quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Ozempic: casos de hipoglicemia associados a uso de remédio falso são relatados nos EUA

 


Pelo menos três pessoas procuraram ajuda médica ao apresentar baixíssimo nível de açúcar no sangue

Pelo menos três pessoas procuraram ajuda médica ao apresentar hipoglicemia — baixíssimo nível de açúcar no sangue — após usar um Ozempic supostamente falso, nos Estados Unidos, no ano passado. A informação é dos Centros de Intoxicação dos Estados Unidos e foi revelada pela agência de notícias Reuters.


O Ozempic é um remédio destinado para diabetes tipo 2, no entanto, no Brasil ele é usado de maneira off-label (finalidade diferente daquela da bula) para perda de peso. Ele é do tipo de medicamento chamado de análogo de GLP-1 pois simula um hormônio de mesmo nome no corpo.


Há receptores dele em diferentes locais: no pâncreas, por exemplo, essa interação aumenta a produção de insulina, motivo pelo qual o remédio foi desenvolvido inicialmente para diabetes. Já no estômago, o GLP-1 reduz a velocidade da digestão da comida e, no cérebro, ativa a sensação de saciedade. Com isso, a pessoa sente menos fome e, consequentemente, reduz as calorias ingeridas por dia e perde peso.


Relatos semelhantes de problemas associados à aplicação de Ozempic falsos foram identificados na Áustria e no Líbano. Autoridades sanitárias dos dois países informaram, no ano passado, que várias pessoas sofreram crises de hipoglicemia após aplicarem doses do remédio supostamente falso. Alguns deles até precisaram ser internados no hospital.


Por O Globo — Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário