quinta-feira, 6 de março de 2008

Diretores teatrais de MS buscam patrocínio para estudo

Dois dos dez diretores teatrais selecionados para participar do Programa Geografia da Palavra, criado pela Funarte (Fundação nacional de Artes), que oferece a artistas de todo o País a chance de participar de uma imersão de cinco meses no processo de construção do espetáculo teatral, são de Mato Grosso do Sul (Campo Grande). A montagem de uma peça será o tema dos encontros de formação em direção, interpretação, cenografia, figurinos, sonoplastia, iluminação e produção.

A seleção foi feita por análise de currículo e carta de intenção enviada à Funarte. Representando o Estado de Mato Grosso do Sul estão Espedito Montebranco e Victor Samúdio, que agora buscam patrocínio para complementar a estadia em São Paulo.

Para Espedito Montebranco, que é ator, dramaturgo, iluminador e diretor teatral, com cerca de 40 prêmios, além de ter gravado recentemente o longa metragem "Birdwathers" com Leonardo Medeiros e Matheus Nachtergaele, "participar desse programa será fantástico. Uma correria, mas vale a pena, para o processo de formação e reciclagem dos atores, diretores e técnicos de todo o País. Um encontro de várias linguagens e conhecimentos, além dos grandes mestres". Para ele, a Funarte acreditou no potencial artístico de Mato Grosso do Sul. "O fato de sermos selecionados e não estarmos lá demonstraria um certo descaso, além de ser uma grande decepção para nós diretores", finaliza Montebranco.

O Programa Geografia da Palavra será coordenado pelo ator e diretor Antônio Abujamra e é uma parceria entre a Funarte, o Teatro Commune e a Cooperativa Paulista de Teatro. Consagrado por sua inventividade e espírito provocativo, Abujamra foi um dos protagonistas da revolução que ocorreu na dramaturgia brasileira entre as décadas de 1960 e 1970 e já recebeu os prêmios Shell e Moliere, entre outros.

Os encontros vão acontecer nas salas do complexo da Funarte em São Paulo, que foi inaugurado em novembro de 2007. Esta será a primeira atividade de Centro de Aperfeiçoamento Teatral da Funarte (CAT), que funcionará no local. Segundo o presidente da instituição, Celso Frateschi, a Funarte SP reabriu as portas como um espaço dedicado à formação. "O Geografia da Palavra atua tanto na formação artística quanto na formação de público e, ainda, na transformação da vocação do Espaço Funarte SP", declarou Frateschi.

Como um dos objetivos é o incentivo à formação de público, estão previstas apresentações gratuitas do espetáculo a ser montado pelos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário