sábado, 2 de setembro de 2023

Argentina finaliza colheita de sorgo

 

                                                          Pixabay


Ao mesmo tempo, o trigo está começando a encher os grãos

Por:  -Leonardo Gottems


A colheita de sorgo granífero foi concluída em toda a área agrícola, de acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Apenas alguns lotes específicos na província de Buenos Aires ainda precisam ser colhidos, mas isso não afetaria nossa estimativa de produção. A área total colhida foi de 845.000 hectares, com uma média nacional de rendimento de 29,6 sacos por hectare. Desta forma, conseguimos colher 2,5 milhões de toneladas do cereal durante a safra 2022/23, 1 milhão de toneladas a menos do que na safra anterior.



“Por outro lado, com a colheita de milho em nível nacional prestes a ser concluída, consideramos encerrados os trabalhos no norte e centro da área agrícola. Ainda há lotes para serem colhidos no centro e sul da província de Buenos Aires. Após um progresso semanal de 2 pontos percentuais, conseguimos colher 98,9% da área estimada para a safra atual. Com um rendimento médio de 50,5 sacos por hectare, mantemos nossa projeção de produção em 34 milhões de toneladas, o que representa 18 milhões de toneladas a menos do que na safra anterior”, indica a entidade.


Ao mesmo tempo, o trigo está começando a encher os grãos nos lotes mais avançados no norte da área agrícola, em meio a um cenário de déficit hídrico. Da mesma forma, na faixa central, a falta de chuvas continua afetando negativamente a condição do cereal, que está prestes a entrar em estágios críticos, com plantas de perfilhamento escasso, irregular e baixo porte. Enquanto no sul, o cereal está em estágios vegetativos iniciais e com melhor reserva de umidade, mantendo uma boa condição de cultivo.


“Finalmente, o plantio de girassol registrou um progresso semanal de 2,3 pontos percentuais e abrangeu 6,4% da área planejada, que é de 1,95 milhões de hectares para a safra em curso. Devido às condições de umidade limitada nas áreas iniciais do cultivo de oleaginosas, há um atraso interanual de -8,6 pontos percentuais, que, se não for revertido nos próximos dias, poderá levar a uma redução na intenção de plantio”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário