Foto: Canva
Produção de ovos da rainha diminui após o primeiro ano de vida
A substituição anual da abelha rainha pode dobrar a produção de mel de uma colmeia, de acordo com o apicultor Hiago Alves, diretor da empresa Melífica, situada em Itambé do Mato Dentro, a cerca de 150 km de Belo Horizonte. Hiago, que também atua como advogado, fez essa descoberta após observações na propriedade de sua família, uma vez que não há pesquisas brasileiras sobre o tema. "Percebi que a produção de ovos da rainha diminui após o primeiro ano de vida, embora elas vivam até cinco anos", explica Alves.
Com base em suas experiências, ele começou a trocar a abelha rainha anualmente e notou um aumento surpreendente na produção. Além disso, Hiago passou a se dedicar à seleção de abelhas rainhas, observando características como produtividade, saúde do enxame, limpeza da colmeia e coesão do grupo. "As rainhas que apresentam esses atributos nos primeiros três meses tendem a manter o enxame saudável e produtivo ao longo do tempo", detalha o apicultor.
Hiago Alves estará entre os especialistas do setor apícola que participarão do 2º Encontro Abelheiro, evento que ocorrerá em Carazinho, Rio Grande do Sul, de 27 a 29 de setembro de 2024. O encontro promete reunir apicultores e pesquisadores para discutir inovações e práticas no manejo de colmeias. Mais informações estão disponíveis no site do evento.
Agrolink - Aline Merladete
Nenhum comentário:
Postar um comentário