Foto: Pixabay
O preço pago ao produtor paranaense por litro de leite posto na indústria alcançou, em maio, a média de R$ 2,47, representando um aumento de 3,4% em relação ao mês anterior. Além das elevações habituais decorrentes do período de entressafra, os esforços do governo estadual para desestimular a importação de lácteos do Mercosul e a redução da produção gaúcha também podem contribuir para a manutenção dos preços em patamares mais elevados nos próximos meses.
As informações foram divulgadas pelo Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, referente à semana de 31 de maio a 6 de junho.
Ainda em maio, conforme dados do Deral, o preço da saca de milho no atacado registrou uma leve queda em comparação a abril. A relação de troca entre o litro de leite e a saca de milho passou de 24,01/1 em abril para 23,1/1 em maio, proporcionando certo alívio ao produtor. No entanto, o produto ainda apresenta uma defasagem de 15,24% em relação ao mesmo período de 2023.
AGROLINK - Seane Lennon
Nenhum comentário:
Postar um comentário