sexta-feira, 19 de julho de 2024

TSE divulga limite de gastos das campanhas para prefeito e vereador

 


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou nesta quinta-feira, dia 18 de julho, os limites de gastos das campanhas para prefeito e vereador nos municípios brasileiros referentes às eleições municipais de outubro deste ano.


Os valores equivalem aos adotados nas eleições de 2016, atualizados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) — conforme fixado por lei.



Os candidatos que desrespeitaram os limites de gastos fixados para cada campanha terão de pagar multa equivalente a 100% da quantia que ultrapassar o teto definido, e podem ser enquadrados no crime de abuso de poder econômico.



São Paulo é o município com maior número de eleitores registrados: 9,322 milhões.


Os limites no município são os seguintes:


Prefeito


1º turno - R$ 67,2 milhões


2° turno - R$ 26,9 milhões


Nos municípios que tiverem segundo turno, o limite fixado para as campanhas para esta fase do pleito será de 40% do previsto no primeiro turno.


Vereador


R$ 4,77 milhões.


Os menores municípios têm limite de verba estipulado em R$ 159 mil para prefeito, e R$ 15 mil para vereador.



É o caso de Borá (SP), o menor município em número de eleitores, com 1.094 pessoas registradas para ir às urnas em outubro.


O que são os gastos de campanha?


De acordo com o TSE, o limite de gastos abrange:


a contratação de pessoal de forma direta ou indireta;


a confecção de material impresso de qualquer natureza; propaganda e publicidade direta ou indireta por qualquer meio de divulgação;


aluguel de locais para a promoção de atos de campanha eleitoral;


despesas com transporte ou deslocamento de candidato e de pessoal a serviço das candidaturas;


despesas com correspondências e postais;



instalação, organização e funcionamento de comitês de campanha;


remuneração ou gratificação paga a quem preste serviço a candidatos e partidos;


montagem e operação de carros de som; realização de comícios ou eventos destinados à promoção de candidatura;


produção de programas de rádio, televisão ou vídeo; realização de pesquisas ou testes pré-eleitorais; criação e inclusão de páginas na internet; impulsionamento de conteúdo; e produção de jingles , vinhetas e slogans para propaganda eleitoral.


Segundo a Lei das Eleições, serão contabilizadas nos limites de gastos as despesas efetuadas pelos candidatos e pelos partidos que puderem ser individualizadas.


Além disso, o partido político e os candidatos são obrigados a abrir conta bancária específica para registrar toda a movimentação financeira de campanha.




G1

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