quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Análise: plano de Ramón Díaz não funciona em derrota do Corinthians para o Flamengo

 

                                                  Foto: Reprodução



Por Iúri Medeiros


A derrota do Corinthians para o Flamengo, na última quarta-feira, ficou marcada pela falha no plano tático de Ramón Díaz. O treinador e sua comissão técnica erraram especialmente no primeiro tempo e tiveram mais sorte do que juízo pelo revés ter sido apenas pelo placar mínimo no Maracanã.


A começar pela escalação, chamou atenção o fato do Corinthians iniciar o confronto com Rodrigo Garro e Igor Coronado juntos. Normalmente, quando o time atua com linha de quatro na defesa, a comissão opta pela utilização de três volantes e um meia armador. Diante do Rubro-Negro, Charles e Ryan foram escolhidos para proteger a linha defensiva, enquanto a outra dupla teria a responsabilidade de armar jogadas mais á frente.


No ataque, Ramón optou pela escalação de Héctor Hernández ao lado de Ángel Romero. Natural que Yuri Alberto ganhasse descanso, mas nenhum dos atacantes escalados complementa a dupla de armadores (Garro e Coronado). Os meias possuem como virtude a visão de jogo e qualidade para lançar bolas esticadas, em profundidade, e os dois jogadores mais avançados não têm como característica o ataque ao espaço.


Logo, chegamos ao primeiro problema: por mais que o time tenha adquirido mais recurso técnico no meio-campo, faltou profundidade ao ataque. O Flamengo conseguia empurrar o Corinthians, e os visitantes não tinham argumento com a bola nos pés, muito porque não havia quem obrigasse a linha defensiva rubro-negra a correr para trás. Virou então um ataque contra defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário