segunda-feira, 10 de julho de 2023

Mato Grosso do Sul tem uma cervejaria para cada 315 mil habitantes

 

                                            Foto: Agência Brasil



O setor cervejeiro se manteve estável em Mato Grosso do Sul no ano passado, sem registrar nova abertura ou fechamento de cervejarias. A informação faz parte do Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.


Conforme o anuário, em Mato Grosso do Sul, até o fim do ano passado, havia nove cervejarias, mesmo número registrado em 2021. Elas estão distribuídas em três cidades.


Além do Estado, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima são as unidades da federação que também mantiveram em 2022 o mesmo número de cervejarias registradas que apresentavam em 2021.


No ranking geral, Mato Grosso do Sul é o 17º estado com maior número de estabelecimentos.



O anuário traz também a densidade cervejeira por unidade da federação, que aponta que Mato Grosso do Sul tem uma cervejaria para cada 315.465 habitantes.


Quanto ao registro de produtos, que corresponde aos itens que as cervejarias pretendem trabalhar, o estado tem 120, o que dá uma média de 13 produtos por estabelecimento.


Já quanto as marcas, são 149 registradas nas cervejarias do Estado.


O Mapa explica que há mais marcas do que produtos porque um mesmo registro de cerveja pode contemplar mais de uma marca comercial, sempre que se tratar do mesmo produto, com composição e denominação idênticas, sendo apenas comercializado com marcas comerciais diferentes.


Isso significa que apesar de possuírem marcas diferentes, alguns produtos possuem a mesma composição e, consequentemente, a mesma denominação legal.


Brasil e exportação

Em todo o Brasil, o setor cresceu 12% em 2022 e já são mais de 1.700 estabelecimentos do tipo.


O estado de São Paulo tem o maior número de cervejarias registradas (387), seguido pelo Rio Grande do Sul (310) e Minas Gerais (222).


Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e Estados Unidos.


Em 2022, o Paraguai foi o principal destino da cerveja brasileira exportada, sendo o destino de 62,3% da cerveja exportada pelo Brasil.


Os principais parceiros econômicos na compra de cerveja brasileira são os países de nosso continente, sendo a América do Sul o destino de 98,4% da exportação do produto pelo Brasil.


A Irlanda, na 11ª posição, aparece como o primeiro país fora do continente americano, importando 154.680 Kg do produto


GLAUCEA VACCARI

Com o Portal Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário