![]() |
| Foto: Arquivo PMCG |
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), sancionou o reajuste de 4,39% no vencimento-base dos servidores efetivos do Poder Executivo Municipal. A medida foi publicada na edição desta segunda-feira (15) do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).
O projeto de lei havia sido aprovado pela Câmara Municipal na última quinta-feira (11), em regime de urgência e discussão única, por 18 votos favoráveis e cinco contrários.
Apesar da aprovação do índice integral, o reajuste será concedido de forma parcelada. A primeira parcela, de 2,20%, será incorporada aos salários em agosto de 2026. Os 2,19% restantes serão pagos apenas em janeiro de 2027, quando o aumento será efetivamente completado.
A medida alcança os vencimentos dos servidores ocupantes de cargos efetivos, bem como os proventos de aposentadoria e as pensões custeadas pelo Tesouro Municipal.
Ficam de fora do reajuste os servidores comissionados, os profissionais da carreira do Magistério Público Municipal, professores convocados, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, categorias que possuem regras próprias de remuneração e observam pisos salariais definidos pela legislação federal.
A nova lei também não altera valores de gratificações, adicionais, auxílios, indenizações, verbas de representação, benefícios ou outras vantagens pecuniárias cuja base de cálculo não esteja vinculada ao vencimento-base dos cargos efetivos.
Parcelamento é justificado por ajuste fiscal
Com o parcelamento, mais de nove mil servidores municipais terão de esperar até 2027 para receber o reajuste integral.
Na justificativa encaminhada ao Legislativo, a prefeita afirmou que o município mantém medidas de contingenciamento orçamentário desde março de 2025 com o objetivo de aumentar a eficiência da execução do orçamento público e garantir o equilíbrio das contas municipais.
Segundo a administração municipal, as ações incluem redução de despesas e medidas voltadas à sustentabilidade financeira, buscando preservar a capacidade de investimento e a prestação dos serviços públicos.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura publicou novo decreto prorrogando as medidas de contenção de gastos até 30 de junho de 2026. O município também aderiu ao Programa de Equilíbrio Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional, iniciativa voltada ao ajuste das finanças públicas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário