quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Ibama multa fazendeiros de MS em quase R$ 600 mil por desmatamento ilegal

 



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou fazendeiros de Mato Grosso do Sul em mais de meio milhão por desmatamento ilegal em área de Mata Atlântica, na região sul do Estado.


Além disso, o Ibama também embargou o cultivo irregular de milho em uma área equivalente à colheita de 4.300 sacas de grão.


As ações ocorreram durante a operação Mata Viva, realizada entre os dias 17 e 29 de julho, que percorreu 12 fazendas que já haviam sido autuadas de 2018 a 2022 pelo crime ambiental de desmatamento.


Na ocasião, cerca de 547 hectares foram embargados e deveriam estar em processo de restauração da vegetação nativa, conforme lei que proíbe o uso dessas áreas para atividades agropecuárias.



Durante a operação realizada neste ano, foi constatado que quatro dessas propriedades descumpriram o embargo e impediram a regeneração da vegetação, sendo multadas.


Destas, três ainda tiveram apreensão de milho na fase de colheita.


No total, foram lavrados 10 autos de infração, totalizando R$ 594.300,00.


Os proprietários foram notificados a apresentar projetos de recuperação das áreas degradadas para permitir a restauração da vegetação do bioma, além de retirar, onde havia, o gado em até 15 dias.


Caso não haja comprovação da retirada do gado e do isolamento da área a ser restaurada no prazo estipulado, o rebanho bovino será apreendido pelo Ibama.


Em Mato Grosso do Sul são monitorados 14.505,63 hectares pelo Ibama, distribuídos em 85 áreas cadastradas. 


Segundo o Instituto, o acompanhamento do local em recuperação é feito por meio do Sistema de Cadastro Simplificado de Vetores (CASV), com monitoramento por imagens via satélite e vistorias técnicas em campo.


GLAUCEA VACCARI

Com o Portal Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário