segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Telhado de igreja desaba durante missa e mata 10 pessoas no México

 

                                           Foto: Defesa Civil de Tamaulipas / AFP


Pelo menos 10 pessoas morreram e 40 ficaram feridas, nesse domingo, quando o telhado de uma igreja católica desabou durante um batismo em Ciudad Madero, no estado mexicano de Tamaulipas (nordeste). Nas redes sociais, vídeos mostram os trabalhos de resgate no local e também imagens de câmera de segurança supostamente da região, no momento do desabamento.


Um membro da Cruz Vermelha, entrevistado ao vivo pela televisão Milenio, confirmou que no local era realizado um batismo com cerca de 80 pessoas. Segundo ele, ao cair da noite, os trabalhos de resgate foram concluídos e era aguardada a chegada de equipes especializadas para uma “busca final” entre os escombros.


O relatório do governo de Tamaulipas afirma que o acidente ocorreu por volta das 14h18, quando a parte superior da igreja desabou devido a uma falha estrutural.


“Vivemos um momento muito difícil (…) o telhado de uma igreja desabou enquanto decorria a celebração da Eucaristia”, disse José Armando Álvarez, bispo da diocese de Tampico, num vídeo nas redes sociais.


“Neste momento estão sendo feitos os trabalhos necessários para retirar as pessoas que ainda estão sob os escombros”, disse ele sem especificar números.


Américo Villarreal, governador de Tamaulipas, lamentou a tragédia em sua conta no X (antigo Twitter) e informou que forças de resgate foram mobilizadas para cuidar das vítimas.


“As corporações de segurança e proteção civil já estão atendendo ao local para coordenar as manobras de resgate”, escreveu.


A Arquidiocese Primaz do México também expressou pesar. “Unimo-nos em oração à nossa diocese irmã de Tampico para pedir ao Senhor pelos nossos irmãos falecidos e feridos”, postou no X.


Em imagens da televisão Milenio, dezenas de pessoas são vistas tentando sustentar parte da estrutura desabada com postes de madeira, enquanto outras percorrem os restos mortais em busca de sobreviventes.


As equipes de resgate, como foi feito durante os esforços de resgate do terremoto de 2017, que abalou o centro do México, ergueram os punhos para pedir silêncio e poder identificar quaisquer gritos das pessoas presas.


A área foi cercada por diversas ambulâncias, viaturas, policiais e militares, além de inúmeras pessoas correndo em busca de parentes que estavam na igreja.


Mensagens foram divulgadas nas redes sociais pedindo ferramentas, como madeira, macacos hidráulicos ou martelos, para remover os entulhos.


Ciudad Madero é um município do sul de Tamaulipas, na costa do Golfo do México, com cerca de 205 mil habitantes.


Numa tragédia semelhante, durante o terremoto de 19 de setembro de 2017, uma igreja no estado de Puebla (centro), onde estava o epicentro, desabou quando se celebrava um batismo.


Onze pessoas da mesma família, incluindo o bebê que seria batizado, morreram. Esse terremoto de magnitude 7,1 deixou 369 mortos, a maioria deles na Cidade do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário