sexta-feira, 22 de março de 2024

Vendas unitárias crescem no varejo

 

                                            Foto: Pixabay


No cenário econômico do Brasil, fevereiro de 2024 ficará marcado como um mês de crescimento robusto para o varejo alimentar. Impulsionado pelas vendas de perecíveis e bebidas, o setor testemunhou um aumento notável tanto em vendas unitárias quanto em faturamento, destacando-se um crescimento de 3,1% e 6,4%, respectivamente.



O aumento significativo no faturamento foi em grande parte resultado de um incremento nos preços, refletindo uma dinâmica de mercado que afetou positivamente os números totais do setor. Entre os produtos que lideraram esse crescimento estão ovos, iogurtes, frango in natura, refrigerantes, sucos e água. Estes itens não apenas impulsionaram o aumento das vendas em unidades, mas também contribuíram para a expansão financeira do setor, destacando-se como os principais motores desse crescimento.


Uma análise mais aprofundada revela que tanto supermercados quanto atacarejos regionais desfrutaram de uma parcela desse crescimento, embora os supermercados tenham se destacado de maneira notável. Estes registraram o maior crescimento tanto em faturamento quanto em vendas unitárias, consolidando sua posição como protagonistas do mercado varejista.


No entanto, apesar do crescimento geral, houve variações significativas entre as regiões do país. O destaque vai para a região Norte, que não apenas superou a média nacional, mas também registrou o maior crescimento em faturamento, indicando um vigoroso dinamismo econômico nessa área específica. Por outro lado, a região Leste, que engloba os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, ficou aquém da média nacional, revelando desafios ou peculiaridades locais que influenciaram seu desempenho.


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