Foto: Foto: Portos RS
O carregamento de vagões manteve-se em patamar elevado
A demanda pelo transporte de grãos nos Estados Unidos manteve ritmo firme ao longo de 2025, com volumes de barcaças e vagões acima da média recente. Dados do relatório de 4 de dezembro apontam que a movimentação ferroviária de grãos Classe 1 superou a média dos três anos anteriores, refletindo um fluxo consistente das cargas pelo país.
O carregamento de vagões manteve-se em patamar elevado durante grande parte do ano. Nas últimas doze semanas, o volume ficou 9% acima da média, acompanhado por melhora nos indicadores de serviço. A velocidade dos trens, segundo a autoridade responsável, superou em 3% a referência das mesmas semanas, reforçando a eficiência do transporte terrestre.
A ausência da China no mercado de soja em outubro reduziu a pressão sobre o mercado secundário de trens. No ano passado, viagens de uma das principais operadoras custavam em média 1.280 dólares por vagão, enquanto em outubro deste ano o valor médio caiu para cerca de 680 dólares por vagão.
No transporte fluvial, o total de grãos enviado por barcaças no acumulado do ano cresceu 13%, alcançando 29,7 milhões de toneladas, resultado 10% acima da média. Os embarques de soja e trigo ficaram abaixo do esperado, mas a demanda pode reagir caso se confirmem compras recentes da China.
A atividade de carregamento de navios no Golfo do México e no Noroeste do Pacífico manteve estabilidade. No Golfo, a média semanal foi de 28 navios até 28 de novembro, ante 27 no mesmo período do ano anterior. No Noroeste do Pacífico, a média de treze embarcações permaneceu inalterada. Segundo o relatório, a suspensão temporária de tarifas entre Estados Unidos e China tende a favorecer o comércio, embora possa elevar custos do frete marítimo.
Agrolink - Leonardo Gottems

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