sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Jacaré aparece no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca

 

                                           Jacaré aparece no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca — Foto: Divulgação

Animal foi removido após chegada do Corpo de Bombeiros, acionado no início da noite


Um jacaré foi encontrado, na tarde desta sexta-feira, no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a remoção do animal, que aconteceu por volta das 18h. O funcionamento do local não foi afetado pela presença do bicho, que poder ter aparecido devido às fortes chuvas na região.



A visita do jacaré ao terminal foi divulgada pelo Centro de Operações Rio (COR), que criou novos protocolos de atuação no caso de aparecimento de animais ou de tombamento de cargas vivas em pontos da cidade. As novas diretrizes levam em consideração seis situações: resgate ou remoção de animais terrestres ou aéreos, remoção de animais mortos nas areias das praias, resgate de animal marinho preso em redes ou encalhado, presença de animas em locais públicos, queda de cargas vivas de grande porte, e, por último, queda de cargas vivas de pequeno porte.


Em fevereiro, também devido às fortes chuvas, jacarés apareceram em Curicica, na Zona Oeste. Eles foram removidos pelos bombeiros na Rua Vila Aurora, e o resgaste levou mais de uma hora para ser finalizado.


Até abril deste ano, a Defesa Civil do estado do Rio resgatou 111 jacarés-de-papo-amarelo, quase um por dia. No município, a Patrulha Ambiental da prefeitura registrou 19 casos de andanças fora do habitat natural.


A maioria das ocorrências no município acontece em áreas de vegetação, como a Floresta da Tijuca, o Parque estadual da Pedra Branca, e regiões de Jacarepaguá e do Recreio dos Bandeirantes, onde fica a Lagoinha das Tachas.



O Globo Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário