings, uma empresa líder na fabricação e distribuição de papel doméstico na China. A Suzano, empresa de Papel & Celulose, ainda não comentou oficialmente sobre o assunto, mas o banco analisou os possíveis efeitos dessa investida chinesa. A Vinda International é uma importante empresa do setor, líder de mercado na China continental e em Hong Kong, com produção de papel higiênico, lenços faciais, toalhas de papel e outros produtos relacionados à higiene em papel.



O Itaú BBA destaca os aspectos positivos da possível aquisição da Vinda International pela Suzano, mencionando o acesso a um mercado chinês pouco explorado e com uma demanda crescente por papel tissue (papéis higiênicos, panos reutilizáveis, guardanapos e lenços faciais). Além disso, ressalta que o segmento tissue representa 83% das vendas líquidas da Vinda, enquanto os cuidados pessoais respondem por 17%.


Além disso, ressalta que a aquisição da Vinda International pela Suzano proporcionaria diversificação para a empresa, reduzindo sua exposição à celulose de mercado e ampliando fontes de receitas. Além disso, a operação aumentaria a exposição da Suzano aos fundamentos sólidos e não cíclicos do segmento de tecidos. O movimento também está alinhado com a estratégia da Suzano de se tornar líder do mercado brasileiro de papel higiênico, após a aquisição do negócio de Tissue da Kimberly Clark no Brasil.


De acordo com o BBA, a possível compra da Vinda International pela Suzano implicaria na primeira operação B2C da empresa fora do Brasil, o que apresenta desafios operacionais em um país diferente. Além disso, caso a transação seja concluída, a Suzano se tornaria um importante player no mercado chinês de tissue, o que poderia competir com empresas que são clientes da Suzano no mercado de celulose, possivelmente prejudicando as relações comerciais existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário