sexta-feira, 7 de março de 2008

Cidades de MS podem participar do "Revelando os Brasis"

Na próxima terça-feira (11/3), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza apresentação sobre o Concurso de Histórias "Revelando os Brasis - Ano III", programa do Ministério da Cultura que tem como objetivo a produção de vídeos digitais em pequenas cidades brasileiras. A apresentação será às 14 horas, no Museu da Imagem e do Som (avenida Afonso Pena, 2702, Centro).



O objetivo da apresentação é incentivar a participação dos sul-mato-grossenses no programa, que seleciona histórias de moradores de municípios com até 20 mil habitantes para transformá-las em vídeos com duração de 15 minutos, dirigido pelos autores. Além da apresentação do edital, feita por Cláudia Medeiros e Rodolfo Ikeda, da Assessoria de Projetos da Fundação de Cultura, haverá conversa com Lidiane Lima, que já participou do Revelando os Brasis com o filme "Corguinho e seus E.T.s".



"Eu tinha um grupo de discussão e produção de filmes, e nós nos inscrevemos para participar do Revelando os Brasis. O projeto abriu portas para todos nós, e também estimulou outras pessoas daqui a produzirem seus materiais. Nosso grupo se transformou em uma empresa de produção de comerciais, e até pessoas que assistiram ao filme e gostaram foram estudar cinema fora", conta Lidiane Lima, que hoje trabalha também na Fundação de Cultura no Núcleo de Audiovisual. O filme que ela dirigiu com Luciana Nantes retrata, por meio de depoimentos de moradores e visitantes, as supostas aparições alienígenas que tornaram a cidade de Corguinho famosa no Brasil inteiro. O município é destino de turistas que chegam em busca dos seres de outro planeta, e não faltam relatos de contatos com alienígenas e de luzes estranhas no céu.



Para participar do Revelando os Brasis, podem ser inscritas histórias reais (baseadas em fatos históricos, personagens e tradições populares) ou de ficção. Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, eles contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida para realizar os vídeos.



Nas duas primeiras edições foram produzidos 80 vídeos, os quais foram exibidos em suas cidades através do Circuito Nacional de Exibição, bem como pelo Canal Futura. A partir de 2008, os vídeos serão lançados em DVD com distribuição gratuita para organizações sociais e culturais de todo o Brasil.



Em Mato Grosso do Sul, o projeto já viabilizou a produção de dois vídeos. Além do documentário "Corguinho e Seus ETs", de Luciana Nantes e Lidiane Lima, no município de Corguinho, "A Cidade dos Plebiscitos", de Gerson Pereira de Souza, foi realizado em Vicentina.



As inscrições para o Revelando os Brasis III estão abertas até o dia 28 de março. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis nos sites www.revelandoosbrasis.com.br e www.cultura.gov.br, e também podem ser retirados nas agências e postos de atendimento dos Correios e do Banco do Nordeste localizados nas cidades com até 20 mil habitantes.



Mais informações sobre a apresentação na Gerência de Projetos da Fundação de Cultura, pelo telefone 3316-9329.

Nenhum comentário:

Postar um comentário