terça-feira, 19 de setembro de 2023

Economia Avalie criteriosamente em quais FIAGROS investir

 

                                                          Pixabay

Os fundos emprestam recursos para empresas ou produtores visando expansão
Por:  -Leonardo Gottems

Em um ambiente favorável, as pessoas tendem a negligenciar os fundamentos das empresas e a solidez das garantias ao conceder crédito. A economia é cíclica, o que torna a concessão de crédito de longo prazo uma tarefa complexa. O aumento da inadimplência em diversos setores econômicos é evidência dessa realidade.



“Há tempos tenho alertado investidores sobre os riscos do crédito estruturado e, inclusive, costumo afirmar que este tipo de investimento deve preferencialmente ser feito através de fundos geridos por gestores experientes. O fato é que a probabilidade de o retorno esperado não ser atingido deve ser alvo de uma avaliação mais aprofundada, o que requer um certo grau de conhecimento do investidor. Na realidade, a questão vai até mais além, pois muitas das opções disponíveis hoje no mercado acabam não sendo adequadas ao público geral, justamente pelo perfil de ativos que contêm nas carteiras”, comenta André Ito, sócio e gestor da MAV Capital.


Os fundos emprestam recursos para empresas ou produtores visando expansão, infraestrutura ou pagamento de dívidas, dividindo o risco entre os cotistas que recebem o valor emprestado com juros. A rentabilidade depende das escolhas do gestor na seleção de ativos, exigindo análise detalhada não apenas da capacidade atual de pagamento, mas também da capacidade futura diante de cenários adversos.


“Sempre que falamos de operação de crédito estruturado, estamos nos referindo a risco e retorno. Isso não é diferente dos Fiagros. A separação do joio do trigo é essencial na escolha do portfólio e, no caso dos fundos voltados para o agronegócio, é ainda preciso entender as peculiaridades do setor, já que a forma de conceder crédito e as garantias das operações são muito diferentes”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário