terça-feira, 5 de setembro de 2023

Você conhece as abelhas sem ferrão?

 

                                                          Seane Lennon


Confira os benefícios das melíponas
Por:  -Seane Lennon

A apicultura e a meliponicultura oferecem oportunidades de renda principalmente  para os agricultores familiares. De acordo com a Emater/RS, conhecidas tradicionalmente como abelhas com ferrão – as apis – e sem ferrão – as melíponas -, ambas possuem características bem particulares.


O meliponicultor do Meliponário Cizar, Jonathas Cizar comentou sobre as diferenças das abelhas com ferrão para as sem ferrão, “as nossas abelhas (sem ferrão)  têm um papel diferente das demais abelhas. Nós começamos já com uma quantidade menor de abelhas, porque as de ferrão possuem uma população maior. Então, esse mel que as nossas abelhas sem ferrão vão produzir é um mel de maior qualidade, porém ele é um mel com mais umidade”, disse Cizar


Os benefícios medicinais do mel das abelhas sem ferrão também foram abordados por Cizar. “Elas são abelhas menores que conseguem extrair o melhor néctar de cada planta. Por isso que as abelhas sem ferrão hoje têm um valor fundamental nos tratamentos fitoterápicos”, explicou o meliponicultor.


Encontrada com maior frequência na mata nativa, atualmente são mais de 350 espécies de abelhas sem ferrão no Brasil. O meliponicultor, Robson Fraga contou sobre as dificuldades enfrentadas. “A gente tem as meliponas, que a gente tem três meliponas de gaúcha. Uma dificuldade é a escassez que elas têm encontrado na natureza. Então, às vezes, algumas delas precisam de um cuidado especial, principalmente nas épocas de inverno. A gente vai impor ela na sua localidade e ter uma adaptação melhor e um cuidado nessa parte de sol, de localidade, de frio pra ela”, afirmou Fraga.


As abelhas sem ferrão podem ser cultivadas em residências e não apenas no campo. “Você pode ter em uma casa, em uma residência e não necessariamente num campo ou num sítio onde só tem mata verde. O mais importante é você ter elas num lugar onde em um raio de um quilômetro, onde a abelha vai buscar o alimento dela, tu tem uma mata nativa, tu tem alguma flora, uma flora básica, ela vai poder buscar o alimento e retornar pra casa e viver bem e em tranquilidade”, esclareceu Robson Fraga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário