quarta-feira, 27 de março de 2024

O impacto do audiovisual no mercado de brinquedos brasileiro

 


Pesquisa da Circana aponta que lançamentos de filmes impactaram os resultados das vendas em 2023 e a perspectiva segue positiva para este ano


As estreias cinematográficas continuam a impulsionar as vendas de brinquedos, destacando-se como catalisadores significativos no comportamento do consumidor. Dados da Circana - empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – apontam que em 2023 sete das dez licenças que mais cresceram estavam associadas a filmes e séries, solidificando a conexão entre a indústria do entretenimento e o mercado brasileiro de brinquedos. 


Segundo a Circana, 2023 registrou resultados intrínsecos ao audiovisual em diversos segmentos do mercado de brinquedos no Brasil. A série "Wandinha", por exemplo, surgiu como um fenômeno, impulsionando a licença da Família Addams que registrou R$11 milhões em vendas. A boneca da icônica personagem conquistou um lugar no top 10 dos brinquedos mais vendidos no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças. O lançamento do live action “A Pequena Sereia” pela Disney, em maio de 2023, resultou em um aumento de 11% nas vendas de bonecas da Ariel, entre 29 de maio e 11 de junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A licença Gabby’s Dollhouse vendeu no ano passado cerca de R$17 milhões, devido ao sucesso da série na Netflix, consolidando-se como uma das principais impulsionadoras do mercado de brinquedos. 


Apesar de uma leve queda no acumulado do primeiro semestre, o filme da Barbie influenciou o crescimento de vendas da boneca em 21%, em julho de 2023, tornando-a a propriedade de maior crescimento no mercado de brinquedos no Brasil naquele mês. No primeiro semestre de 2023, Super Mario Brothers representou 42% do crescimento do mercado de brinquedos, destacando-se como um dos principais impulsionadores do segmento. 


 Perspectivas para 2024: 


O cenário promissor para 2024 prevê uma série de lançamentos cinematográficos infantis que certamente impactarão o mercado de brinquedos no Brasil, incluindo: 


Kung Fu Panda 4, DreamWorks Animation (março)

Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, Sony Pictures (março)

The Garfield Movie, Columbia Pictures (maio)

Divertidamente 2, Pixar/Walt Disney Pictures (junho)

Meu Malvado Favorito 4, Universal Studios (julho)

Moana 2, Walt Disney Pictures (novembro)

Sonic 3, Paramount Pictures (dezembro)

Mufasa: O Rei Leão, Walt Disney Pictures (dezembro)

A Circana antecipa que os futuros lançamentos continuarão a influenciar positivamente o comportamento de consumo, proporcionando oportunidades para o crescimento do mercado de brinquedos no Brasil ao longo de 2024. A relação intrínseca entre as produções audiovisuais e a demanda por produtos licenciados permanece como um fator crucial no impulso das vendas no setor. 


 


Sobre a Circana


A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário