domingo, 31 de janeiro de 2016

Câmara analisa veto a desconto em pedágio em Campo Grande

Correio do Estado

Com o retorno do trabalho legislativo, a partir de terça-feira (2), os vereadores de Campo Grande estudam derrubar veto do prefeito que impede concessão de desconto em pedágio aos moradores do Distrito de Anhanduí. A cobrança encareceu a tarifa do transporte coletivo urbano. Outra proposta trata do uso da mão de obra de jovens infratores.

Alcides Bernal (PP), responsável pelo veto, diz que estará na sessão inaugural na terça-feira. O discurso pouco muda e velhos argumentos devem ser relembrados no encontro com os vereadores como as dificuldades de caixa e sua cassação política em março de 2014. Um líder é prometido pelo progressista, ainda que sem citar nomes.

Enfraquecido politicamente, o prefeito pode ter o referido veto derrubado. Isso porque em outubro do ano passado, projeto de lei foi aprovado por unanimidade para assegurar isenção de pedágio ao se reduzir imposto sobre serviços, em favor da concessionária, de 5% para 4,5%. Além de prever cadastro dos beneficiários, ele poderia reduzir o impacto de R$ 7 mil mensais no cálculo da passagem de ônibus. Bernal vetou totalmente a proposta.

COTA

Outro veto, referente a uso de percentual de jovens infratores em obras públicas, também entra em pauta nesta semana. De acordo com o texto, eles devem representar 1% do pessoal utilizado para executar obras e serviços públicos licitados.

Dentre os critérios de seleção, seriam avaliados a proximidade entre residência e trabalho, candidatos com melhores indicadores de disciplina e aptidão a tarefa a ser executada, além da possibilidade de permanência escolar.

Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), justificou a importância do projeto sob o ponto de vista de que a inserção do adolescente e jovem pode minimizar “discriminações e dificuldades encontradas ao se conquistar a liberdade pelo cumprimento do ato cometido”

Filme sobre rebelião de escravos vence


FolhaPress

Em meio a protestos pela falta de diversidade e a exclusão de histórias sobre personagens negros no Oscar deste ano, um filme sobre uma rebelião extremista de escravos nos Estados Unidos foi o grande vencedor do festival de cinema de Sundance, neste sábado (30).

"The Birth of a Nation", escrito, dirigido e protagonizado por Nate Parker, ganhou os prêmios do júri e do público.

O longa acompanha a trajetória de Nat Turner, um escravo e pregador alfabetizado e cortês que organiza uma revolta no sul dos EUA, no período anterior à guerra civil norte-americana. Os proprietários rurais e as forças armadas retaliam com severidade o movimento.
No festival, o filme bateu recorde ao ter seus direitos vendidos à Fox Searchlight pelo inédito valor de US$ 17,5 milhões.

"Obrigada, Sundance, por criar uma plataforma para que possamos crescer, apesar do que o resto de Hollywood está fazendo", disse Parker ao receber os prêmios no palco do Basin Recreation Field House, em Park City.

Entre os demais ganhadores, "Sonita" (Alemanha, Irã e Suíça), sobre uma refugiada afegã de 18 anos que vive ilegalmente em Teerã e sonha se tornar uma estrela pop, ganhou o prêmio do júri destinado a documentários.

Daniel Scheinert e Daniel Kwan ("Swiss Army Man") venceram o prêmio de direção, enquanto os atores Craig Robinson e Melanie Lynskey foram reconhecidos pelos trabalhos em "Morris From America" e "The Intervention", respectivamente.

A estatueta da categoria Next, voltada a produções que usam linguagem inovadora para contar histórias, foi para "First Girl I Loved", de Karem Sanga, sobre uma adolescente de 17 anos que mantém uma paixão pela garota mais popular de seu colégio

Dilma vai promover campanha na TV para combater o Aedes

Agência brasill


Após dar início a uma campanha de mobilizações contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, chikungunya e zika, a presidenta Dilma Rousseff (PT) fará um apelo nas próximas semanas a diferentes atores da sociedade civil no combate ao inseto.
O objetivo é sensibilizar lideranças para que se envolvam no que a presidenta tem chamado de “guerra” para eliminar todos os focos do mosquito.

O governo está preocupado com o aumento do número de casos de microcefalia, malformação no cérebro de recém-nascidos, e que tem relação com o vírus zika.
Na última quarta-feira (27), foram confirmados o nascimento de 270 crianças com microcefalia no país, e a existência de mais de 3.400 casos suspeitos.

Na última semana, teve início um calendário de limpeza de órgãos públicos, que terão periodicamente o Dia da Faxina, para eliminar criadouros do mosquito. Além disso, 220 mil militares vão visitar casas e orientar moradores em 356 cidades no próximo dia 13.
O Palácio do Planalto acredita que a principal estratégia é conscientizar a população, e que se as pessoas não colaborarem, o trabalho do governo vai ficar ainda mais difícil.

RECURSOS DISPONÍVEIS

Apesar de a presidenta ter dito, nessa sexta-feira (29), que “não pode faltar dinheiro” e que “não haverá contingenciamento” de recursos para o combate "que é uma questão de saúde pública", a avaliação interna é de que as verbas para a publicidade não são suficientes para passar a mensagem de combate ao mosquito, já que tem alcance limitado.

A intenção é que a presidenta Dilma converse com representantes de igrejas, líderes de comunidades e empresários e peça auxílio no combate ao mosquito, além de continuar o contato com governadores e prefeitos.

Segundo a presidenta, a mobilização servirá para “evidenciar” que todos têm de participar: “do soldado, passando pelo cientista, da pessoa que limpa uma rua, a dona de casa”.

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social na quinta-feira (28), a presidenta disse que precisaria da participação da sociedade para uma “batalha” que, segundo ela, será de médio prazo. “Peço aos senhores e as senhoras que mobilizem seus funcionários, seus companheiros de sindicato, os fiéis de sua igreja, os colegas de trabalho e de escolas, a família e os vizinhos”, disse aos conselheiros, dentre eles empresários e sindicalistas.

NA TV

O governo também pretende utilizar os cinco minutos gratuitos de inserção diária do Ministério da Educação nas emissoras de televisão para mobilizar os telespectadores e ouvintes. A partir de março, vai veicular uma campanha publicitária no rádio e na TV.

A orientação é de que seja utilizado o tema “Zika Zero”, que já se tornou hashtag nas redes sociais, e que os materiais tenham a frase: “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
Donos de emissoras de rádio e TV também poderão ser procurados pela presidenta. Quem tem participado das discussões avalia que uma campanha integrada envolvendo a programação dos canais teria mais impacto do que apenas uma propaganda no intervalo comercial.

AÇÃO NAS ESCOLAS

Na próxima quinta-feira (4), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, dará início a uma mobilização nas escolas para envolver 40 milhões de estudantes do ensino básico, da rede pública e privada, e mais de sete milhões de universitários. Por meio das instituições de ensino superior, dos secretários de educação estaduais e municipais, a campanha é fazer com que as crianças espalhem a conscientização.

A ideia é que o aluno leve uma carta com cuidados para evitar a proliferação do mosquito e passe a mensagem para a família, ajudando na mobilização e cobrando os próprios pais caso encontre eventual criadouro. Além de panfletos, cartilhas e cartazes, materiais didáticos também estão sendo elaborados para os professores. O auge da campanha será nas próximas semanas, após o Carnaval.

Congresso Nacional começa o ano, com 11 CPIs

Agência Brasil

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal devem começar 2016 com, pelo menos, 11 Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

No Senado, quatro já estão em funcionamento e duas aguardam instalação. A partir de fevereiro, as CPIs das Próteses, do HSBC, do Futebol e do Assassinato de Jovens retomarão os seus trabalhos, enquanto a dos Fundos de Pensão e a das Barragens poderão iniciar as atividades.
Há ainda, pronto para ser lido no plenário da Casa, o requerimento para a criação da CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já existe na Câmara e investiga supostas irregularidades em empréstimos do banco, concedidos a empresas investigadas na Operação Lava Jato.

Ao contrário do Senado, onde não há limite para a instalação de CPIs, o regimento interno da Câmara dos Deputados só permite cinco comissões funcionando simultaneamente na Casa.
Por isso, além da CPI do BNDES, devem continuar os trabalhos as CPIs do Crimes Cibernéticos, a de Maus-Tratos de Animais, Fundos de Pensão e também a da Funai e Incra.

Outros três novos pedidos para criação de CPIs já estão prontos aguardando leitura em plenário para avançar a medida que outras forem encerradas: a do Conselho Administrativos de Recursos Fiscais (Carf), a da Fifa/Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a da Concessão de Seguro Dpvat.

POUCO RESULTADO

Para o analista político e diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, o fortalecimento de instituições brasileiras como Ministério Público e a Polícia Federal, que passaram da condição de instituições de governo para a de instituições de Estado, com agentes independentes para o cumprimento pleno das competências atribuídas a eles por lei e pela Constituição, esvaziaram as CPIs, que acabaram por perder o protagonismo.

“Não há como uma CPI competir com uma estrutura como a da Polícia Federal e do Ministério Público, que têm instrumentos e pessoas altamente especializadas para fazer investigação. Hoje, o papel da CPI tem menos esse caráter policialesco e mais o de propor mudanças nos marcos regulatórios", disse.

E foi enfático em uma avaliação: "Se alguém acha que vai criar uma CPI e produzir resultados no sentido de mandar gente para a cadeia, está enganado porque quem melhor faz isso é o Ministério Público, que tem essa atribuição”, analisou.

DIREITO DE FICAR CALADO

Segundo o analista, o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter passado a conceder habeas corpus permitindo que os convocados ou convidados pudessem ficar calados durante o depoimento também retirou, em grande parte, o apelo que os parlamentares tinham para promover o embate político nesses espaços.

Foi o que aconteceu, por exemplo, na CPI do Carf do Senado, em 2015, criada para investigar fraudes no órgão, ligado ao Ministério da Fazenda, e que é responsável por julgar os recursos administrativos de autuações contra empresas e pessoas físicas, por sonegação fiscal e previdenciária.

Após quase sete meses de trabalho, e sem conseguir avançar nas investigações, a comissão pediu o indiciamento de 28 pessoas: ex-conselheiros, ex-auditores ficais e empresários por crimes como sonegação fiscal e corrupção ativa. Todas elas já são alvo da Operação Zelotes, da Polícia 

Federal e do Ministério Público Federal, que investiga alguns conselheiros suspeitos de suspender julgamentos e alterar votos em favor de determinadas empresas, em troca de pagamento de propina.
À época do encerramento da CPI em dezembro, os senadores disseram que a grande contribuição foi elaborar propostas para aperfeiçoar as instituições financeiras e o Sistema Tributário Nacional.
As sugestões foram anexadas ao relatório. Uma delas foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 112/15) que propõe disciplinar o contencioso administrativo fiscal no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Outra proposta é a que recomenda mudanças na legislação para aperfeiçoar o funcionamento do Carf e evitar que se repitam casos de corrupção no órgão.

2.000 mulheres grávidas estão infectadas com vírus zika na Colômbia

FolhaPress


O departamento de saúde da Colômbia informou que 2.116 mulheres grávidas estão infectadas com zika no país, em pronunciamento no sábado (30). O vírus pode causar microcefalia nos bebês. Não há vacina ou tratamento.

Ao todo, há 20.297 casos confirmados de zika na Colômbia. Não há registros de mortes ou de bebês que nasceram com microcefalia no país até agora. A maior parte dos casos de zika foram registrados na área caribenha e no norte do país.

O governo colombiano pediu que as mulheres adiem a gravidez por até oito meses para evitar riscos. A expectativa é que até 700 mil casos sejam registrados no país.

O ministro da Saúde disse que o zika se enquadra nas situações em que o aborto é permitido no país, que incluem vítimas de estupro e problemas graves de saúde ou deformações fatais no feto.
No entanto, muitas mulheres, especialmente em lugares distantes das grandes cidades, sofrem para encontrar serviços regularizados de aborto mesmo quando a lei autoriza o procedimento. Com isso, o aborto ilegal é largamente disseminado.

O Brasil soma 3.700 casos de microcefalia suspeitos de terem relação com o zika. A Organização Mundial da Saúde estima que 4 milhões de pessoas nas Américas poderão ser infectadas pelo zika. A doença já foi registrada em 23 países e territórios do mundo.

Ajustes finais de escolas são cancelados por causa de chuva

CorreiodoEstado

A chuva fez escolas de samba cancelarem ensaios técnicos, na noite de ontem (30), na cidade de Corumbá. Os últimos ajustes em som, comissão de frente, mestre-sal, porta-bandeira e bateria, antes do desfile, aconteceriam na passarela do samba – trecho entre Frei Mariano até a avenida General Rondon.

Conforme publicação do site Diário Corumbaense, apenas duas, das 10 escolas, conseguiram fazer os ensaios antes de a chuva aumentar e provocar o cancelamento das demais.

Neidival Colombo, presidente de uma das concorrentes, diz que ensaiar tem grande importância para o resultado final no dia do desfile. “A importância disso é você poder enquadrar a escola no lugar certo e não ter erro. Eu espero que dê tudo certo”, disse.

Mesmo com pouco tempo de avaliação, foi possível que organizadores da festa verificassem a estrutura antes do início oficial do evento, que acontece no dia 3 de fevereiro.

“Estamos nos ajustes finais. As arquibancadas ainda irão receber as proteções, as divisões dos camarotes, mas a estrutura praticamente é essa e já está quase pronta. Esse ano aumentamos o número de lugares nas arquibancadas. Ano passado foram quatro mil e, agora, são seis mil. Esperamos um grande carnaval”, explicou Joilson Cruz, da Fundação de Cultura de Corumbá, responsável pela organização do Carnaval corumbaense.

Com o cancelamento do ensaio técnico, os carros de som, que acompanham as agremiações no desfile, farão testes durante a semana nos barracões das escolas de samba que não ensaiaram.

Vara da Infância estabelece novas regras para crianças no carnaval


Agência Brasil

Para garantir a segurança de crianças e adolescentes que participam ou assistem aos desfiles das escolas de samba na Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro, a 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital editou novas regras que devem ser observadas por pais e responsáveis e pelas agremiações.

O juiz Pedro Henrique Alves, titular da 1ª Vara da Infância, disse que foi estabelecida idade mínima para os desfiles. “Só podem participar dos desfiles adultos crianças a partir de 8 anos e, na bateria e carros alegóricos, a partir dos 12 anos”. Para as crianças que vão assistir aos desfiles adultos, a classificação etária será 5 anos e elas deverão estar acompanhadas dos pais. Nos desfiles mirins, a entrada está liberada. “Não há limite (de idade), até porque o carnaval é para as crianças”, ressaltou o magistrado.

As crianças deverão estar identificadas com crachá, ou preferencialmente, com pulseiras. Isso se aplica a crianças e adolescentes até 14 anos incompletos, disse. Nos carros alegóricos, é proibida a condução e permanência de menores de 10 anos.

Foi alterado também o horário do desfile das escolas mirins. “A gente aumentou em duas horas, ou seja, começar duas horas mais tarde e acabar duas horas mais tarde, porque essa foi uma solicitação das próprias escolas”. Na terça-feira de carnaval (9 de fevereiro), os desfiles das escolas mirins vão começar às 18h e terminar às 2h. A decisão foi tomada pelo juiz Pedro Henrique Alves, após audiência pública da qual participaram representantes de todas as escolas de samba, advogados, representantes da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e de outras ligas. O objetivo era fazer uma portaria que atendesse às necessidades do carnaval, “privilegiando principalmente a segurança das crianças e adolescentes, mas atendendo da melhor forma às escolas”.

A reclamação era de que o desfile começava muito cedo e o sol era muito intenso devido ao horário de verão. Ao fiscalizar o evento no ano passado, Pedro Henrique Alves constatou que a temperatura era muito quente, mesmo à sombra. “Imagina desfilando no asfalto e debaixo do sol. Então, eu atendi. Nós colocamos o desfile começando duas horas mais tarde e acabando duas horas mais tarde. Foi um requerimento deles [escolas] que achei bastante razoável, tendo em vista o clima no Rio de Janeiro”.

Autorização prévia

O juiz salientou que todo evento que tenha a participação de crianças e adolescentes requer autorização do juizado, em atendimento ao Artigo 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesse caso, o interessado tem que pleitear o alvará no juizado. Este ano, o magistrado pretende encerrar o expediente às 18h da sexta-feira (5 de fevereiro) com todos os alvarás despachados, isto é, com todos os processos sentenciados.

Oura alteração feita pela Vara da Infância visando  a facilitar a questão dos alvarás de escolas de samba foi a possibilidade de modificar o nome das crianças e adolescentes que vão desfilar até as 17h da sexta-feira que antecede o carnaval. O que acontecia, segundo ele, é que as pessoas gastavam dinheiro para fazer a fantasia e quando chegava na hora do desfile, ocorria um problema com alguém da família e a lista dos menores já estava no alvará.

“Para facilitar, nós estabelecemos que essa listagem vai ficar agora na própria agremiação, em um lugar já combinado, em pastas separadas - crianças e adolescentes. Se houver necessidade de modificação, essa pode ser feita até as 17h da sexta-feira. Basta que sejamos informados e que a pasta respectiva esteja à disposição”. Isso possibilita uma flexibilização e uma rapidez na concessão do alvará que, em um primeiro momento, atende à questão da segurança”. O nome das crianças e adolescentes será entregue no último momento, na fase de fiscalização, com as respectivas pastas para serem verificadas, se necessário for.

Recomendação

A principal recomendação para qualquer evento que tenha a participação de crianças e adolescentes no carnaval é que esses menores estejam identificados e que as pulseiras contenham nome do menor, nome dos pais e telefone de contato.

O titular da 1ª Vara de Infância da capital explicou que têm sido registrados muitos casos de crianças que ficam perdidas e “isso é muito traumático para o menor, além do perigo que representa”. A Vara da Infância está trabalhando para evitar todo tipo de exploração sexual ou abusos às crianças e adolescentes. A exigência é que, nos eventos, haja fiscalização, que as escolas e os clubes se responsabilizem, “que haja sempre pessoas cuidando dessas crianças em uma ação efetiva”.

Para o juiz, o mais importante é que os pais mantenham a vigilância constante e identifiquem seus filhos. No caso de crianças perdidas, elas devem ser encaminhadas para o Juizado, cuja equipe está preparada e treinada para receber o menor e fazer o devido encaminhamento. 
A Vara de infância vai trabalhar todos os dias do carnaval, em plantões que se estenderão das 20h às 6h do dia seguinte. Será mantido também, durante o dia, o plantão normal no Juizado

sábado, 30 de janeiro de 2016

Clube de Miami anuncia Adriano imperador como novo reforço

FolhaPress

O Miami United FC, que disputa o equivalente à quarta divisão do futebol dos EUA, anunciou nesta sexta-feira (29) a contratação do atacante Adriano, ex-Flamengo e Inter de Milão, entre outros.
O último clube que o jogador de 33 anos defendeu foi o Atlético-PR, até abril de 2014.

Ao anunciar a contratação de Adriano e do hondurenho Julio Cesar de Leon, o Miami FC disse que esse é "um grande dia para o clube".

"Com a presença deles, jovens jogadores podem esperar os benefícios de atuar ao lado de exemplos de excelência no futebol", afirmou a entidade em nota.

Além de atuar dentro de campo, o ex-atacante da seleção brasileira será sócio do clube da Flórida.

Nova música de Joelma é indireta para Chimbinha, dizem fãs


Extra


Joelma acaba de lançar sua nova música de trabalho, a segunda da sua carreira solo. O que chama atenção é a letra da canção “Não teve amor”, que fala sobre traição. 

A música nem foi lançada e já está criando o maior reboliço entre os fãs da artista. É que o refrão (“Não teve amor, nunca foi amor.

 Quando é amor, nunca vai acabar. Têm coisas na vida que a gente não perde, a gente se livra”) acabou fazendo muitos internautas acreditarem que trata-se de uma indireta para o ex-marido dela, o guitarrista Ximbinha.

Para quem não lembra, Joelma terminou o casamento de 18 anos após descobrir uma traição. 

O fim da relacionamento também culminou com a separação da dubla e o fim da banda Calypso. Em carreira solo, ela hoje assina como Joelma Calypso, já Ximbinha (que trocou o ch do nome pelo x) tem uma nova parceira (Thábata Mendes), a XCalypso.

“Essa música aposto que foi pensada no Chimbinha, Joelma já ouviu falar que: quando o macaco não alcança a banana diz que tá verde. Kkkkkk”, escreveu uma internauta. “Já estou vendo que esse CD vai ser todo em homenagem ao chifre que XIMBINHA colocou nela!! Kkkkk”, escreveu outro. “Essa não amadurece sempre soltando indireta para Ximbinha coitada só na sofrência”, escreveu mais uma. Será?

Cientistas criam super espaguete

O Dia


Os amantes de macarrão podem ter em breve uma agradável surpresa com o aparecimento nas suas mesas de um espaguete rico em fibras, proteínas e antioxidantes que pode ajudar na redução do risco de problemas cardiovasculares.

O "super espaguete" é fruto de uma pesquisa que já dura alguns anos e envolve a Universidade de Bolonha, a Universidade de Molise, na Itália, e o Ateneo de Granada, na Espanha.

O estudo foi recentemente publicado na revista "Food Research International" e seus resultados demonstram a possibilidade de produzir a massa em qualquer ambiente sem o desperdício de grãos de cereal.

O segredo, segundo as três instituições, é a utilização de um método de separação dos componentes dos grãos chamado air-classifing. O procedimento separa o cereal em duas partes, uma mais grossa e rica em fibras e antioxidantes e uma mais fina e mais cheia de proteínas. Trabalhando com esses ingredientes, se obtém um macarrão que pode ter um papel para diminuir riscos de problemas cardiovasculares.

Pato é anunciado oficialmente pelo Chelsea

Terminou a novela Alexandre Pato. Nesta sexta-feira, o Chelsea anunciou oficialmente a contratação por empréstimo do atacante junto ao Corinthians até o final da temporada europeia, no meio do ano.

“Eu estou muito feliz de assinar pelo Chelsea. É um sonho para mim. Estou ansioso para encontrar meus novos companheiros e mal posso esperar para jogar. Agradeço ao Chelsea pelo apoio e espero poder retribuir ao clube e torcedores”, disse o jogador brasileiro em entrevista ao site oficial.

Depois de defender o São Paulo por empréstimo nas duas últimas temporadas, Pato voltou ao Corinthians em janeiro deste ano, mas não teve clima para continuar defendendo o clube. Ele sempre deixou claro que pretendia voltar à Europa e até chegou a recusar uma proposta milionária do futebol chinês.

Pato tem vínculo com o Corinthians até o fim do ano e pode assinar um pré-contrato a partir de julho. Para não perdê-lo de graça, a esperança do clube paulista é que ele se destaque para que os Blues exerçam o direito de compra ao fim do período de empréstimo. O valor fixado é de 12 milhões de euros (R$ 53,2 milhões).

Ministério Público pede recolhimento de "Minha Luta", de Hitler



O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPE) emitiu um despacho nesta sexta-feira (29) em que pede que a Justiça recolhe os exemplares do livro "Minha Luta", manifesto nazista de Hitler, da Livraria Saraiva da rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro.

 A informação foi antecipada nesta tarde pelo jornal "Extra" e confirmada pela reportagem.

Uma busca no site da rede de livrarias, porém, mostra que a Saraiva não tem exemplares físicos da obra - mas apenas uma edição digital portuguesa, da Leya, intitulada "Mein Kampf - A Minha Luta".
Assinado pelo promotor Alexandre Themístocles Vasconcelos, da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal, o despacho pede ainda a proibição da venda do livro nas livrarias Travessa e Argumento, ambas no Rio de Janeiro.

O promotor pede ainda que os exemplares sejam recolhidos também nas sedes das editoras Centauro e Geração Editorial. Esta planeja para breve uma edição com notas de "Minha Luta", mas ela está prevista para março. Segundo a editora, os exemplares sequer foram impressos.

O pedido do MPE foi motivado por uma notícia-crime dos advogados Ary Bergher, Raphael Mattos e João Bernardo Kappen. O trio adquiriu um exemplar do ebook no site da Saraiva e fez uma denúncia ao Ministério Público, dizendo que a obra dissemina o racismo.

Desde o dia 1º de janeiro, o manifesto nazista está em domínio público, o que iniciou um grande debate ético sobre sua publicação. Nesta quinta-feira (28), escritores brasileiros já haviam lançado um boicote às edições brasileiras da obra.

Cresce 58% número de focos da dengue


Nas três primeiras semanas de janeiro, agentes de saúde encontraram 443 focos do mosquito Aedes aegypti em Campo Grande, o que representa 58% casos registrados em dezembro do ano passado, quando houve 755 focos.

 O boletim parcial com o resultado das ações de controle da dengue, chikungunya e Zika Vírus foi divulgado nesta sexta-feira (29).

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, em janeiro foram feitas 55.489 visitas em residências, comércios e pontos estratégicos da Capital. Do total de imóveis visitados, 34 foram abertos com utilização de alvará judicial. Os depósitos de larvas existentes nos locais foram eliminados.

Os bairros com maior proliferação das doenças foram atendidos por meio de borrifação (fumacê), que percorreu 5.622 quarteirões na primeira quinzena do mês. 

O serviço precisou ser interrompido durante alguns dias por conta das chuvas.

A prefeitura registrou ainda 494 denúncias da população em relação a casas fechadas, terrenos baldios, empresas irregulares e outros casos de possíveis criadouros do mosquito.

O Exército Brasileiro, parceiro da prefeitura no combate a epidemia, recolheu 15.444 pneus em janeiro e 26.208 em dezembro. 

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Eventos em Campo Grande neste fim de semana



Autopsia – A peça é dividida em dois atos, com cinco das mais emblemáticas obras do “autor maldito”, Plinio Marcos. Em cena os sete atores da companhia Sutil Ato de Brasília.

Dia: sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31)
Horário: 19h – Ato I // 21h – Ato II
Local: Teatro do Prosa, no Sesc Horto que fica na Rua Anhanduí, n° 200                                                     Entrada: O espetáculo é gratuito mas os ingressos devem ser retirados com antecedência no Sesc Morada dos Baís. Uma pessoa pode adquirir no máximo dois ingressos dos 230 lugares disponíveis para a peça, nos 3 dias.

Shows

Bee Gees Alive – O cover que é considerado um dos três melhores covers em tributo a banda do mundo, chega a Campo Grande. A apresentação é única e os ingressos estão esgotando.

Dia: sábado (30)
Horário: 21h
Local: Palácio Popular da Cultura no Rubens Gil de Camilo – Parque dos Poderes                                         Entrada: De R$ 30,00 até R$ 100,00


Poesia na Calçada – Em seu novo endereço a loja de discos promove a terceira edição do projeto Poesia na Calçada. Além do espaço livre para as leituras de poemas, de preferência autorais, haverá também um show semi acústico da banda Venusianos.

Dia: sábado (30)
Local: Dom Aquino, 681                                                                                                                 Participação Gratuita


Fuscas e derivados – de volta aos anos 70 - Neste sábado (30) vai acontecer um encontro de carros antigos, fuscas e derivados no Nômade Food Park a partir das 18h. Dia para rever os carros que marcaram os anos 70: design vintage, com capôs e faróis arredondados, e motores descomplicados.

Dia: sábado (30)
Horário: a partir das 18h
Local: Nômade Food Park - Avenida Ceará com a Ricardo Brandão, em frente da Uniderp                               Entrada: Gratuita

Carnaval

Bloco Língua Preta 3 anos – Todo mundo é língua preta , sim então um dos blocos mais novos de Campo Grande comemora, durante todo o final de semana, seu terceiro aniversário. Hoje a folia do bloco acontece no Vai ou Racha e em seguida no Bar Valu, amanhã na Igrejinha durante o esquenta da Valu e domingo, durante o último esquenta do Capivara Blasé no barracão da Vila Carvalho.

Dia: sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31)
Horário: sexta-feira (19hVai ou Racha - 22h Bar Valu), 17h no Cordão Valu e domingo no barracão da Vila Carvalho.
Local: Sexta - Vai ou Racha, rua 14 de Julho esquina com a Euller de Azevedo; sábado - Escola de Samba Igrejinha no prolongamento da Avenida Ernesto Geisel e domingo na rua Joaquim Manoel de Carvalho, 395 Vila Carvalho
Evoé Baco e Vai Quem Vem – Este vai ser o segundo e último esquenta do Evoé antes do Carnaval. O esquenta acontece junto do Vai quem Vem, o caçulinha dos blocos desse ano.

Dia: sexta-feira (29)
Horário: 19h
Local: Conveniência Vai ou Racha, rua 14 de Julho esquina com a Euller de Azevedo.

Cordão Valu – No sábado é dia do Valu também promover o seu último pré-carnaval antes da folia.

Dia: sábado (30)
Horário: 17h
Local: Escola de Samba Igrejinha no prolongamento da Avenida Ernesto Geisel                                           Entrada: R$ 10,00

Lançamento das Fantasia da Vila Carvalho – Muito samba, pagode e o som contagiante da bateria Poderosa nesta sexta-feira, dia em que a Vila apresenta as fantasias que vão colorir a avenida no grande dia.

Dia: sexta-feira (29)
Horário: 17h
Local: Joaquim Manoel de Carvalho, 395 Vila Carvalho                                                                             Entrada: a partir das 20h

4° Esquenta Capivara – O barracão da Vila também recebe no domingo, o último pré-carnaval do Bloco Capivara Blasé.

Dia: domingo (31)
Horário: 17h
Local: Joaquim Manoel de Carvalho, 395 Vila Carvalho                                                                             Entrada: free até as 18h após R$ 10,00

Matinê Cross Kids – O Studio Funcional Infantil Cross Kids irá realizar nesse domingo dia 31/01 às 14h uma matinê de carnaval infantil no clube carandá. Será uma tarde de muita alegria e diversão para toda a família.

Dia: domingo (31)
Horário: 14h
Local: Studio Cross Kids, Rua Dr. Arthur Jorge, 2733.                                                                             Entrada: R$ 25,00 infantil e R$ 30,00 adulto. Informações: 8177-7174 ou 3211-2686

Bares e Casas Noturnas
Blues Bar – Esta sexta vai ser de Black Di Boá e Fábio Brum e amigos no Blues. Já o sábado vai ser de homenagens com tributos a Jimi Hendrix, com banda Inexperience em seguida tributo a Janis Joplin por Xandra Joplin. No domingo tem Blues de Domingo, com Whisky de Segunda e convidados.

Dia: sexta-feira (29), sábado (30)
Horário: 20h
Local: Rua 15 de Novembro, 1186
Entrada: sexta-feira R$ 10,00 e sábado R$ 20,00

Barfly – Neste sábado o Fly organiza mais uma festa temática com a Unicorn MarRihana, com o melhor dos sucessos de uma das divas do pop. A também acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Juiz de Fora, Sorocaba, Goiânia, Campinas, Petrópolis, Ribeirão Preto.

Dia: sábado (30)
Horário: 23h
Local: Rua Pajuçara, 201
Ingressos: de R$ 15,00 até R$ 35,00.

21 Music Bar – O sábado promete no fim de semana do 21. As bandas Haiwanna e Dalla Clube, fazem tributo aos Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós e Cássia Éller. Boa pedida para os fãs do rock nacional.

Dia: sexta-feira (30) Horário: 21h
Local: Rua São Vicente de Paula, 160
Entrada: R$ 15,00 feminino e R$ 20,00 masculino

Barbaquá Botequim- Variedade de sons e estilos resumem o fim de semana no botequim. Hoje tem o som performático do Santo Chico, a voz mança de Lilian Caramuja e Trio de Bolso. Amanhã, tem samba, pagode e forró com grupo Casual e Forró Cerrado.

Dia: sexta-feira (29) e sábado (30)
Horário: 22h00
Local: Rua Rio Grande do Sul, 382
Informações e reservas: 9219-0808 e 9293-8171; Mulher com nossa lista entra free ate as 23h;

Jack Music Pub – Hoje é dia de Sexta Brazuca com Haiwanna, amanhã quem abre a noite é Diego Maderal na noite que ainda tem a galera da Barata Tonta. Domingo é dia de Rivers.

Dia: sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31)
Horário: de quarta a sábado, a partir das 18h, e domingo, a partir das 17h
Local: Rua 15 de Novembro, 2098
Ingressos: sexta e sábado R$ 10,00 (feminino) e R$ 15,00 (masculino). Domingo free.

Genuíno Bar e Destilaria – Clube do Choro em mais um Choro ao Por do Sol, contemplado diretamente do bairro Amambai.

Dia: sábado (30)
Horário: 17h
Local: Rua Aporé, 97
Couvert Artístico: R$ 5,00

Bar Valu – O bar que é um dos redutos da boa música na cidade, hoje além de muito samba de “Outros Carnavais” o bar também recebe as comemorações do bloco Língua Preta.

Dia: sexta-feira (29) Horário: 21h
Local: Rua Treze de Maio, 4541
Entrada: R$ 15,00

Motorcycles Bar – Hoje tem Shufle 67 no pub e amanhã Vinil de Pedra. No domingo tocam Barata Tonta e Fábio Brum.

Dia: sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31)
Horário: 21h
Local: Avenida Fabio Zahran, 6171
Entrada Gratuita

Coronas Pub – Hoje tem Kid e Kenner. Maicon Balbino e Ricardo e Gael no Coronas. Amanhã tocam Kleber e Ruan e Carlos Henrique e Matheus. No domingo tem Carrilho e a dupla Fred e Victor.

Dia: sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31)
Horário: 21h
Local: Rua Euclides da Cunha, 719
Valores: R$ 25,00 mulher e R$ 40,00 homem. Enviando nomes para a lista, R$ 10,00 feminino e R$ 20,00 masculino. Lista pelo whatsapp 9877-8385


Non Stop Club – Hoje tem mais uma edição da festa “Blackout” na Non. Amanhã a atração principal é o Dj paulistano Rick Braile.

Dia: sexta-feira (29) e sábado (30)
Horário: 23h00
Local: Rua Pimenta Bueno, 127
Informações: Lista free com entrada até 01h00 | listanonstop@hotmail.comlistanonstop@hotmail.com (enviar nomes até as 21h).

DAZA – Na onda do “meme” viral Diferentona, hoje rola a festa de mesmo nome na Daza. Amanhã a atração da casa é Inês Brasil, mas os ingressos estão esgotados.

Dia: sexta-feira (29) e sábado (30)
Horário: 23h
Local: Avenida Marechal Rondon, 2181
Ingressos: sexta-feira R$ 25,00

Feat.Club – “Sharap Miss You”. Na festa que foi pensada para reaproximar os amigos distantes, os que confirmarem presença e irem a festa pagam apenas um ingresso. Tocam Ramonna Blair, Pablo Pacheco e Roberto Stark.

Dia: sábado (30)
Horário: 23h30
Local: Avenida Calógeras, 3302
Ingressos: R$ 20,00 até 00h

White Music Life – O DJ cuiabano Diego Rieira é quem toca neste sábado na casa.

Dia: sábado (30)
Horário: 23h00
Local: Avenida Mato Grosso, 2090
Informações e reservas: 9145-8025

Ladob Campo grande News

Neymar quer trabalhar com Guardiola e mira futuro nos EUA

Band


Neymar não esconde de ninguém que está feliz no Barcelona, mas os planos do craque brasileiro para o futuro estão longe da Catalunha. Em uma entrevista para o site de um patrocinador, o atacante revelou que deseja atuar na crescente liga dos Estados Unidos e também destacou a vontade de trabalhar com Pep Guardiola.

"É muito difícil dizer sobre a vontade de atuar em outros países. Ninguém sabe o dia de amanhã, mas estou muito feliz onde estou, aqui no Barcelona. Eu tenho o desejo de voltar ao Brasil algum dia e também gostaria de atuar nos Estados Unidos. Estes são os dois países que gostaria de jogar mais para a frente na minha carreira", disse Neymar.

"Guardiola é um cara que realmente eu admiro e que adoraria trabalhar junto", disse o brasileiro.

Grande nome da seleção brasileira, o jogador disse que o país pode chegar como um dos favoritos ao título da Copa do Mundo de 2018, mas admitiu que a preparação precisa ser maior do que no Mundial disputado em  casa no ano passado.

"O Brasil pode ganhar a Copa de 2018 por ser o Brasil, todas as competições que formos disputar seremos um dos favoritos. Estaremos entre os favoritos, mas é fácil chegar e falar que o Braisl pode vencer. Temos que trabalhar, treinar e nos preparar muito mais do que na Copa passada para que a gente possa ganhar", analisou.

Rihanna lança álbum Anti gratuitamente


Band  Foto:Arquivo


Após muito suspense, o oitavo álbum da cantora Rihanna foi lançado na madrugada desta quinta-feira, dia 28. Batizado de "Anti", o CD conta com 13 músicas e está disponível exclusivamente pela plataforma de streaming "Tidal".
   
Segundo a imprensa norte-americana, a exclusividade do serviço durará por uma semana e depois será disponibilizado por outros canais. O lançamento foi feito de surpresa, com apenas um anúncio nas redes sociais da artista e da plataforma.
   
A novidade do álbum é que alguns singles que foram divulgados pela cantora nos últimos anos não entraram em "Anti". "Bitch Better Have My Money", que conta com um clipe de produção hollywoodiana, "American Oxygen" e "FourFive Seconds", gravada em parceria com Paul McCartney e Kanye West, não foram selecionadas.
   
Além da música "Work", feita em parceria com o rapper Drake e divulgada nessa quarta, dia 27, o álbum conta com outra participação especial, a canção "Consideration", feita ao lado da cantora norte-americana SZA.

Apple faz recall de adaptadores de tomada que davam choques nos usuários

Tecmundo


A Apple acaba de anunciar um recolhimento voluntário de adaptadores de tomada que vinham sendo distribuídos pela empresa há mais de 10 anos. Segundo a empresa, o motivo para o recall dos acessórios de dois pinos foi o risco de que seus usuários sofressem choques elétricos ao encostar em partes específicas do produto no “raro caso” de ele quebrar.

Os equipamentos afetados foram feitos para uso na Argentina, na Austrália, no Brasil, na Coreia do Sul, na Europa continental e na Nova Zelândia. Segundo a Maçã, os adaptadores em questão foram enviados entre os anos de 2003 e 2015 e acompanhavam os computadores Mac e alguns dispositivos movidos a iOS. Além disso, o acessório foi vendido como parte do Apple World Travel Kit e já teve 12 incidentes registrados ao redor do mundo.

O recolhimento não afeta qualquer dos adaptadores de força USB da empresa de Cupertino e também não se aplica aos produtos vendidos no Canadá, na China, nos Estados Unidos, em Hong Kong, no Japão e no Reino Unido. No ano passado, a Maçã também realizou um recall do alto-falante Beats Pill XL, citando casos em que o aparelho havia superaquecido e oferecido risco de incêndio, e também criou um programa de substituição da câmera traseira de alguns iPhones 6 e 6 Plus.

Prefeitura convoca técnicos de enfermagem para cobrir deficit


A Secretaria Municipal de Administração de Campo Grande convocou 80 técnicos de enfermagem que realizaram concurso em 2013. A relação de candidatos foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (29) e a apresentação dos convocados foi marcada para esta segunda-feira (1º).

Para efetivar a posse no cargo, os profissionais precisam se apresentar na sede da secretaria, que fica na Avenida Ernesto Geisel, 4.009, Centro, esquina com a Rua 26 de Agosto. Para os classificados entre a 329º ao 368º, o horário de apresentação começa às 08h00. Já entre o 369º e 408º, é de 13h30.

A convocação foi assinada pelo titular da pasta, Ricardo Trefzger Ballock. Para tomar posse, os técnicos de enfermagem precisam apresentar uma série de documentos que consta no

João Bosco & Vinicius faz show de abertura da 42ª Exporã



A dupla sertaneja João Bosco & Vinicius faz o show de abertura da 42ª EXPORÃ – Exposição Agropecuária de Ponta Porã (MS) que acontece de 5 à 13 de março no Parque de Exposições Alcindo Pereira em Ponta Porã (MS), na fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai.). 

No show de abertura a dupla vai cantar o novo sucesso “Ponto fraco”.

À beira da segunda década de carreira, João Bosco & Vinicius lançaram a Turnê “Indescritível”, o trabalho mais artesanal da dupla até hoje – pinçaram 14 de 800 músicas e tocaram o projeto da primeira à última linha, dos arranjos aos timbres.

Emplacando os sucessos “Sorte é Ter Você”, que ganhou um clipe gravado e produzido nas cidades de Mendoza, na Argentina, e Colonia Del Sacramento, noJB e Vinicius Uruguai.

Paralela à turnê do disco “Indescritível”, a dupla lançou em 2015 o disco “Estrada de Chão”. Nesse projeto, João Bosco e Vinicius procuraram gravar alguns clássicos da música sertaneja que os acompanhou durante a infância, os 10 anos de shows em barzinhos e também na carreira profissional. Em cada música eles são acompanhados pelos intérpretes originais da canção, ídolos da dupla. O CD conta ainda com a faixa bônus, “Amiga Linda”, lançada em fevereiro de 2015 que chegou ao top das paradas. O disco foi produzido por Dudu Borges, César Augusto e Ed Junior. A direção geral ficou por conta de João Bosco, Vinicius e Euler Coelho.

Postos de Venda da 42ª Exporã

Os postos de venda para adquirir passaportes, ingressos, camarotes é no Sindicato Rural de Ponta Porã, Padaria Requinte, Tenda da Avenida Brasil. Em Dourados na Banca do Ticão e em Amambaí na Loja KM Magazine (67) 3481.1359.

Ingressos Pista João Bosco e Vinicius primeiro lote R$ 25 reais, segundo lote R$ 30 reais, terceiro lote R$ 40 reais; ingressos Vip primeiro lote R$ 40 reais, segundo lote R$ 50 reais, terceiro lote R$ 70 reais; Ingresso Camarote Imaginário Pub primeiro lote R$ 70 reais, segundo lote R$ 90 reais e terceiro lote R$ 110 reais.

Informações sobre venda de bangalôs contatar (67) 3433.3044. Quem for à Exporã poderá comprar passaporte, camarote e bangalôs utilizando cartões de credito. Passaporte primeiro lote R$ 70 reais, segundo lote R$ 80 reais.

Passaporte Camarote primeiro lote R$ 190,00 segundo lote R$ 220,00 terceiro lote R$ 250,00.

Agenda de Shows da 42ª Exporã

05/03 - Sábado - João Bosco e Vinicius
10/03 - Quinta-feira - Maiara e Maraisa
11/03 - Sexta-feira - Gusttavo Lima, Max Moura e Cristiano
12/03 - Sábado - Bruno e Barreto

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Mães de crianças com microcefalia receberão auxílio

Band

Mães de crianças diagnosticadas com microcefalia - malformação congênita em que a criança nasce com a cabeça menor do que o normal - poderão se inscrever para receber um auxílio de até um salário mínimo por mês.

 O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informa que a ajuda faz parte do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. 

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, apresentou o plano de participação das Forças Armadas no combate ao mosquito da dengue. Cerca de 220 mil militares, o equivalente a 60,4% do total do efetivo estarão envolvidos nas ações

Capital terá Carnaval com desfile de escolas de samba, blocos e marchinhas


Campo Grande terá, para o Carnaval 2016, desfile de escolas de samba e festa de rua com cordões e blocos, além das tradicionais marchinhas de carnaval na Praça dos Imigrantes.

A Fundac vai contribuir na infraestrutura necessária para o carnaval com profissionais e estrutura física e técnica como som, iluminação, arquibancada e banheiros químicos. 

Também irá contar com apoio de profissionais do Iphan/MS (Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico Nacional), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Sesau/Samu (Secretaria Municipal de Saúde Pública) Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Polícia Civil. 

A festa de carnaval que acontecia na avenida Fernando Corrêa da Costa foi cancelada devido à crise financeira.

Marco abre exposição do artista plástico Aecio Sarti

“Céu de Querubins  – Almas Gêmeas”, é a  exposição do artista plástico sergipano Aecio Sarti que vai estar em evidência no MARCO (Museu de Arte Contemporânea). 

A abertura irá acontecer no próximo dia 04 às 19h30min. Três palestras também fazem parte  programação.  

A exposição reúne pinturas, fotografias, poemas e projeções audiovisuais que documentam a pintura dos querubins – anjos considerados mensageiros de Deus e símbolos da justiça divina, mas que também possibilitam o encontro das almas  gêmeas, na convicção do artista. Um vasto material fotográfico de Gustavo Massola e poemas de Deise Justus também fazem parte da exposição.

Transformada em tela, a lona de 12 metros de largura por 8 de altura ficou pequena para as dezenas de querubins pintados pelo artista plástico.  Cobrindo a carroceria de um caminhão, a obra nesta “tela” gigante rodou as estradas do Brasil, tornou-se tema de documentário e agora ganha exposição inédita no MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul).

Serviço: 

A exposicão „“Céus de Querubins – Almas Gêmeas”  estará aberta ao público a partir de 04 de fevereiro até o dia 06 de março,  de terça a domingo das 11h às 17h. 

O MARCO fica localizadona Rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas. Mais informações:  (67) 3326-7449.

Cofre secreto é encontrado em casa de Escobar

Band     Foto:Arquivo

Após demolir a mansão do traficante Pablo Escobar, as equipes de busca que atuam no local encontraram um cofre secreto escondido debaixo de uma grande parte da fundação na entrada da residência, que fica em Miami.

Segundo o dono do terreno, Christian de Berdouare, a peça será guardada em um banco até que uma ordem judicial autorize a abertura do cofre – que pesa mais de 200 quilos, segundo o jornal "El Nuevo Herald". Em entrevista ao site "Business Insider", Berdouare contou que está ansioso para saber o que está escondido ali, mas o que quer mesmo "é destruir a casa para que a energia negativa desse homem vá embora".

O novo proprietário da residência de 680 metros quadrados comprou o local em 2014 por US$ 10 milhões e agora decidiu vendê-lo para uma construtora, que fará um prédio no local. 

Essa é a terceira vez que as equipes de buscas encontram um item escondido na residência, que começou a ser demolida no dia 19 de janeiro. 

Antes, eles acharam um pacote com um conteúdo pastoso e branco – que está sendo analisado – e outro cofre, escondido sob o piso de mármore. O item, no entanto, foi roubado antes mesmo de ser analisado e ainda é procurado pela polícia.

Governo define folgas para 2016



Foram definidos nesta quinta-feira (28) os dias que serão ponto facultativo para servidores do Governo do Estado em razão dos feridos deste ano. Nos primeiros dias de fevereiro, por conta do Carnaval, serão 4 dias e meio de folga.

Segundo o decreto assinado pela vice-governadora Rose Modesto (PSDB), no mês que vem, haverá ponto facultativo da segunda-feira (8) até às 13 horas da quarta-feira (10). Dessa forma, os trabalhadores param na sexta-feira e voltam na quarta-feira de cinzas.

As próximas folgas para os servidores estaduais serão nos dias 24 e 25 de março, na Semana Santa.
Confira abaixo a lista completa com os feriados e pontos facultativos de 2016:

DATA  EVENTO
8 de fevereiro Carnaval (ponto facultativo)
9 de fevereiro  Carnaval (ponto facultativo)
10 de fevereiro  Quarta de Cinzas (ponto facultativo até às 13 horas)
24 de março Semana Santa (ponto facultativo)
25 de março Semana Santa (feriado)
21 de abril Tiradentes (feriado nacional)
22 de abril ponto facultativo
1 de maio Dia do Trabalho (feriado)
26 de maio Corpus Christi (ponto facultativo)
27 de maio ponto facultativo
7 de setembro Independência do Brasil (feriado)
10 de outubro Ponto facultativo
11 de outubro  Criação do Estado (feriado)
12 de outubro  Nossa Senhora Aparecida (feriado)
28 de outubro Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
2 de novembro Finados (feriado)
14 de novembro Ponto facultativo
15 de novembro Proclamação da República (feriado)
25 de dezembro Natal (feriado nacional)

MS está com quase metade das cidades em situação de emergência


Quase metade dos municípios de Mato Grosso do Sul está em situação de emergência por conta de estragos causados pelas chuvas. 

As localidades adicionadas a essa lista mais recentemente foram Deodápolis, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Taquarussu, Nioaque, Ivinhema, Caracol e Dois Irmãos do Buriti.

O decreto, publicado na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado, foi assinado pela governadora em exercício Rose Modesto (PSDB).

Já são 39 cidades em situação de emergência, de um total de 79, que foram atingidas pelas chuvas entre dezembro do ano passado e janeiro.

 O grande volume pluviométrico causou diversos estragos, deixou famílias ilhadas e principalmente danificou estradas.

Segundo o decreto, a dificuldade no escoamento da produção agropecuária é um dos principais entraves nessas cidades.

 "Os municípios afetados têm sua economia baseada na agropecuária, atividade que enfrenta graves impedimentos quanto ao seu regular exercício, principalmente no que tange aos seus procedimentos básicos, quais sejam, trato com a terra, escoamento de safra, comercialização do leite, abate de bovinos", informou a publicação.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil analisou a situação e foi favorável à declaração da situação de emergência, que vai durar 180 dias.

Com o ato, o governo do Estado deve autorizar convocação de voluntários para ajudar na reconstrução de áreas atingidas e pode promover campanhas de arrecadação de recursos para assistência às famílias.

Para a reconstrução de estradas, a administração estadual também pode realizar contratação de empresa sem a necessidade de licitação, para obras no período de 180 dias consecutivos

Governadora lança 500 vagas do Vale Universidade


Correio do Estado

Processo seletivo para 500 vagas do Vale Universidade foi lançado, nesta quinta-feira (28), em Campo Grande.

A governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), ressaltou que a oportunidade possibilita ampliar o acesso ao ensino superior mediante desconto na mensalidade das instituições privadas e bolsa auxílio aos estudantes das públicas.

“Fui aluna bolsista [no curso de História] e sei o quanto é importante investir em alunos que logo estarão contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, pontuou Rose Modesto.

Dentre os dois mil universitários atendidos pelo programa está Valdneya Penteado, de 34 anos. Mãe de quatro filhos, ela cursa Administração e realiza estágio como contrapartida do benefício.

A possibilidade de colocar na prática a teoria garante não apenas bagagem profissional, mas também sair do ensino superior sem débitos pendentes.

Indígenas terão processo seletivo em março, com oferta de 170 vagas. As regras, no entanto, devem sofrer nova regulamentação. Hoje 30 deles são beneficiados pelo Vale Universidade Indígena.

REGRAS

Podem requerer o benefício acadêmicos matriculados em curso presencial de licenciatura e bacharelado nas instituições conveniadas ao programa. É preciso comprovar residência há mais de dois anos no Estado, renda familiar inferior a R$ 2.896, além de não ser beneficiário de programas semelhantes e ter registro de reprovação em disciplinas.

Classificação preliminar será divulgada em 3 de março, sendo necessário o pré-selecionado comparecer em dia e hora designados em publicação no Diário Oficial. Pelo benefício, os aprovados realizarão estágio de 20 horas semanais em instituições indicadas pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). O contrato é renovado a cada seis meses.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Morre Abe Vigoda, ator de "O Poderoso Chefão"

Folhapress    Foto:Reprodução


Abe Vigoda, que deu vida ao mafioso Salvatore Tessio no filme "O Poderoso Chefão", morreu nesta terça-feira (26) aos 94 anos. A notícia foi divulgada pela filha do ator, Carol Vigoda Fuchs, à Associated Press.

Vigoda morreu de causas naturais durante o sono na casa da filha em Woodland Park, Nova Jersey. "Ele nunca esteve doente", afirmou Carol.

Nascido em Nova York em 1921, o ator frequentou a Theater School of Dramatic Arts em Carnegie Hall. No começo dos anos 1950, fez pontas em comédias de Jimmy Durante e Ed Wynn para a TV.

Trabalhou no teatro por 30 anos: viveu personagens como João de Gante em "Ricardo 3º" - seu papel favorito, costumava dizer - e Abraham Lincoln na comédia "Tough to Get Help".

Teve uma carreira obscura até ser escalado por Francis Ford Coppola em "O Poderoso Chefão". Seu personagem é um velho amigo de Vito Corleone (Marlon Brando), que busca o controle da família após sua morte. Para isso, tenta matar Michael Corleone (Al Pacino), mas é enganado e assassinado.

"Quando eu era jovem, me disseram que o sucesso deveria vir na juventude. Descobri que isso é um mito. Minhas experiências me ensinaram que, se você realmente acredita no que faz, o sucesso pode vir em qualquer idade", declarou o ator, refletindo sobre seu sucesso tardio - o longa de Coppola estreou quando ele tinha 51 anos.

O sucesso do filme alçou a imagem e a voz de Vigoda à fama, mas foi ao lado de Hal Linden na comédia para a TV "Barney Miller" que conquistou reconhecimento.

Vigoda atuou no seriado de 1975 a 1977, quando estreou a série solo "Fish", cancelada após uma temporada e meia. O ator retornou a "Barney Miller" como convidado, mas as aparições especiais foram encerradas por disputas salariais.

Ele foi casado duas vezes, mais recentemente com Beatrice Schy, que morreu em 1992. Teve duas filhas com sua primeira mulher, Sonja Gohlke, também morta. Vigoda deixa a filha Carol, três netos e um bisneto

Mark Zuckerberg mostra seu armário com camisetas iguais

FolhaPress


Mark Zuckerberg pode ter virado um dos bilionários mais poderosos do mundo, mas continua se vestindo como um adolescente nerd.

Com preguiça de escolher seus "looks" todo dia, o criador do Facebook subverteu a ditadura da moda, reduzindo suas vestimentas a várias camisetas iguais de mescla cinza, agasalhos da mesma cor e calças jeans.

Se observarmos bem a galeria de fotos do empresário, de fato é isso mesmo que ele está sempre vestindo. Exceto num encontro com Obama, em que se rendeu ao terno.

Em sua página no Facebook, Zuckerberg mostrou o impressionante armário, que mais parece saído de uma história em quadrinhos.

"Primeiro dia após a licença-paternidade, o que devo vestir?", brincou ele, que acaba de ser pai de sua primeira filha, Maxima.

Hospital Universitário retoma serviço de radiologia

Correio do Estado


Depois de um jejum de oito anos, o serviço de radiologia  do HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul voltará a funcionar. Pelo menos é o que promete o superintendente do hospital, Cláudio Wanderley Luz Saab. 

Apesar da administração do HU atribuir a retomada do serviço a um esforço administrativo, a notícia vai ao encontro de uma determinação do MPF (Ministério Público Federal), que conseguiu, em ação ajuizada em 2012, sentença judicial favorável obrigando o Hospital Universitário a receber recursos do Ministério da Saúde para a reativação dos serviços de radiologia, parado desde 2008.

Conforme constatado na Operação Sangue Frio, em 2012,  UFMS recusou investimentos para favorecer um esquema de corrupção que beneficiava clínicas particulares para realização da radioterapia. O MPF entendeu que a opção da de recusar os recursos, terceirizando os trabalhos de radioterapia ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão, é contrária ao interesse público, “ainda mais em se tratando de escolha que pode suprimir o exercício de direito fundamental à saúde”.

Com a decisão, verba federal do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS(Sistema Único de Saúde) será destinada para a compra de equipamentos e serviços para o tratamento contra o câncer no estado e cabe à UFMS a contratação de profissionais necessários.

Ainda de acordo com o superintendente do HU, o primeiro serviço a funcionar no setor será o ambulatorial, em meados de fevereiro, voltando em seguida a parte cirúrgica. Para o retorno da radioterapia, o hospital está em tratativas com o Ministério da Saúde para a liberação do aparelho de acelerador linear. “Teremos que adaptar um espaço do hospital para abrigar o aparelho. Depois de construído o local, o MS deve aprovar o espaço para assim enviar o acelerado linear”, explicou o superintendente.

Para que a reabertura seja possível, diversos o hospital listou uma série de esforços realizados pela administração em 2015, tais como a convocação dos concursados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a compra de medicamentos para o setor.

Na visão do judiciário, “a implantação do Plano de Expansão implicará não apenas no aumento da capacidade de diagnóstico, da quantidade de tratamentos e da qualidade desses tratamentos, a uma população cuja demanda já se encontra muito superior à oferta, mas implicará também numa capacitação técnica e no incentivo da produção de equipamentos no país.”

Caso a UFMS viole a decisão e não adote todas as medidas necessárias para receber e manter em funcionamento o setor de radioterapia no HU, está sujeita à multa diária de R$ 3 mil.

Festa pré-carnaval é promovida de graça em praça da Capital



Festa pré-carnaval será promovido, com entrada gratuita, na Praça do Imigrantes, na Rua Rui Barbosa, Centro de Campo Grande, a partir das 19h da sexta-feira (29).

Conforme informações da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), a animação do Grito de Carnaval será feita pela banda Maestro Vandão e os Tequilas e do Grupo Daran e Cia de Show.

A intenção é resgatar os antigos carnavais com as tradicionais marchinhas de carnaval. Na ocasião, a Associação dos Artesãos da Praça distribuirá colares havaianos aos primeiros 100 foliões que chegarem ao local no evento. A praça conta com 30 lojas com venda de artesanato com a participação de mais de 50 artesãos.

Cronograma do Mutirão de Combate ao Aedes aegypti,em campo Grande

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação) informam o cronograma de atividades para os meses de janeiro e fevereiro. 

Dias 30 e 31 de janeiro – Parque do Sol
Local: Rua Leopoldina de Queiroz Maia (toda a extensão)

Dias 06 e 07 de fevereiro – Jardim Panamá
Local: Praça da Rua Sagarana.

Dias 13 e 14 de fevereiro – Vila Popular
Local: Unidade Básica de Saúde Popular - Vespasiano Barbosa Martins (UBS)
R. Dalila Siqueira, 736 - Vila Popular

Dias 20 e 21 de fevereiro – Bairro Universitário
Local: Unidade Básica de Saúde Universitário - Dr. Germano Barros de Souza (UBS)
Rua Marquês de Olinda - s/n – Universitário

Dias 28 e 29 de fevereiro – Nova Lima
Local: UBSF NOVA LIMA - Dra. Márcia Guedes de Sá Earp
R. Padre Antônio Franco, s/nº entre as Ruas Júlio Prestes e Eugênia Lima

Poderá haver alterações nas datas, caso as equipes não consigam terminar a ação no dia programado.

Obama pede pressa no desenvolvimento de vacina contra zika



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu nesta terça-feira (27) com seus principais assessores de saúde e segurança nacional para discutir o surto do vírus zika nas Américas.

Ele pediu pressa no desenvolvimento de uma vacina e de tratamentos contra a doença. Um estudo feito por médicos do Canadá estima que 60% da população norte-americana é vulnerável ao vírus.

Depois de emitir um alerta a mulheres grávidas para que evitem viagens ao Brasil e a outros 13 países da América Latina e Caribe, as autoridades dos EUA intensificaram o estudo sobre a possível ligação entre o zika e casos de bebês com microcefalia -má-formação cerebral que pode trazer limitações graves ao desenvolvimento da criança.

Na segunda-feira, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estimou que o vírus se espalhará por toda a América, com exceção de Canadá e Chile.

Segundo a Casa Branca, Obama ouviu dos especialistas como o vírus poderia se espalhar pelos EUA e que consequências econômicas isso teria para o país.

"O presidente enfatizou a necessidade de acelerar os esforços de pesquisa para tornar disponíveis exames de diagnóstico melhores, desenvolver vacinas e tratamentos e garantir que todos os americanos tenham informação sobre o vírus zika e as medidas que podem tomar para se proteger melhor do contágio", diz o comunicado distribuído pela Casa Branca.

Após 14 anos, série Arquivo X volta a emocionar fãs

Agência ANSA


Cerca de 14 anos se passaram desde que uma das séries mais importantes da década de 1990 deixou de ser produzida. Porém, os brasileiros puderem voltar a acompanhar a história do agente do FBI, Fox Mulder, e da médica Dana Scully na noite desta terça-feira (26).    

Mesmo sem o orçamento dos primeiros nove anos, a série terá seis episódios de uma hora cada e continuará investigando os casos inexplicáveis em que a resposta parece ser uma abdução extraterrestre.    

A série é conhecida mundialmente como a "mãe das séries" e foi um enorme sucesso de público e de crítica, tendo vencido 16 prêmios Emmy e cinco Globos de Ouro. Nos Estados Unidos, onde estreou um dia antes, a retomada atingiu grandes níveis de audiência. No domingo (24), foram 16,2 milhões de espectadores. 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Inscrições para concurso público começam hoje

Correio do Estado


O prazo para inscrições para os dois concursos da prefeitura de Campo Grande começa nesta segunda-feira (25) e vai até 23 de fevereiro. Ao todo, são mais de 2 mil vagas para diferentes cargos de nível superior, médio e fundamental.

Os postos são para arquiteto, administrador, professor, bacharel em direito, biólogo, engenheiro em diferentes áreas, geógrafo, enfermeiro, médico, médico veterinário, entre outros.

De acordo com a prefeitura, são 1.141 oportunidades para mais de 13 profissões, 645 vagas para professores, 100 para agentes de endemias e 210 para agentes comunitários de saúde.

As taxas de inscrições são de R$ 100 para cargos de nível superior; R$ 80, para ensino médio e R$ 60, ensino fundamental.

Os salários variam entre R$ 797,42 a R$2.516,72, mais benefícios. A carga horária de trabalho também pode ser de 40 horas a até 12 horas, dependendo da vaga.

As provas acontecem no dia 17 de abril para vários cargos, tanto no período matutino, como para o vespertino. Para os cargos de professor, a avaliação vai ser realizada em 10 de abril.

Para saber mais detalhes, como número de vagas, salário e inscrições, o site de acesso é este. O edital para o concurso de professores pode ser acessado aqui. Informações com relação aos demais cargos, entre neste link.

VALIDADE

A validade do concurso será de dois anos, contados da data da publicação da sua homologação e no interesse da administração municipal. Ele pode ainda ser prorrogado por igual período.

Banda Eufohria lança clipe


Rockdeverdade

A banda de rock alternativo Eufohria, de Brasília, lançou clipe para a faixa “Sombras Da Noite“, música que está presente no EP “O Despertar“.
A música sombras da noite fala sobre as impurezas de uma cidade e puxa uma reflexão sobre o que cada um de nós pode fazer para acabar com essas impurezas e coisas ruins. No refrão,”eu vi o fim/e não é assim que tudo acaba” fica nítido o sentimento de esperança na mudança e transformação para um mundo melhor.”
O clipe da versão acústica da música “Sombras da noite” trabalha com um conceito simples, um vídeo breve e interativo que consiste na caminhada do vocalista da banda, José Karnikowski, passando pelos integrantes e no fim do clipe, encontrando a luz – representada pelos fogos de artifício – mostrada pelos companheiros, assim completando o ciclo cantado no refrão: “Eu vi o fim/e não é assim que tudo acaba/procuro uma saída/alguém me mostre a luz.
O grupo é formado por José Karnikowski (vocal), Bruno Santa Rita (guitarra),Bernardo Paniago (guitarra), Pedro Ferreira (baixo) e Rafael Durand(bateria).