sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Suplementos podem elevar a taxa de prenhez das vacas

 

                                                            Pixabay 

'Há dificuldade de obter alto índice de prenhez"
Por:  -Leonardo Gottems

O sucesso na reprodução de propriedades pecuárias depende não apenas da qualidade genética, mas também da fertilidade das vacas, que desempenham um papel fundamental na gestação e na produção de bezerros.Testes em grupos de matrizes distintos mostraram que a combinação de nutrientes, como óleos essenciais, vitaminas e minerais, pode melhorar a saúde reprodutiva das fêmeas, especialmente devido ao seu efeito antioxidante, de acordo com Claudio Rodrigues, médico-veterinário e Diretor Técnico e Comercial da Champion.



"'Há dificuldade de obter alto índice de prenhez, mesmo com planejamento reprodutivo bem executado. É comum que o problema esteja nas fêmeas, que não emprenham por diferentes motivos, dificultando o processo de melhoramento genético e produtividade do rebanho. Em testes a campo com grupos de matrizes distintos, comprovamos que a combinação de alguns nutrientes, como óleos essenciais, vitaminas e minerais, tem o poder de assegurar uma melhor saúde reprodutiva das fêmeas, isso principalmente com seu o efeito antioxidante", explica Rodrigues.


A Champion desenvolveu o suplemento nutricional IATF Boost para melhorar a condição ovariana e a fertilidade de vacas em reprodução, visando aumentar a taxa de prenhez do rebanho e o sucesso reprodutivo. Em um teste de campo com 333 matrizes, divididas em dois grupos (um que consumiu o suplemento e outro que não), as fêmeas que receberam o IATF Boost apresentaram um aumento de 16% na taxa de gestação, saltando de 45% para 61% em comparação com o grupo que não consumiu o suplemento. Isso comprova a eficácia do suplemento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário