sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Incêndios se espalham por diversas regiões de Mato Grosso do Sul

 


                                            Incêndios devastam o Pantanal (Foto: Reprodução)


Avanço das chamas coloca 12 cidades em situação de emergência e intensifica combate ao fogo em MS

Incêndios avançam por várias partes de Mato Grosso do Sul, atingindo 32 dos 79 municípios nas últimas 48 horas. No total, o estado contabiliza 389 focos de calor ativos, conforme o monitoramento do sistema BDQueimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)


A cidade de Corumbá, no Pantanal, é a mais afetada pelos incêndios em Mato Grosso do Sul, registrando 97 focos ativos. Na sequência, estão Porto Murtinho com 45 focos e Jateí, no sul do estado, com 41. Desde junho, os incêndios florestais levaram 12 municípios a decretarem estado de emergência, agravando a situação em diversas regiões.


No sul, Ponta Porã (MS) - que fica na fronteira entre Brasil e Paraguai - já está encoberta de fumaças de incêndios vindos do país vizinho. Em Miranda, no Pantanal, as chamas assustam até os bombeiros, que estão acostumados com o combate ao fogo.


Em Sidrolândia, moradores do Assentamento Santa Mônica foram surpreendidos pela força do vento e o fogo. Faíscas levaram as chamas para propriedades rurais na quarta-feira (11). Nesta quinta (12), produtores ainda tentam apagar as chamas com ajuda de brigadistas. Na semana passada, todo o estado ficou encoberto pelas fumaças dos incêndios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário