Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
Os quatro operadores de propina do PMDB na Lava Jato
(Ueslei Marcelino/Reuters)
Estadão/veja
O PMDB, partido do presidente Michel Temer (PMDB), tem quatro operadores de propinas identificados pela Lava Jato no esquema de corrupção na Petrobras: Jorge e Bruno Luz, João Augusto Henriques e Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano.
Os dois primeiros – pai e filho – foram presos na sexta-feira, 24, nos Estados Unidos, alvo da 38ª fase da operação.
Com três anos de investigações, a Lava Jato fecha o cerco contra políticos do PMDB. O partido controlava a Diretoria de Internacional da Petrobras, no esquema de fatiamento da áreas estratégicas da estatal por partidos da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva. À partir de 2007, a legenda também teve participação na área de Abastecimento, junto com o PP.
Considerados por investigadores da força-tarefa, em Curitiba, engrenagem da complexa e sofisticada máquina de corrupção engendrada na Petrobras, por políticos agentes públicos e empresários, os operadores de propina foram nos três anos de Lava Jato os principais pontos de expansão da investigação – que se encontra em seu momento de maior contraofensiva política.
É da Diretoria Internacional o estrondoso episódio da compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). Sob o negócio, paira a acusação de prejuízo de cerca de R$ 800 milhões, como a do Tribunal de Contas da União (TCU). A Lava Jato tem um inquérito aberto, em que já foram identificados pagamentos de propinas e irregularidades no negócio.
Além da aquisição de refinarias no exterior, a diretoria cota do PMDB cuidava das compras de plataformas de exploração de petróleo fora do Brasil, da aquisição de campos de exploração de petróleo e gás.
Operadores
Fernando Baiano foi o primeiro operador do PMDB preso pela Lava Jato. Ele foi detido em novembro de 2014, acusado de atuar em nome do ex-diretor de Internacional Nestor Cerveró.
O lobista fechou em 2015 acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR) e conseguiu o direito de cumprir prisão domiciliar – a partir de novembro de 2015 – por suas revelações. Ele citou propinas para o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), para o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para o ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB-MA), nos negócios de Pasadena, entre outros.
Ex-Internacional entre 2003 e 2008, Cerveró teve que fazer delação premiada, após o operador do PMDB confessar seu envolvimento no esquema e a arrecadação de valores para os políticos do partido – que lhe davam sustentação no cargo.
João Henriques é um ex-executivo da Petrobras, que depois de deixar o cargo passou a atuar como lobista. Além de abrir portas na estatal para empresários, operacionalizava a corrupção de agentes públicos e políticos, para garantir benefícios nas disputas de mercado por contratos.
Henriques foi preso em setembro de 2015, mesmo mês em que Fernando Baiano fechou sua delação premiada com a força-tarefa. Segundo a Lava Jato, ele tinha relação direta com o ex-diretor de Internacional Jorge Zelada, preso desde julho de 2015 e que sucedeu Cerveró no cargo.
Foi das investigações que tinham como alvo os dois operadores ligados ao PMDB que a Lava Jato chegou à Blackout. A 38ª fase levou para a cadeia o mais antigo operadores de propinas da Petrobras, que foi citado em delações premiadas como elo da corrupção com medalhões do partido. O lobista está preso desde sábado, 25, no Brasil.
Com ameaças veladas de Eduardo Cunha de virar delator e agora a prisão de mais um operador de propinas do PMDB, as chances de um deles buscar a força-tarefa para fazer revelações aumenta, na avaliação de investigadores.
Defesa
A assessoria do PMDB diz:
“O presidente do PMDB, senador Romero Jucá, afirma que os envolvidos nesta operação “não tem relação com o partido e nunca foram autorizados a falar em nome do PMDB.”
Novo iPhone não deve trazer muitos avanços tecnológicos
Antenanews Foto:Divulgação
A Apple deve lançar seu aguardado iPhone de 10° aniversário no segundo semestre deste ano. O novo smartphone deverá incluir novos recursos, como displays de alta resolução, carregamento sem fio e sensores 3D.
Em vez de apresentar grandes avanços – como sempre é o esperado da marca –, a maioria das inovações já existem em telefones concorrentes há anos.
A adoção lenta de novos recursos pela Apple reflete e reforça o fato de que os usuários de smartphones estão mantendo seus aparelhos por mais tempo. Timothy Arcuri, analista da Cowen & Co, acredita que mais de 40 por cento dos iPhones no mercado têm mais de dois anos de idade, nível histórico de alta.
Ainda não está claro se a Apple suspendeu deliberadamente alguns dos novos recursos no atual iPhone 7, que foi criticado por não ser muito diferente de seu antecessor.
Ainda assim, o lançamento do iPhone comemorativo sugere que a estratégia da empresa para o produto é impulsionada menos pela inovação tecnológica do que pelas necessidades empresariais de e-marketing da própria Apple.
“Quando um mercado fica saturado, o crescimento é sobre a atualização”, disse Bob O’Donnell da Technalysis Research. “Isso é exatamente o que aconteceu com os PCs. É exatamente o que aconteceu com os tablets. Está começando a acontecer com smartphones.”
De acordo com especialistas, não é esperado um design radicalmente novo no lançamento.
Victor nega agressão à mulher grávida: ‘Jamais agrediria alguém’
Veja Foto:(Rui Mendes/Dedoc)
O cantor Victor, da dupla Victor & Léo, falou pela primeira vez neste domingo à noite sobre o caso envolvendo a denúncia de violência à sua mulher, Poliana Bagatini Chaves, que o acusou de agressão após uma discussão no apartamento em que moram, em Belo Horizonte, e depois voltou atrás.
Em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, num hangar na Pampulha (MG) a caminho de Campinas (SP), Victor disse que jamais ocorreu agressão, mas não deu detalhes do motivo da denúncia da mulher à polícia. “Jamais houve agressão, jamais agrediria alguém, muito menos minha mulher, grávida de meu filho João.”
O cantor não quis alongar a conversa e disse que trataria de preservar a família. “Estou chocado com os acontecimentos, e surpreso com a repercussão de tudo isso. Por isso vou tratar de preservar minha família, me retirar, não quero mais exposição, não quero mais falar sobre o assunto, desculpe”, disse o cantor, repetindo: “Não vou falar mais porque qualquer coisa que falar aumenta a exposição. Não houve agressão, nunca agredi ninguém muito menos minha família.”
A repórter perguntou, então, se a mulher dele tinha algum tipo de transtorno. “Não exponho minha família˜, finalizou o cantor, que pediu para fazer imagens da família somente de costas.
Esposa foi à polícia
Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, Poliana, que está grávida, disse na sexta-feira, ao registrar a ocorrência na delegacia que foi jogada ao chão por Victor e chutada por ele. Neste domingo, no entanto, ela divulgou uma carta em seu perfil no Instagram no qual diz que Victor “não a machucou, nem nunca machucaria” e pediu paz para poder “voltar a se dedicar ao seu marido, à minha filha e à minha gravidez”. Na mesma carta, ela afirma que Victor não cometeu nenhum crime.
Hamilton é o mais rápido nos treinos da pré-temporada de F-1
Reuters Foto:Divulgação
Lewis Hamilton marcou o ritmo da campeã Mercedes no dia de abertura dos treinos da pré-temporada da Fórmula 1 nesta segunda-feira, com seu novo carro rodando com uma velocidade que os outros não poderiam igualar.
Hamilton, já favorito por um quarto título neste ano após a aposentadoria surpresa do atual campeão e ex-companheiro de equipe Nico Rosberg, completou 73 voltas sem problemas no Circuito de Catalunya, no sol da tarde.
O novo companheiro de Hamilton, o finlandês Valtteri Bottas, fez 79 voltas antes do almoço --o equivalente a mais de uma corrida.
Embora os tempos sejam por ora de importância secundária, a melhor volta de Hamilton de um minuto e 21,765 segundos foi um segundo mais rápida que o mais veloz nos testes no circuito de Barcelona em 2016 e 0,113 melhor que Sebastian Vettel, da Ferrari, nesta segunda-feira.
"Foi um dia positivo para a equipe. Muitas voltas e muita informação nós ganhamos hoje", disse Hamilton.
O foco principal de todas as equipes foi tornar os carros confiáveis e acumular quilometragem, e alguns dos novos modelos apresentaram dispositivos aerodinâmicos intrincados para medir a circulação de ar e o desempenho.
Fernando Alonso não conseguiu marcar tempo nas voltas que deu em solo pátrio com sua McLaren, e o australiano Daniel Ricciardo, o primeiro a pilotar a nova Red Bull RB13 depois de sua apresentação no sábado, só completou quatro giros na pista.
A Honda, fornecedora dos motores da McLaren, disse que o modelo laranja e preto MCL32, que só fez uma volta de teste sem cronometragem, teve um problema no sistema de óleo.
O brasileiro Felipe Massa, veterano na Fórmula 1, foi o terceiro mais rápido com a Williams.
Os novos carros, mais largos e com pneus dianteiros e traseiros maiores, devem ser vários segundos mais velozes por volta do que os do ano passado, senão mais.
A temporada começa no dia 26 de março com o Grande Prêmio da Austrália.
(Por Alan Baldwin)
Em MS crescem 31,1% pedidos de aposentadorias
Foto:Paulo Ribas
A concessão de aposentadorias por tempo de contribuição em Mato Grosso do Sul aumentou 31,15% só no ano passado em relação a 2015, de acordo com dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segundo matéria de hoje do Jornal Cooreio do Estado.
O crescimento é o maior registrado de um ano para o outro desde 2012. Entre as explicações para o salto nos pedidos da modalidade em 2016 está a greve de servidores da Previdência em 2015, entrada em vigor da chamada fórmula 85/95 e a escalada do desemprego.
Em 2016, foram 2.164 novas concessões por tempo de contribuição, enquanto que em 2015 foram 1.650 em Mato Grosso do Sul.
Nos últimos cinco anos, o crescimento foi de 58,30% - em 2012 os pedidos somaram 1.367. No total, são 25.250 beneficiados pela modalidade que recebem aposentadoria no Estado, segundo o INSS.
Já por idade, o avanço no ano passado foi de 9,04%, passando de 6.454 (em 2015) para 7.038. Quando analisados os números dos últimos cinco anos, houve retração de 2,91% nas novas aposentadorias por idade. Em 2012, foram 7.249 concessões. Ao todo, 103.007 sul-mato-grossenses recebem o benefício.
A concessão de aposentadorias por tempo de contribuição em Mato Grosso do Sul aumentou 31,15% só no ano passado em relação a 2015, de acordo com dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segundo matéria de hoje do Jornal Cooreio do Estado.
O crescimento é o maior registrado de um ano para o outro desde 2012. Entre as explicações para o salto nos pedidos da modalidade em 2016 está a greve de servidores da Previdência em 2015, entrada em vigor da chamada fórmula 85/95 e a escalada do desemprego.
Em 2016, foram 2.164 novas concessões por tempo de contribuição, enquanto que em 2015 foram 1.650 em Mato Grosso do Sul.
Nos últimos cinco anos, o crescimento foi de 58,30% - em 2012 os pedidos somaram 1.367. No total, são 25.250 beneficiados pela modalidade que recebem aposentadoria no Estado, segundo o INSS.
Já por idade, o avanço no ano passado foi de 9,04%, passando de 6.454 (em 2015) para 7.038. Quando analisados os números dos últimos cinco anos, houve retração de 2,91% nas novas aposentadorias por idade. Em 2012, foram 7.249 concessões. Ao todo, 103.007 sul-mato-grossenses recebem o benefício.
Rio Pomba recebe curso de Cria e Recria de Bezerras
Por FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais
O município de Rio Pomba recebeu, recentemente, o curso Trabalhador da Pecuária (bovinos leite) / Cria e Recria de Bezerras. O evento foi realizado no Sítio Ideal, reunindo 11 participantes. O curso é fruto da parceria entre o Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Pomba.
Durante os três dias da capacitação, foram abordados assuntos como o manejo de vacas gestantes, cuidados com a vaca e com a bezerra durante o parto, cuidados com a bezerra recém-nascida e manejo sanitário e alimentar na fase de cria, além de práticas sanitárias e zootécnicas, como limpeza e desinfecção de utensílios, descorna (retirada dos chifres) de animais jovens, identificação com brincos e, ainda, contenção e aplicação de medicamentos nas vias oral, tópica, intramuscular, subcutânea e endovenosa.
De acordo com o mobilizador, Carlos Eduardo Souza Vieira, “a turma, formada por homens e mulheres, demonstrou muito interesse ao longo de todas as aulas. Todos estiveram muito atentos à parte prática e à parte teórica.”
Karina Bacchi mostra a barriga de grávida em dia na piscina
EGO Foto:Reprodução/instagram
Karina Bacchi está tão orgulhosa de sua barriga de 15 semanas de grávida que não se cansa de mostrá-la em suas redes sociais. Por isso, a nova mamãe postou uma foto em que aparece de biquíni à beira da piscina.
De forma divertida, a musa fitness desenhou um sol em sua barriga com protetor solar, enquanto olhava para ela de forma amorosa. "Irradiando amor", disse, nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro. Horas depois, ela postou outro clique, desta vez já na piscina. "Templo de paz", escreveu.
Os seguidores de Karina, claro, se derreteram com campanha ternura. "Que mamãe mais linda", afirmou uma. "Linda! Muito feliz por você", afirmou outra. "Que amor", completou uma fã.
E para aguentar o calor do verão, a musa tem aparecido com frequência de biquíni, mesmo quando não está na praia ou na piscina.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
'Moonlight' bate 'La La Land' na corrida do Oscar após gafe histórica
Reuters
"Moonlight: Sob a Luz do Luar", filme sobre o amadurecimento de um jovem afro-americano homossexual, ganhou o Oscar de melhor filme no domingo, em uma grande noite para a diversidade em Hollywood, mas que passou por uma gafe constrangedora no momento da entrega do prêmio principal.
Cometendo um equívoco que causou furor e confusão, os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram inicialmente que o musical romântico "La La Land - Cantando Estações", o franco favorito a melhor filme, havia vencido.
Diante das equipes dos dois filmes, ambas constrangidas no palco, Beatty explicou que recebeu o envelope errado para abrir.
Foi a primeira vez de que se tem notícia de um erro tão grande cometido no Oscar, a maior noite do cinema norte-americano, e o acontecimento ofuscou até mesmo as três horas anteriores da premiação, temperada de piadas sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A empresa Price Waterhouse Cooper, que supervisiona a votação, informou que os apresentadores receberam o envelope da categoria errada. "No momento estamos investigando como isso pode ter acontecido, e lamentamos profundamente o ocorrido", informou em comunicado, pedindo desculpas às equipes de "Moonlight" e "La La Land", Beatty, Dunaway e aos espectadores do Oscar.
Nenhum representante da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas estava disponível de imediato para comentar.
"Será este o momento Oscar mais louco de todos os tempos?", indagou Emma Stone, vencedora da estatueta de melhor atriz por seu papel de atriz iniciante em "La La Land", aos repórteres nos bastidores. "É um acontecimento muito estranho na história do Oscar".
"Moonlight", que trata de um menino em luta com a pobreza e sua sexualidade em Miami, também rendeu um prêmio de melhor ator coadjuvante para Mahershala Ali, indicado pela primeira vez, e de melhor roteiro adaptado.
Viola Davis foi agraciada como melhor atriz coadjuvante por sua atuação em "Um Limite Entre Nós", no qual vive uma dona de casa afro-americana às voltas com dramas familiares.
O reconhecimento dos dois artistas e seus filmes representou um contraste acentuado com a cerimônia de 2016, na qual nenhum ator negro foi sequer indicado.
Adele Romanski, produtora de "Moonlight", disse esperar que o filme inspire "meninos negros e meninas pardas e outras pessoas assistindo em casa que se sentem marginalizados".
"La La Land" havia sido indicado em 14 categorias e saiu com seis prêmios, entre eles os de trilha sonora e canção para "City of Stars", e Damien Chazelle, de 32 anos, se tornou a pessoa mais jovem a receber um Oscar de melhor diretor.
TRT seleciona estagiários para 15 cidades do Mato Grosso do Sul
O TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para contratar estagiários em 15 cidades do Estado. Pagamentos de bolsas variam entre R$ 665 a R$ 950, mais benefício.
Em Campo Grande, as vagas são para estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior matriculados nos cursos de Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda, Cursos Relacionados à Área de Tecnologia da Informação, Engenharia Civil e História.
Em Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Fátima do Sul, Jardim, Rio Brilhante, Nova Andradina, Naviraí, Mundo Novo, Três Lagoas, Paranaíba, Cassilândia, Bataguassu e Corumbá, serão selecionados acadêmicos de Direito.
Conforme informações do edital, a bolsa-estágio para alunos do Ensino Superior é de R$ 950 e de R$ 665 para estudantes de nível médio regular e curso técnico integrado ao ensino médio. Os estagiários também receberão auxílio-transporte.
Podem participar do processo seletivo alunos com 16 anos completos, na data da convocação. Acadêmicos de Ensino Superior devem cursar, no mínimo, o segundo ano (a partir do 3° período). O estágio terá duração mínima de seis meses e máxima de dois anos. A jornada diária é de quatro horas, no período matutino ou vespertino.
As inscrições começaram na sexta-feira (24) e terminam no dia 17 de março. Interessados devem se inscrever pela internet, no site da Agência de Estágio realizadora do certame - www.superestagios.com.br/.
Provas serão aplicadas no dia 2 de abril e o resultado será divulgado no dia 12 do mesmo mês.
Gordura da carne de cordeiro não faz mal à saúde e é fonte de nutrientes, revela pesquisa do IZ
Agrolink
A gordura presente na carne de cordeiro não faz mal à saúde, além de ser fonte de nutrientes. É o que aponta a mais recente pesquisa do Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo sobre o perfil dos ácidos graxos que compõem a gordura da carne de cordeiros superprecoces de raças deslanadas brasileiras.
O estudo foi realizado no IZ com animais abatidos com idade entre 100 e 130 dias, conhecidos como superprecoces, que apresentam uma carne magra com gordura de boa qualidade nutricional. A pesquisa foi feita em parceria com a USP-CENA pelos pesquisadores da Secretaria que atuam no IZ Mauro Sartori Bueno e Ricardo Lopes Dias da Costa, dentro do projeto “Produção de cordeiros para abate superprecoce de raças maternas brasileiras Santa Inês e Morada Nova”.
A carne de cordeiro superprecoce é uma tecnologia já consagrada no Estado de São Paulo, sendo utilizada pela maioria dos produtores devido à excelente qualidade do produto final e da aceitação no mercado consumidor. De acordo com Sartori, o teor de gordura na carne e a composição do perfil de ácidos graxos são benéficos para o consumidor, tanto pelo baixo teor de gordura, como pelo perfil favorável dos ácidos graxos, importantes para prevenir problemas de saúde.
“O estudo colabora para desmitificar o receio da ingestão de carnes, que poderia estar relacionado a possíveis problemas cardiovasculares, como aumento do mau colesterol (LDL)”, detalha Sartori.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a ingestão de gordura na relação entre os ácidos graxos bons (poliinsaturados e monoinsaturados) e ruins (saturados) tenha índice 0,6, para prevenir a formação da Placa de Ateroma na parede dos vasos sanguíneos. Outro índice importante é a relação entre Omega 6 e Omega 3 que deve atingir o índice 10, evitando processos pró-inflamatórios.
O pesquisador explicou também que os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a carne de cordeiro superprecoce atendem os índices considerados saudáveis para consumo humano. “Para ter uma ideia, os ácidos graxos totais oleicos, encontrados em maior quantidade no óleo de oliva, foram de 40%, percentual considerado muito bom para a saúde humana”, destacou.
Para o secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, o IZ tem se comprometido com a transferência de tecnologias para a cadeia de produção animal ao atender tanto o produtor quanto o consumidor final, levando benefícios à saúde humana. “A saudabilidade dos alimentos é fator ímpar nas exigências dos estudos científicos feitos pelos institutos de pesquisa do Estado de São Paulo, conforme preconizam as propostas do governador Geraldo Alckmin diante do desenvolvimento e inovação tecnológica da cadeia da proteína animal”, enfatizou.
A diretora do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, salientou a importância do projeto de pesquisa que atende a demanda mundial de produtos com qualidades nutricionais para saúde dos consumidores. “Os estudos atendem aos valores nutricionais exigidos pelos órgãos competentes de saúde na prevenção de doenças, além de atender a demanda do mercado consumidor, transferindo tecnologia de ponta ao produtor rural, que poderá ofertar um produto com maior valor agregado”, destacou Renata.
Importância das gorduras
A gordura como um todo é utilizada como fonte de energia para o organismo humano, para o trabalho muscular e manutenção da temperatura corporal no frio, com poder calórico 2,25 vezes mais que os carboidratos açúcar e amido.
Os ácidos graxos são agrupados em saturados, insaturados e monoinsaturados e categorizados em ômega-3 e ômega-6. Eles contêm carbono e hidrogênio, utilizados como energia pelas células, mantendo os níveis saudáveis de gorduras no sangue. Têm ação antioxidante no organismo, protegem contra hipertensão, combatem o excesso de colesterol ruim e de glicose.
Bancada só vai apoiar socorro aos Estados falidos se MS for beneficiado
A maior parte da bancada federal apoiará a proposta de recuperação dos Estados falidos se o governo federal atender as demandas específicas de Mato Grosso do Sul. Hoje, o foco da União é socorrer apenas o mais endividados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e outros com grandes dificuldades para cumprir os compromissos financeiros.A reportagem completa está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.
Os deputados federais Carlos Marun (PMDB), Geraldo Resende (PSDB) e Dagoberto Nogueira (PDT) e o senador Pedro Chaves (PSC) reconhecem, no entanto, da necessidade de se aprovar o projeto do programa de recuperação dos governos estaduais para tirá-los da crise. Eles querem aproveitar a discussão do projeto para incluir Mato Grosso do Sul na ajuda da União.
sábado, 25 de fevereiro de 2017
Fãs do cantor sertanejo Victor criticam músico após mulher denunciar agressão
Extra Foto:Divulgação
Fãs do cantor Victor Chaves, da dupla Victor e Leo, usaram as redes sociais do músico para criticar a agressão à empresária Poliana Bagatini, que foi até uma delegacia na manhã desta sexta-feira, em Belo Horizonte, para registrar a ocorrência.
Em posts das redes sociais, palavras como covarde, nojento e selvagem são usadas para classificar a atitude de Victor. Muitos se dizem indignados já que Poliana está grávida há pouco mais de um mês.
Hemosul atenderá em horário diferenciado neste feriado
O Hemosul funcionará em horário diferenciado neste feriado prolongado de Carnaval, de sábado (25) até a quarta-feira (1º), para atender doadores de sangue.
Confira os horários e faça sua doação:
Campo Grande:
Sábado (25) – Das 7h às 12h
Domingo – Não abre
Segunda-feira (27) – Das 7h às 12h
Terça-feira (28) – Sem expediente
Quarta-feira (1º) – Das 13h às 17h
Santa Casa:
Não haverá expediente no feriado. Serviço retorna quarta-feira, às 13h30min.
Hospital Regional:
Não haverá coleta de sangue no feriado. Retorna na quinta-feira, a partir das 7h.
Prefeitura limita número de veículos, mas não especifica regra para motoristas
Portal Correio do Estado Foto:Divulgação
Serviço vai ter cobrança de ISS, enquanto taxistas seguem isentos
O decreto da Prefeitura de Campo Grande regulamentando a Uber não especificou exatamente a forma de classificação dos motoristas que estarão aptos a trabalhar. A legislação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município de hoje, antecipando previsão do governo, que era de regulamentar o serviço na semana que vem.
Há limitação de 490 veículos autorizados a rodar no sistema carona paga a partir de aplicativo de celular na Capital.
Ao mesmo tempo, não há limite para o número de motoristas, que precisarão estar cadastrados na Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetran) e atender a uma série de exigências. Eles também deverão atuar somente a partir de intermediação da empresa, que foi denominada como Operadora de Tecnologia de Transporte (OTT) pelo decreto do prefeito Marcos Trad. Hoje são mais de mil profissionais registrados no aplicativo para a Capital.
Pela regulamentação, fica sugestionado que será a própria Uber quem deverá fixar formas de classificar os motoristas que poderão trabalhar dentro do limite de carros autorizados.
Além da Uber, a regulamentação permite que outras empresas do mesmo segmento possam atuar em Campo Grande. O número de 490 veículos para o serviço deve ser dividido se houver concorrência. As OTTs ainda terão liberdade para fixar o preço da viagem.
Contudo, essas Operadoras de Tecnologia de Transporte precisarão estar cadastradas na prefeitura. O registro terá validade de 12 meses e poderá ser renovado. As regras para obter essa licença de atuação envolve ter filial na cidade e compartilhar com o município dados necessários para o controle e regulação de políticas públicas de mobilidade urbana.
O descumprimento das regras podem gerar multas às empresas que variam de R$ 10 mil, na primeira ocorrência, a até R$ 1 milhão, com o risco de cassação da autorização se houver reiteradas reincidências.
"A exploração da atividade de transporte privado individual remunerado sem o cumprimento dos requisitos previstos nesse Decreto caracterizará transporte clandestino de passageiros ou concorrência desleal, conforme Lei nº 3.681 de 22 de novembro de 1999", especificou o decreto, assinado pelo prefeito.
IMPOSTO E SEGURO
O serviço de carona paga vai estar sujeito à cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Esse tributo, por enquanto, não é cobrado de taxistas, que obtiveram a renovação da isenção no final de dezembro e tem validade entre 1º de janeiro a 31 de março deste ano.
Jogador de MS marca pela primeira vez e põe Blooming na briga pela Libertadores
GazetaMS Foto:Foto: diez.bo
O zagueiro brasileiro Ricardo Duarte, natural de Nova Andradina (MS), balançou as redes pela primeira vez desde a sua chegada ao futebol boliviano há um ano e, de quebra, sacramentou a vitória do Blooming colocando "Los Celestes" na briga direta por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.
O triunfo do Blooming, válido pela quinta rodada do Torneio Apertura, veio em cima do Nacional Potosí, que havia vencido seu último duelo em Santa Cruz de la Sierra contra o Sport Boys Warnes. Ricardo Duarte marcou aos 22 minutos do primeiro tempo garantindo a vitória por 2 a 0 dentro de casa, no Estádio Tahuchi Aguilera.
Com o resultado, o time do brasileiro chegou a nove pontos e saltou para a terceira colocação, encostando-se ao segundo colocado Bolívar, que também tem nove. O placar deixou "Los Celestes" a um ponto do líder Guabira. O Torneio Apertura possui 12 equipes e também garante vaga na Copa Sul-Americana.
"Foi uma emoção muito grande. O lance nasceu de uma cobrança de falta lateral. O Joselito [meio campo do Blooming] cobrou no primeiro pau, mas houve um pequeno desvio. Foi quando cheguei com a cocha, empurrando para o gol", descreveu Ricardo (Assista ao lance no vídeo).
O gol rendeu destaque ao brasileiro, que estampou a capa dos principais jornais do País. "Tudo isso é bacana, me motiva muito, mas é fruto, principalmente, de todo um grupo que trabalha diariamente para que o Blooming cresça cada vez mais. Então o mérito é sempre da equipe", afirmou o camisa 4.
Ao comentar sobre a possibilidade de disputar a primeira Libertadores da carreira, Ricardo Duarte frisou: "é algo que empolga qualquer jogador, pois é a elite do futebol em nosso continente e um dos campeonatos mais disputados do mundo, com jogadores renomados, de seleção".
Por outro lado, o zagueiro ponderou que "a classificação é vista como a consequência de um bom trabalho". "Se quisermos disputar a Libertadores devemos também pensar em títulos, pois os pontos conquistados nas primeiras rodadas fazem toda a diferença definindo as vagas nos torneios continentais e até mesmo o campeão".
Comercial ganha quatro reforços para duelo com Costa Rica pelo Campeonato Estadual
Portal Correio do Estado Foto;Gerson Oliveira
Dos quatro reforços para a sequência do Sul-Mato-Grossense, o Comercial conseguiu inscrever três para a partida de hoje contra o Costa Rica, às 15h, no Estádio Morenão. Os jogadores que podem reforçar o setor defensivo são: o lateral-direito Thiago Ryan que veio do Metropolitano (SC); o zagueiro Zé Adriano, que estava no Taboão da Serra (SP); e o goleiro Jefferson, que veio do Dom Bosco (MT). Já o atacante Luiz Ricardo, que estava no futebol do Vietnã, ainda aguarda a regularização para poder vestir a camisa colorada.
Desde o início da semana, os recém-contratados vinham treinando com o restante do grupo. Mas com a indefinição pelos trâmites burocráticos, o técnico Márcio Bittencourt deixou para definir os titulares hoje. “Trabalhamos essa semana com essa dúvida [se os jogadores poderiam jogar], fiz várias experiência”, diz o técnico.
Apesar da derrota na última rodada para o rival Operário (por 3 a 1), Bittencourt diz que o clima no grupo é de tranqüilidade. Ontem, os atletas participaram de um recreativo para encerrar a preparação para o duelo com o Costa Rica.
Com 4 pontos no Grupo A, o Comercial segue na parte de baixo da tabela, após quatro rodadas do torneio. A mesma pontuação do adversário. Nas contas de Bittencout, o colorado precisa de mais três vitórias, em sete jogos, para avançar às quartas de final. “Temos que fazer os pontos em casa e buscar fora”, afirmou.
Para atrair o torcedor no confronto de hoje, a diretoria comercialina faz campanha promocional. Mulheres vestindo a camisa do clube não pagarão para entrar no Estádio Morenão. Os ingressos são vendidos por R$ 20 (arquibancada) e R$ 40 (cadeira). Estudantes e idosos pagam meia-entrada.
Confira os postos de venda: Supritec (Rua 13 de Maio, 856); Gugu Lanches (Av. Afonso Pena, 1495); Sede do Comercial (Rua Jeribá, 454); Lotérica Real (Rua Rui Barbosa, 848); e Padaria Dico (Rua Mato Grosso, 3463).
A RODADA
A quinta rodada do Estadual tem outros três jogos, hoje. O líder Operário vai a Chapadão do Sul, onde enfrenta os donos da casa, às 15h. Com 9 pontos, o Galo vem seguido de perto pela equipe do interior, com 6. A rodada tem ainda: Ivinhema x Naviraiense, às 17h; e Águia Negra x Urso, às 19h.
SERC recebe o Operário neste sábado no primeiro jogo em Chapadão do Sul
O Correio News Foto:Divulgação
A equipe da SERC, recebe neste sábado em seu estádio a equipe do Operário de Campo Grande, caso conquista a vitória, o time de Chapadão do Sul empatará em pontos na liderança justamente com a equipe da capital que está na liderança com nove pontos, ficando atras somente no número de vitórias três contras duas da SERC.
Invicta no campeonato, com quatro jogo, sendo uma vitória e três empates, jogos estes todos realizados fora de casa, a equipe da SERC e do Urso de Mundo Novo, são as surpresas do estadual, pelo fato de serem as duas últimas equipes a iniciarem os preparativos para o estadual.
Para este jogo a equipe da SERC terá três reforços, a volta de Taboca, Biro Love e William, que estavam lesionados.
O estádio do SERC recebeu pinturas novas, foram realizadas alterações para atender à exigência dos Bombeiros e está liberado para os jogos.
A partida terá início às 15hs00(MS), com valor do ingresso a R$ 10.00 (dez Reais) e Crianças, estudantes e idosos pagam meia-entrada.
Costa Rica busca reabilitação diante do Comercial na Capital
CRMidia Foto;Nildo Campos
Acontece hoje(25) a 5° rodada do Campeonato Estadual, Serc e Operário no estádio da Serc e o Comercial recebe o Costa Rica no Morenão na Capital.
O Cobra do Norte busca sua reabilitação no certame já que vem de derrota no ultimo domingo jogando em casa contra o Novo, O Costa Rica saiu derrotado de campo de virada pelo placar de 2x1.
O técnico Marcio Máximo concedeu entrevista ao programa Esporte em Debate da Rádio Cidade na última quinta feira e falou sobre as mudanças constantes da equipe e a formação que ainda continua durante o campeonato dificultando ainda mais os trabalhos, falou ainda sobre a união do grupo e o esforço para classificar a equipe para a próxima fase do campeonato.
O Costa Rica segue com 4 pontos na tabéla com 4 jogos e ocupa a quarta colocação.
A Equipe Show de Bóla da Rádio Cidade transmite Comercial X Crec apartir das 14:30 com narração de Fabiano Oliveira, reportagem de Campo de Claudinei Montani, comentário Mechior Batisti, na técnica Jóta Nogueira e o plantão esportivo de Silvestre de Castro.
‘Ano que vem pode ser o último carnaval público’, diz Doria
Veja /Por Eduardo Gonçalves Foto;(Heitor Feitosa/VEJA.com
O prefeito de São Paulo, João Doria, afirmou nesta sexta-feira que pretende privatizar o sambódromo do Anhembi até o Carnaval de 2019. Ele disse que já existem interessados na compra do bem municipal, que todos os anos é palco do Carnaval de São Paulo.
Segundo Doria, a venda para a iniciativa privada ampliaria a captação de investimentos para o Anhembi, que além do sambódromo tem um grande espaço para receber eventos. “Ano que vem provavelmente será o último Carnaval público”, disse ele.
Cortes
A gestão Doria cortou neste ano os gastos com comida e bebida à vontade no camarote, como ocorria nos anos anteriores. Diferente das gestões anteriores, agora quem queria consumir tinha que pagar. De acordo com Doria, a prefeitura desembolsou 130.000 reais para custear o camarote neste ano – em 2016, a despesa foi de 2,7 milhões de reais, disse ele.
“O tempo da mordomia acabou”, afirmou o prefeito que ficou das 22h às 2h no camarote sem comer e beber nada. Conhecido por dormir pouco, Doria marcou agenda para este sábado às 9 horas no Grajaú, na Zona Sul de São Paulo.
O prefeito de São Paulo, João Doria, afirmou nesta sexta-feira que pretende privatizar o sambódromo do Anhembi até o Carnaval de 2019. Ele disse que já existem interessados na compra do bem municipal, que todos os anos é palco do Carnaval de São Paulo.
Segundo Doria, a venda para a iniciativa privada ampliaria a captação de investimentos para o Anhembi, que além do sambódromo tem um grande espaço para receber eventos. “Ano que vem provavelmente será o último Carnaval público”, disse ele.
Cortes
A gestão Doria cortou neste ano os gastos com comida e bebida à vontade no camarote, como ocorria nos anos anteriores. Diferente das gestões anteriores, agora quem queria consumir tinha que pagar. De acordo com Doria, a prefeitura desembolsou 130.000 reais para custear o camarote neste ano – em 2016, a despesa foi de 2,7 milhões de reais, disse ele.
“O tempo da mordomia acabou”, afirmou o prefeito que ficou das 22h às 2h no camarote sem comer e beber nada. Conhecido por dormir pouco, Doria marcou agenda para este sábado às 9 horas no Grajaú, na Zona Sul de São Paulo.
Anitta, antes de comandar trio, posa de biquíni fio-dental
EGO
Poderosa que é, Anitta tirou onda em seu perfil no Instagram. Nesta sexta-feira, 24, a cantora postou na rede social uma foto sua em que aparece usando um biquíni florido fio-dental que deixava à mostra sua marquinha de sol.
Anitta relaxou em hotel em Salvador, na Bahia, antes de arrastar os foliões de seu bloco sem cordas no circuito Barra-Ondina.
Na madrugada, Anitta posou de maiô cavado, exibiu marquinha de sol e mostrou seu novo visual em fotos. A cantora aparece de tranças nos cabelos e lábios volumosos em imagens publicadas em rede social.
"Já em terras baianas. Renovando as energias para começar nosso Carnaval com tudo! Espero todos na minha pipoca delícia saindo às 21h30 no circuito Barra-Ondina", disse Anitta em seu perfil no Instagram.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
ESTREIA–“Internet – O Filme” abusa de piadas internas e fama de youtubers
O material de divulgação para imprensa de “Internet – O Filme” alerta que, juntos, os youtubers e afins que protagonizam o longa têm mais de 57 milhões de seguidores e mais de 5,3 milhões de views em suas redes.
É claro que não ia demorar muito para alguém ter a ideia de juntá-los todos num filme –e que precisava ser feito logo, porque a vida digital muda muito rapidamente. Daqui a pouco, uma nova geração assume o topo.
A bem da verdade, eles nem são os primeiros a aventurar-se na tela grande. No ano passado, Kéfera Buchmann e Christian Figueiredo já chegaram ao cinema.
Poderia ser uma espécie de apocalipse digital tanta webcelebrity nacional em cena, mas o resultado, assinado pelo diretor estreante Filippo Capuzzi Lapietra, é, pelo menos, tolerável até para quem não os conhece. Para o seu público, é um festival de piadas internas e referências que só mesmo os seguidores devem entender ou achar graça.
Com roteiro assinado por Rafinha Bastos, Dani Garuti e Mirna Nogueira, o longa tem como pretexto uma convenção de internet num hotel em São Paulo para juntar mais de 20 personagens no mesmo cenário. Os youtubers não interpretam a si mesmos, mas personagens que, em alguns momentos, têm alguns traços em comum com eles.
Não há um protagonista definido, nem um fio condutor, é mesmo apenas um monte de gente num hotel durante alguns dias. Nesse sentido, é louvável o esforço da montagem, assinada por Pedro Andreta e Daniel Fiori, em conseguir alcançar coesão e coerência com tantos personagens e histórias que mal se cruzam.
Com excesso de pequenas tramas, nem todas conseguem o mesmo destaque- algumas parecem mais um vídeo de humor alongado, picotado e espalhado ao longo dos 96 minutos do filme. O próprio Rafinha Bastos reservou para si um personagem com um pouco mais a oferecer do que os outros. Ele interpreta Cesinha Passos, sujeito arrogante e insuportável, que é perseguido por um fã incondicional e um tanto doido (Paulinho Serra).
Destaca-se também a dupla de amigas interpretadas por Gabi Lopes e Thaynara OG. A primeira é Fabi, que veio de Nova York para passar o aniversário da outra com ela em São Paulo.
A garota logo se irrita ao saber da convenção no hotel, e acaba ficando famosa, sem querer, quando um vídeo seu criticando as celebridades instantâneas da internet, ironicamente, faz sucesso. Outro que ganha mais destaque é Gusta, no papel de Uesley, um youtuber com um alto número de seguidores e um ego maior ainda. Sua derrocada começa quando filma Matheus (Felipe Castanhari) e Natalia (Pathy dos Reis) se beijando –o que os torna mais famosos do que o rival. O casal logo se descobre apaixonado e que esse romance pode render mais likes e dinheiro.
Como nem tudo poderia ser apenas bom humor e alto nível, há momentos de homofobia, gordofobia e afins –algo que parece vir no pacote de nove entre dez das comédias nacionais. Há também momentos (na verdade, boa parte deles) nos quais os atores parecem estar se divertindo mais do que o público –o que, pensando bem, não é uma reação muito diferente de quem assiste a um vídeo de youtuber no seu canal.
(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)
* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb
Homem é preso com quase R$ 10 mil em notas falsas
Portal Correio do Estado
Foto:PRF
Homem, que mora em Aracaju (SE), foi preso ao ser surpreendido com quase R$ 10 mil em notas falsas. Flagrante aconteceu ontem durante fiscalização na BR-463, na cidade de Ponta Porã.
Equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou ônibus e, em meio a vistoria, encontrou no encosto de uma poltrona 198 cédulas de R$ 50, que totalizaram R$ 9.900. As notas apresentavam indícios de que não eram verdadeiras.
Logo após a confirmação da suspeita, polícia apreendeu as cédulas falsas e encaminhou o passageiro para a Delegacia Federal.
Foto:PRF
Homem, que mora em Aracaju (SE), foi preso ao ser surpreendido com quase R$ 10 mil em notas falsas. Flagrante aconteceu ontem durante fiscalização na BR-463, na cidade de Ponta Porã.
Equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou ônibus e, em meio a vistoria, encontrou no encosto de uma poltrona 198 cédulas de R$ 50, que totalizaram R$ 9.900. As notas apresentavam indícios de que não eram verdadeiras.
Logo após a confirmação da suspeita, polícia apreendeu as cédulas falsas e encaminhou o passageiro para a Delegacia Federal.
Temer escolhe deputado Osmar Serraglio como novo ministro da Justiça, diz fonte do Planalto
Reuters Foto:Divulgação
O presidente Michel Temer escolheu o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) como novo ministro da Justiça, para substituir Alexandre de Moraes, nomeado ao Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira uma fonte do Palácio do Planalto à Reuters.
O anúncio oficial pode ser feito ainda nesta quinta-feira.
Temer chegou a convidar Carlos Velloso para o cargo, mas o ex-ministro do STF recusou o convite na última sexta-feira, alegando compromissos "de natureza profissional e, sobretudo, éticos".
O plano inicial de Temer era ver Velloso encabeçando o ministério e um outro nome, mais ligado à segurança pública, a frente desta área, em uma secretaria reforçada.
Com a escolha de Serraglio, a opção por um nome iminentemente técnico foi deixada de lado para atender aos pleitos da bancada do PMDB da Câmara.
Relator da CPI dos Correios, uma das que que investigou o escândalo do mensalão no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Serraglio presidiu a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no ano passado quando o colegiado analisou, e rejeitou, recursos do então deputado Eduardo Cunha que tentavam prolongar ainda mais o processo de cassação do parlamentar.
A alçada de Serraglio ao comando da CCJ, no entanto, contou com o apoio de Cunha, que ainda era presidente da Câmara, e foi vista como uma manobra para proteger o peemedebista, que já enfrentava o processo de cassação.
Serraglio se filiou ao então MDB em 1978 --o partido alterou o nome com a reforma partidária no início da década de 1980--, onde permanece até hoje.
Eleito deputado federal pela primeira vez em 1998, está em seu quinto mandato. Advogado, foi assessor jurídico de diversas prefeituras, além de professor universitário.
Diogrande traz exoneração de Dácio Corrêa
Foto:Divulgação
Logo após o pedido oficial de exoneração por parte do colunista Dácio Corrêa, do cargo de coordenador do Centro de Múltiplo Uso "Picolé", a prefeitura publicou ontem à noite, em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a nomeação da nova coordenadora da unidade, Ediele Rosalen.
O colunista pediu a exoneração do cargo após ser flagrado por leitores em viagem para o Rio de Janeiro em pleno horário de expediente na terça-feira (22). Sua substituta é da área da Comunicação Social.
Logo após o pedido oficial de exoneração por parte do colunista Dácio Corrêa, do cargo de coordenador do Centro de Múltiplo Uso "Picolé", a prefeitura publicou ontem à noite, em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a nomeação da nova coordenadora da unidade, Ediele Rosalen.
O colunista pediu a exoneração do cargo após ser flagrado por leitores em viagem para o Rio de Janeiro em pleno horário de expediente na terça-feira (22). Sua substituta é da área da Comunicação Social.
Morre, vice-presidente da Câmara de Santa Rita do Pardo
Ele estava em São Paulo para prestigiar a colação de grau do filho
O vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Rita do Pardo, Sérgio Antônio Braghin, 52 anos, morreu na madrugada de hoje.
De acordo com o site Da Hora Bataguassu, o vereador faleceu depois de passar mal, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, para onde viajou para prestigiar a colação de grau de seu filho.
O corpo do parlamentar, que estava em seu segundo mandato, será transladado para Santa Rita do Pardo e velado na Câmara Municipal. Já o sepultamento acontecerá na cidade de Pirapozinho, em São Paulo.
Portal Correio do Estado
ESTREIA–Ben Affleck dirige e estrela o filme noir “A Lei da Noite”
Os romances e contos do escritor norte-americano Dennis Lehane parecem feitos sob medida para serem adaptados para o cinema. Suas narrativas são intrincadas e carregadas de mistério. Seus personagens muito bem delineados, figuras fortes. E Hollywood tem ouvido esse chamado.
A melhor de todas adaptações ainda é “Sobre Meninos e Lobos”, assinada por Clint Eastwood, mas Martin Scorsese (com “Ilha do Medo”) e Ben Affleck (com “Medo da Verdade”) também fizeram trabalhos dignos.
A mais recente adaptação, novamente assinada por Affleck, no entanto, não está à mesma altura das outras – embora esteja longe de ser o desastre divulgado pela imprensa estrangeira quando estreou nos EUA. Trabalhando a partir do romance “Os Filhos da Noite”, o diretor, que também assina o roteiro, traça a ascensão do gângster Joe Coughlin (interpretado pelo próprio Affleck).
ESTREIA–Matt Damon luta contra monstros na China em “A Grande Muralha”
Apesar do título, nada é especialmente grandioso em “A Grande Muralha”, nova aventura épica do cineasta chinês Zhang Yimou, outrora mais conhecido por seus dramas intimistas e de apuro visual, além de alguns de artes marciais, como “Herói” e “O Clã das Adagas Voadoras”. Ele também assinou a cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2008 de Pequim.
O novo filme –que traz o norte-americano Matt Damon no papel central– está bem longe de tudo o que Zhang já fez. Contando com alto orçamento – 150 milhões de dólares- e muitos efeitos especiais, a ambição do filme é ser uma fantasia de época tendo como cenário principal a Grande Muralha da China.
Após saída de Serra, PSDB discute sucessão no Itamaraty
veja Foto;Divulgação
Aloysio Nunes é um dos mais cotados para substituir José Serra. Em reunião com Aécio Neves nesta quinta-feira, Serra deve tratar da sucessão na pasta
José Serra (PSDB), vai se reunir nesta quinta-feira, em Brasília, com o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves. No encontro, os tucanos tratarão da sucessão no Itamaraty. Em carta entregue na noite desta quarta-feira ao presidente Michel Temer, Serra pediu demissão do ministério das Relações Exteriores devido a problemas de saúde.
Em caráter reservado, tucanos dizem que o mais cotado para a vaga é o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), líder do governo no Senado. Além dele, são citados também nomes com experiência em relações exteriores e ligados a Serra, como Rubens Barbosa, que é ex-embaixador do Brasil em Londres e Washington, e Sérgio Amaral, embaixador brasileiro em Washington.
BB, Bradesco e Itaú anunciam queda nos juros após corte na Selic
A taxa básica da economia teve seu quarto corte seguido na noite desta quarta-feira (22), indo de 13% para 12,25% ao mês, o menor nível em dois anos
Banco do Brasil, Itaú e Bradesco pegaram carona no anúncio do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a redução de 0,75 ponto percentual na Selic, e também divulgaram queda em seus juros. A taxa básica da economia teve seu quarto corte seguido na noite desta quarta-feira (22), indo de 13% para 12,25% ao mês, o menor nível em dois anos.
Itaú
O Itaú decidiu repassar o corte integral da Selic, de 0,75 ponto, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Segundo a instituição, a redução será estendida a todos os clientes que utilizam as linhas de empréstimo pessoal, cheque especial, cartão de crédito e financiamento de veículos.
Para as micro e pequenas empresas, houve corte nas taxas do cheque especial, capital de giro e contas garantidas.
Banco do Brasil
No caso do Bando do Brasil, a taxa mínima do cheque especial para pessoa física passa de 4,42% ao mês para 4,36% enquanto a máxima vai de 12,95% ao mês para 12,89%.
No crédito imobiliário, as linhas contempladas pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), a taxa mínima passa de 11,29% ao ano para 10,80% ao ano e a máxima de 11,49% para 11,00%.
Já para a linha crédito hipotecário (CH) do banco, o juro mínimo passa de 12,29% para 11,80% ao ano e o máximo de 12,51% para 12,02%.
Do lado das empresas, o BB reduziu os juros do cheque ouro empresarial de 8,47% ao mês para 8,43% a taxa mínima e de 13,64% ao mês para 13,60% a máxima. A linha giro rápido teve idênticos cortes.
Bradesco
Na linha de crédito pessoal do Bradesco, por sua vez, a taxa mínima foi reduzida de 1,89% para 1,83% por mês, enquanto a máxima passou de 7,72% para 7,66% mensais.
Já para empresas, a menor taxa da linha de capital de giro sai de 3,49% para 3,43% ao mês, enquanto a máxima vai de 6,95% para 6,89%
As novas taxas do Bradesco e do Banco do Brasil valem a partir de 1º de março.
Com Agências
Mercado do boi com maior resistência a novas baixas
Foto;divulgação
O mercado está sem espaço para ajustes de preços. As tentativas de compra se alinham cada vez mais à referência. Isso é sinal de que o nível de oferta de boiada, que parecia ter melhorado nas últimas semanas, não permite compras com facilidade. E, do outro lado, está a demanda. Sem fôlego para puxar as vendas de carne a ponto de levar os compradores a intensificarem os negócios para aquisição de matéria-prima.
Este comportamento fica claro com a estabilidade na maioria das praças. As mudanças frequentes de preços que ocorriam na primeira metade do mês param de ocorrer. Em São Paulo, porém, a especulação segue grande.
Enquanto há indústrias oferecendo R$143,00/@, à vista, há escalas sendo feitas por R$147,00/@, nas mesmas condições. Quem oferta menos não tem interesse de alongar as programações de abate. No mercado de carne bovina, poucos negócios e preços estáveis.
Scot Consultoria
Bárbara Evans curte dia de piscina e corpo perfeito impressiona fãs
Estilosa com seu Biquíni preto bem Sensual, chapéu pananá e ósuclos preto de grife, a atriz Bárbara Evans curtiu dia de piscina em hotel de luxo em Ipanema, na Zona Sul do Rio. No entanto, o bronzeado perfeito e Corpo escultural impressionou os fãs.
Ao compartilhar foto em rede social nesta quarta-feira, 22, Bárbara arrancou elogios dos fãs. "Plena. É a Barbie real", escreveu um rapaz.
Outro afirmou: "Gostosa, musa e maravilhosa. Te amo". Em menos de 60 segundos, a loira já tinha mais de três mil curtidas na imagem. Poderosa! Em tempo: a beldade já está curtindo o carnaval 2017. Recentemente, Bárbara apareceu com fantasia de gatinhosa manhosa e cheia de charme na web.
Servidores municipais ficarão sem reajuste salarial neste ano
Foto;Divulgação
Prefeitura afirma que índice de gasto com pessoal está perto do teto
A Prefeitura de Campo Grande vai colocar na geladeira o reajuste salarial dos 22 mil servidores municipais,reportagem, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.
Ontem, durante prestação de contas do último quadrimestre de 2016 à Câmara de Vereadores, o secretário de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, informou que o gasto com pessoal compromete 52,83% da receita corrente líquida do município.
O índice é superior ao limite prudencial (de 51,3%) para esse tipo de despesa, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Nós estamos à beira do precipício”, declarou.
De acordo com o secretário, para evitar o descumprimento da lei, estourando o teto de 54% de comprometimento, o município terá de “cortar na carne”.
“Desejo da administração é conceder reajuste e valorizar o servidor. Mas diante desse quadro de 52,83% de comprometimento, todos esses reajustes ficam na geladeira até que possamos sanar a nossa situação”, disse o secretário.
O prefeito Marcos Trad assumiu a administração com R$ 363 milhões em dívida e teve de gastar R$ 183 milhões arrecadados para quitar a folha de pagamento do mês de dezembro e 13º salário.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Nasa descobre sistema solar com 7 planetas parecidos com a Terra
Por Marina Demartini
(NASA/JPL/Divulgação)
A Nasa anunciou hoje que encontrou o primeiro sistema solar com sete planetas de tamanho similar ao da Terra pela primeira vez na história. O sistema foi encontrado a cerca de 39 anos-luz de distância–uma distância relativamente pequena em termos cósmicos.
Dos sete planetas, três estão dentro de uma zona habitável, onde é possível ter água líquida e, consequentemente, vida. Os astros mais próximos do seu sol devem ser quentes demais para ter água líquida e os mais distantes devem ter oceanos congelados.
Os planetas orbitam uma estrela anã chamada Trappist-1, que é similar ao Sol e um pouco maior do que Júpiter. Segundo a agência espacial, os astros têm massas semelhantes à da Terra e são de composição rochosa. A expectativa da Nasa é que, na pior das hipóteses, ao menos um dos planetas tenha temperatura ideal para a presença de oceanos de água em forma líquida, assim como acontece na Terra.
As observações preliminares indicam que um dos planetas pode ter oxigênio em sua atmosfera–o que possibilitaria a realização de atividades fotossintéticas por lá. Para que haja vida como concebida por nós, no entanto, é preciso a presença de outros elementos na atmosfera, como metano e ozônio.
(NASA/JPL/Divulgação)
A Nasa anunciou hoje que encontrou o primeiro sistema solar com sete planetas de tamanho similar ao da Terra pela primeira vez na história. O sistema foi encontrado a cerca de 39 anos-luz de distância–uma distância relativamente pequena em termos cósmicos.
Dos sete planetas, três estão dentro de uma zona habitável, onde é possível ter água líquida e, consequentemente, vida. Os astros mais próximos do seu sol devem ser quentes demais para ter água líquida e os mais distantes devem ter oceanos congelados.
Os planetas orbitam uma estrela anã chamada Trappist-1, que é similar ao Sol e um pouco maior do que Júpiter. Segundo a agência espacial, os astros têm massas semelhantes à da Terra e são de composição rochosa. A expectativa da Nasa é que, na pior das hipóteses, ao menos um dos planetas tenha temperatura ideal para a presença de oceanos de água em forma líquida, assim como acontece na Terra.
As observações preliminares indicam que um dos planetas pode ter oxigênio em sua atmosfera–o que possibilitaria a realização de atividades fotossintéticas por lá. Para que haja vida como concebida por nós, no entanto, é preciso a presença de outros elementos na atmosfera, como metano e ozônio.
Comercial abre campanha para levar famílias ao Estádio Morenão no sábado
Jogo contra o Costa Rica é válido pela 5ª rodada do Campeonato Estadual
O Comercial abriu campanha promocional para atrair torcedores no jogo contra o Costa Rica, nesse sábado de Carnaval. Mulheres vestindo a camisa do clube não pagará para entrar no estádio Morenão, onde o Colorado entra em campo, às 15h30min. O confronto será válido pela quinta rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense.
“Todos os jogos teremos um atrativo para promover, queremos a família no estádio. Dessa vez, o casal pode ir com o filho e só o pai paga”, exemplifica o presidente comercialiano, Valter Mangini, lembrando que crianças até doze anos tem entrada gratuita.
O dirigente falou também da importância da vitória no Morenão. “Não podemos mais perder pontos dentro de casa. Tivemos quatro jogos e ganhamos um, perdemos dois e empatamos um”, analisa Mangini.
O Comercial ocupa a quinta colocação do Grupo A, com 4 pontos na tabela. Tem a mesma pontuação que o lanterna Novo, mas leva a melhor no critério de desempate por saldo de gols. O Operário lidera o grupo com 9 pontos.
INGRESSOS
Os ingressos para a partida de sábado são vendidos antecipadamente por R$ 20 (arquibancada) e R$ 40 (cadeira). Estudantes e idosos pagam meia-entrada.
Confira os postos de venda: Supritec (Rua 13 de Maio, 856); Gugu Lanches (Av. Afonso Pena, 1495); Sede do Comercial (Rua Jeribá, 454); Lotérica Real (Rua Rui Barbosa, 848); e Padaria Dico (Rua Mato Grosso, 3463).
Grupo de 15 homens executa suposto integrante do PCC com 80 tiros
O brasileiro Sergio Orlando de Oliveira, 39 anos, suposto integrante da facção Orimeiro Comando da Capital (PCC) foi executado com 80 tiros disparados por 15 homens, na manhã de hoje, por volta das 12h, próximo a casa onde morava, na cidade de Bella Vista Norte, divisa com a cidade brasileira de Bela Vista.
De acordo com o site Porã News, 15 homens fortemente armados invadiram a residência da vítima que, ao perceber a ação, fugiu na companhia do filho e tentou se esconder em mata próxima, mas foi encontrado e morto com mais de 80 disparos.
Informações preliminares apontam que Orlando tinha passagem por narcotráfico e a execução foi decorrente de uma guerra entre grupos rivais na região de fronteira. Agentes da Polícia Nacional do Paraguai e da Divisão de Homicídios investigam o caso.
Investigadores do Paraguai informaram que Orlando seria integrante do PCC e estaria tentando se instalar na região de Bella Vista Norte. A polícia acredita que a execução ocorreu por grupos da facção rival que atuam na região.
Strider lança revista trimestral gratuita com foco em agrotecnologia
A Strider (www.strider.ag), empresa mineira de inovações tecnológicas para o mercado agrícola, anuncia o lançamento da primeira edição de sua revista de agronegócio, com foco especial em agrotecnologia. O veículo, que terá periodicidade trimestral, traz informações sobre questões urgentes para o campo, além de esclarecer seu público leitor sobre a importância das novas ferramentas digitais para a ampliação da produtividade no campo.
A primeira edição trata dos desafios do agronegócio, com especial atenção para o déficit de mão de obra qualificada no campo, tido como um dos maiores gargalos para o desenvolvimento tecnológico das fazendas. A Strider imprimiu 2 mil exemplares distribuídos para produtores de todas as regiões do Brasil, além de instituições, associações, cooperativas, sindicatos do agronegócio, entre outros. Para a próxima edição, estão previstos 4 mil exemplares.
“O maior desafio para o setor de AgTech hoje é quebrar a chamada ‘barreira de adoção’, que se refere à dificuldade de convencer os agricultores da necessidade de implementação tecnológica em suas fazendas, tendo em vista aprimorar o monitoramento do plantio, bem como potencializar os efeitos da agricultura de precisão”, afirma Luiz Tangari, CEO da Strider, que assina o editorial da primeira edição da revista Strider. “Nesse sentido, a informação é fundamental para os produtores compreenderem a influência da tecnologia no processo de tomada de decisão”, completa.
Com três anos de operação no mercado, a empresa com sede em Belo Horizonte (MG) já monitora o maior número de hectares pagos do mundo: são quase 500 fazendas que aplicam suas ferramentas sobre um território de mais de um milhão de hectares distribuídos por cinco países. A Strider fechou 2016 com faturamento 2,5 vezes superior a 2015. Até o final deste ano, a expectativa é crescer três vezes mais que 2016.
Recentemente, a empresa foi listada pelo THRIVE Top 50 Scaling AgTech, o ranking anual das 50 principais companhias de AgTech ao redor do mundo, que homenageia as melhores empresas com foco em inovação no setor de agronegócios.
Viagem de assessor ao RJ faz prefeito avaliar auditoria em cargos da prefeitura
Portal Correio do Estado Foto:Reprodução
Dácio Corrêa diz que foi se credenciar para cobrir Carnaval
Polêmica envolvendo viagem do colunista social Dácio Corrêa Piedade, nomeado anteontem como coordenador de centro de múltiplo uso da Capital, na função de assessor especial, pode fazer com que o prefeito Marcos Trad (PSD) contrate empresa para que auditoria seja feita em todos os cargos comissionados da administração. Segundo o prefeito, a viagem de Dácio para o Rio de Janeiro não estava autorizada, e ele terá de voltar imediatamente para a Capital.
Ontem, uma campo-grandense que estava em voo com destino à capital carioca estranhou o fato de Dácio atender ligação e dizer, por telefone, que estava em Campo Grande. A situação chegou a imprensa e o caso repercutiu na cidade.
Nesta manhã, em agenda pública, Trad admitiu que Dácio está no Rio de Janeiro e que determinou a volta imediata dele para que haja conversa pessoalmente. “Vou ouvi-lo antes de tomar qualquer decisão”.
O prefeito afirmou, ainda, que a viagem foi por conta própria do colunista, em razão da Capital não ter nenhum trabalho em andamento no Rio. “Não quero tomar decisão precipitada que possa ocasionar em injustiça”, completou.
Trad disse também que avalia possibilidade de contratar empresa para auditar todos os cargos da prefeitura, e evitar que situação semelhante ao do colunista ocorra novamente.
OUTRO LADO
Em nota encaminhada nesta manhã, Dácio afirmou que precisou deixar Campo Grande ontem em razão de compromisso particular, que seria o credenciamento dele para cobertura jornalística do Carnaval carioca.
“Um compromisso particular já assumido antes de tomar posse como servidor da Prefeitura de Campo Grande. Por se tratar de um assunto particular, optei por não informar à imprensa, quando questionado se estaria ou não na cidade”, disse.
O colunista afirmou, ainda, que acompanharia o Carnaval no Rio a partir de sábado, e voltaria na quarta-feira, quando termina o ponto facultativo.
“Informo ainda que este dia ausente será descontado da minha remuneração, conforme acordado com o setor de recursos humanos”.
NOMEADO
Dácio ocupa o cargo de assessor-executivo I, símbolo DCA-2, nomenclatura dos designados com salário mensal de R$ 8 mil. Na publicação do Diário Oficial é dito que a nomeação de tem efeito a partir do dia 2 de janeiro de 2017.
Prédio reformado há três anos, atribuído ao colunista, foi ponto de drogas no Bairro Estrela do Sul e passou a sediar atividades culturais, esportivas e de geração de renda gratuitas.
O espaço denominado João Pereira Guedes, o Picolé, está localizado na Rua Heráclito Diniz de Figueiredo e atende em média 250 pessoas, entre crianças e idosos. Informações sobre cursos na unidade podem ser obtidas pelo telefone 3314-3706.
Prefeitura de Campo Grande distribui 100 mil preservativos no pre-carnaval
Foto:Divulgação
A equipe de prevenção e combate a IST/AIDS da Secretaria de Saúde Pública de Campo Grande (SESAU) distribuiu 100 mil preservativos em cinco dias da campanha voltada para o Carnaval 2017. O balanço parcial compreende o período desde a última quinta (16) até esta segunda-feira, dia 20.
Além das 1,5 mil abordagens corpo a corpo com foliões nos ensaios das escolas de samba, a equipe distribuiu camisinhas em pontos estratégicos, como bares, boates, lanchonetes e empresas. Também foram distribuídos mais de 3 mil panfletos informativos.
São 30 profissionais (enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e técnicos administrativos) engajados na campanha deste ano e que já visitaram 15 bairros da cidade.
As ONGs participam das ações realizando testes rápidos de fluído oral nas pessoas que demonstram interesse. Até o momento, nenhum resultado positivo para HIV foi confirmado.
Ainda estão programadas ações em diversos pontos de Campo Grande, que inclui a realização de duas blitz na Avenida Afonso Pena, no cruzamento com as ruas 13 de maio e Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (23), além da distribuição de preservativos e orientações nos desfiles das escolas de samba, principais blocos carnavalescos e os tradicionais bailes nos clubes.
Cronograma – Campanha Carnaval 2017
21/02 – Terça-feira: Ensaio Unidos do São Francisco, das 18h às 00h.
22/02 – Quarta-feira: Principais bares da cidade, das 18h às 00h.
23/02 – Quinta-feira: Equipe 1 – Blitz Av. Afonso Pena com a 13 de maio, das 18h às 00hs
23/02 – Quinta-feira: Equipe 2 – Blitz Av. Afonso Pena com a Rio Grande do Sul, das 18h às 22h
23/02 – Quinta-Feira: Bloco Evoé Baco (Praça dos Imigrantes e Orla Ferroviária), das 22h às 02h
24/02 – Sexta-feira: Principais bares, das 18h às 00h.
25/02 – Sábado: Principais clubes, das 14h às 21h
25/02 – Sábado: Cordão Valú, das 21h às 01h.
26/02 – Domingo: Desfile dos blocos e cordões na Estação Ferroviária, das 18h às 03h.
27/02 – Segunda-feira: Desfile das Escolas de Samba na Praça do Papa, das 18h às 02h.
27/02 – Segunda-feira: Grito de Carnaval na Praça do Rádio, das 18h às 02h.
27/05 – Segunda-feira: Bloco Capivara Blasé na Estação Ferroviária, das 18h às 02h.
28/02 – Terça-feira: Desfile das Escolas de Sambas na Praça do Papa, das 18h às 02h.
28/02 – Terça-feira: Grito de Carnaval na Praça do Rádio, das 19h às 22h
28/02 – Terça-feira: Cordão da Valú na Estação Ferroviária, das 14h às 19h.
04/03 – Sábado: Enterro dos Ossos e Bloco Capivara Blasé na Esplanada Ferroviária, das 14h às 01h.
A equipe de prevenção e combate a IST/AIDS da Secretaria de Saúde Pública de Campo Grande (SESAU) distribuiu 100 mil preservativos em cinco dias da campanha voltada para o Carnaval 2017. O balanço parcial compreende o período desde a última quinta (16) até esta segunda-feira, dia 20.
Além das 1,5 mil abordagens corpo a corpo com foliões nos ensaios das escolas de samba, a equipe distribuiu camisinhas em pontos estratégicos, como bares, boates, lanchonetes e empresas. Também foram distribuídos mais de 3 mil panfletos informativos.
São 30 profissionais (enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e técnicos administrativos) engajados na campanha deste ano e que já visitaram 15 bairros da cidade.
As ONGs participam das ações realizando testes rápidos de fluído oral nas pessoas que demonstram interesse. Até o momento, nenhum resultado positivo para HIV foi confirmado.
Ainda estão programadas ações em diversos pontos de Campo Grande, que inclui a realização de duas blitz na Avenida Afonso Pena, no cruzamento com as ruas 13 de maio e Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (23), além da distribuição de preservativos e orientações nos desfiles das escolas de samba, principais blocos carnavalescos e os tradicionais bailes nos clubes.
Cronograma – Campanha Carnaval 2017
21/02 – Terça-feira: Ensaio Unidos do São Francisco, das 18h às 00h.
22/02 – Quarta-feira: Principais bares da cidade, das 18h às 00h.
23/02 – Quinta-feira: Equipe 1 – Blitz Av. Afonso Pena com a 13 de maio, das 18h às 00hs
23/02 – Quinta-feira: Equipe 2 – Blitz Av. Afonso Pena com a Rio Grande do Sul, das 18h às 22h
23/02 – Quinta-Feira: Bloco Evoé Baco (Praça dos Imigrantes e Orla Ferroviária), das 22h às 02h
24/02 – Sexta-feira: Principais bares, das 18h às 00h.
25/02 – Sábado: Principais clubes, das 14h às 21h
25/02 – Sábado: Cordão Valú, das 21h às 01h.
26/02 – Domingo: Desfile dos blocos e cordões na Estação Ferroviária, das 18h às 03h.
27/02 – Segunda-feira: Desfile das Escolas de Samba na Praça do Papa, das 18h às 02h.
27/02 – Segunda-feira: Grito de Carnaval na Praça do Rádio, das 18h às 02h.
27/05 – Segunda-feira: Bloco Capivara Blasé na Estação Ferroviária, das 18h às 02h.
28/02 – Terça-feira: Desfile das Escolas de Sambas na Praça do Papa, das 18h às 02h.
28/02 – Terça-feira: Grito de Carnaval na Praça do Rádio, das 19h às 22h
28/02 – Terça-feira: Cordão da Valú na Estação Ferroviária, das 14h às 19h.
04/03 – Sábado: Enterro dos Ossos e Bloco Capivara Blasé na Esplanada Ferroviária, das 14h às 01h.
Amarildo Cruz sugere amplo debate sobre reformas do Executivo
ALMS Foto:Divulgação
O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) defendeu, durante a sessão desta terça-feira (21/2), um profundo debate sobre as medidas que tratam da reforma administrativa do Estado. Na tribuna, o parlamentar salientou que o Governo Federal tem penalizado o Estado de Mato Grosso do Sul ao reduzir a importação de gás natural boliviano.
A queda da arrecadação com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre o gás natural boliviano comprado pela Petrobras impactou as finanças do Estado. “É necessário pressionar o Governo Federal. Esta reforma prevista pelo Estado não salvará as finanças. Ao aumentar a alíquota da Previdência, fazer demissões, fechar as Agências Fazendárias e reduzir o número de Secretarias, o Executivo atinge diretamente os cidadãos sul-mato-grossenses”, destacou.
Amarildo explicou que a queda da receita com o gás boliviano não ocorreu de forma abrupta. “Há dois anos, gradativamente, a Petrobras vem reduzindo a compra do gás boliviano e a economia do Estado tem sofrido o impacto. As medidas para contenção de gasto têm um custo social alto. Por isso, defendo um debate amplo”. O deputado pretende realizar audiência pública para discutir as mudanças. Amanhã, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, deverá apresentar aos deputados o projeto que irá limitar os gastos públicos.
Fórum dos Servidores
Representando 40 mil trabalhadores, o coordenador do Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul, Fabiano Reis, participou da sessão e registrou a indignação dos sindicatos por não participarem da construção dos projetos de reforma do Executivo. “Chegou ao ponto do desrespeito com todos os servidores. Ficamos sabendo das mudanças pela imprensa. As alterações atingem toda a população, pois as pastas que serão extintas são as de cunho social. Sobre as demissões, queremos saber os impactos na folha. Acompanhamos a publicação no Diário Oficial dos gastos com publicidade e, posso afirmar categoricamente, as melhorias no serviço público é a melhor publicidade”, disse.
Para Reis, a reforma da Previdência é a mais grave. “Precisamos debater em todo o Estado, porque afeta a vida de todos os servidores. Entregaremos um ofício ao governador requerendo informações detalhadas sobre a situação financeira da Agência Previdenciária de Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado contou com fôlego para as finanças, como, por exemplo, os depósitos judiciais, a renegociação das dívidas com a União e a verba relativa à repatriação. Agora, quem arcará com os prejuízos são os trabalhadores”, concluiu.
O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) defendeu, durante a sessão desta terça-feira (21/2), um profundo debate sobre as medidas que tratam da reforma administrativa do Estado. Na tribuna, o parlamentar salientou que o Governo Federal tem penalizado o Estado de Mato Grosso do Sul ao reduzir a importação de gás natural boliviano.
A queda da arrecadação com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre o gás natural boliviano comprado pela Petrobras impactou as finanças do Estado. “É necessário pressionar o Governo Federal. Esta reforma prevista pelo Estado não salvará as finanças. Ao aumentar a alíquota da Previdência, fazer demissões, fechar as Agências Fazendárias e reduzir o número de Secretarias, o Executivo atinge diretamente os cidadãos sul-mato-grossenses”, destacou.
Amarildo explicou que a queda da receita com o gás boliviano não ocorreu de forma abrupta. “Há dois anos, gradativamente, a Petrobras vem reduzindo a compra do gás boliviano e a economia do Estado tem sofrido o impacto. As medidas para contenção de gasto têm um custo social alto. Por isso, defendo um debate amplo”. O deputado pretende realizar audiência pública para discutir as mudanças. Amanhã, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, deverá apresentar aos deputados o projeto que irá limitar os gastos públicos.
Fórum dos Servidores
Representando 40 mil trabalhadores, o coordenador do Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul, Fabiano Reis, participou da sessão e registrou a indignação dos sindicatos por não participarem da construção dos projetos de reforma do Executivo. “Chegou ao ponto do desrespeito com todos os servidores. Ficamos sabendo das mudanças pela imprensa. As alterações atingem toda a população, pois as pastas que serão extintas são as de cunho social. Sobre as demissões, queremos saber os impactos na folha. Acompanhamos a publicação no Diário Oficial dos gastos com publicidade e, posso afirmar categoricamente, as melhorias no serviço público é a melhor publicidade”, disse.
Para Reis, a reforma da Previdência é a mais grave. “Precisamos debater em todo o Estado, porque afeta a vida de todos os servidores. Entregaremos um ofício ao governador requerendo informações detalhadas sobre a situação financeira da Agência Previdenciária de Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado contou com fôlego para as finanças, como, por exemplo, os depósitos judiciais, a renegociação das dívidas com a União e a verba relativa à repatriação. Agora, quem arcará com os prejuízos são os trabalhadores”, concluiu.
Gaeco faz operação em duas cidades e até casa do prefeito é alvo
Portal Correio do Estado
Duas cidades localizadas na região sul do Estado são alvos da Operação Curumim, iniciada na manhã de hoje, pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).
As primeiras informações repassadas pelo MPE (Ministério Público Estadual) revelam que devem ser cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Um dos alvos da ação é o prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo (PTB).
Além da prefeitura de Japorã, a casa do prefeito também é alvo de buscas pelas equipes. Todos os mandados, segundo o MP, foram expedidos pelo TJMS (Tribunal de Justiça).
Amaral Racing vence provas na Copa Cidade de Velocross em Amambai
GazetaMS Foto:Divulgação
A Equipe Amaral Racing participou no domingo (19) da Copa Cidade de Velocross, evento realizado na pista do Motódromo Wágner Bampi, em Amambai (MS). Foram quatro vitórias com três pilotos para a equipe.
Fábio Festi venceu nas categorias nas categorias Open e VX3. Já Luan Amaral venceu na Prata da Casa, além de terminar em terceiro lugar na Força Livre Nacional. Na VX4, o experiente Marcelo Pedroso conquistou a vitória para a equipe de Dourados no evento.
Vitórias no Paraguai - Carlos Eduardo Franco esteve competindo em Curuguaty (Paraguai), na 1º Copa Integracion Canindeyu de Velocross. O piloto da moto #317 venceu nas categorias VX1 e VX2.
O próximo desafio da Amaral Racing é a abertura da Copa MS de Velocross, que ocorre nos dias 04 e 05 de março, em Caarapó (MS).
Confira os resultados.
1º Copa Cidade de Velocross - Amambai
3 Fábio Festi - 1º Open e 1º VX3
336 Luan Amaral - 1º Pratas da Casa e 3º Força Livre Nacional
77 Marcelo Pedroso - 1º VX4
1º Copa Integracion Canindeyu de Velocross - Curuguaty (Paraguai)
317 Carlos Eduardo Franco - VX1 e VX2
A Equipe Amaral Racing participou no domingo (19) da Copa Cidade de Velocross, evento realizado na pista do Motódromo Wágner Bampi, em Amambai (MS). Foram quatro vitórias com três pilotos para a equipe.
Fábio Festi venceu nas categorias nas categorias Open e VX3. Já Luan Amaral venceu na Prata da Casa, além de terminar em terceiro lugar na Força Livre Nacional. Na VX4, o experiente Marcelo Pedroso conquistou a vitória para a equipe de Dourados no evento.
Vitórias no Paraguai - Carlos Eduardo Franco esteve competindo em Curuguaty (Paraguai), na 1º Copa Integracion Canindeyu de Velocross. O piloto da moto #317 venceu nas categorias VX1 e VX2.
O próximo desafio da Amaral Racing é a abertura da Copa MS de Velocross, que ocorre nos dias 04 e 05 de março, em Caarapó (MS).
Confira os resultados.
1º Copa Cidade de Velocross - Amambai
3 Fábio Festi - 1º Open e 1º VX3
336 Luan Amaral - 1º Pratas da Casa e 3º Força Livre Nacional
77 Marcelo Pedroso - 1º VX4
1º Copa Integracion Canindeyu de Velocross - Curuguaty (Paraguai)
317 Carlos Eduardo Franco - VX1 e VX2