O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, próxima sexta-feira (18), faz a entrega do livro “Pelas ruas de Campo Grande”, do escritor Paulo Coelho Machado, a escolas da rede estadual, municipal e particular de ensino de Campo Grande. A solenidade acontece a partir das 9h, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. As doações irão compor o acervos das bibliotecas da Capital.
Na ocasião o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Hidelbrando Campestrini, vai fazer uma explanação sobre a obra e sua importância no contexto histórico e desenvolvimentista de Campo Grande. A apresentadora Marisa Machado, filha do autor, também fará uma homenagem ao escritor, por meio de um depoimento sobre a trajetória e literária do pai.
As palestras irão fornecer subsídios aos responsáveis pelas escolas, para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico no âmbito da literatura e divulgação dos autores regionais. “O resgate da obra de Paulo Coelho Machado, promovida pelo governo do estado e que enfoca os primórdios de Campo Grande, é de fundamental importância para a divulgação desse autor e da sua obra, além da nossa história”, explicou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.
“Pelas ruas de Campo Grande”
O escritor Paulo Coelho Machado legou ao Estado de Mato Grosso do Sul, em suas publicações A Rua Velha, A Rua Principal, A Rua Barão, A Rua Alegre e A Grande Avenida, relíquias da história e memória campo-grandenses.
Com invejável lucidez e pertinaz pesquisa que lhe permitiu reconstituir, fidedignamente, acontecimentos e passagens das mais rotineiras, às memoráveis dos primórdios do cotidiano da Cidade Morena, Paulo Coelho Machado constituiu-se através dessa obra como um pragmático historiador e notável memorialista.
Colhendo depoimentos, recolhendo fotos e dando vida, através dos escritos, às distintas personagens que animaram o espetáculo humano das históricas ruas da atual capital, Paulo Coelho Machado foi insubstituível nesse propósito pelo conhecimento profundo que tinha das pessoas e famílias e pela confiança que nelas inspirava.
Essas obras, agora reunidas em um só volume, indispensáveis para todo aquele que deseja conhecer um pouco da personalidade de Campo Grande, da sua trajetória humana e desenvolvimentista, dos seus trejeitos e de suas vocações, representam, antes de mais nada, uma grande declaração de amor do autor à Capital Morena, sua dileta inspiradora.
A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correia da Costa, 559. Mais informações pelo telefone 3316-9175.
Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário