quinta-feira, 20 de julho de 2023

Cesta de compras dos brasileiros está mais enxuta

 

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Cenário favorece o varejo de proximidade
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Um sonho, de produção de algodão em sistema agroflorestal, é possível e está se tornando realidade em áreas próximas de Cuiabá/MT. É o que indica uma pesquisa que vem sendo conduzida desde o início deste ano pelo Centro Tecnológico Vocacional em Agroecologia (CVT-Agroeco) na Fazenda Experimental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizada no município de Santo Antônio do Leverger.



A conclusão dos pesquisadores mostra que a cadeia produtiva do algodão orgânico pode crescer de forma que atenda a demanda pelo produto no mercado têxtil com uso de matérias-primas, técnicas e manejos ecológicos, gerando dessa forma, menor impacto socioambiental. Além disso, o cultivo dessa matéria-prima pode vir a ser mais uma opção para os produtores que já trabalham com agroflorestas, gerar renda, contribuir com o desenvolvimento das comunidades da baixada cuiabana de forma sustentável e com baixo impacto socioambiental.


Essas informações foram apresentadas na última terça-feira (27), na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), pela equipe do projeto Floresta de Algodão pertencente ao CVT/Agroeco da UFMT, pelos representantes das empresas parceiras durante a terceira capacitação do projeto para cerca de 60 produtores rurais que já participam de outras iniciativas e trabalhos com sistemas agroecológicos.


Uma pesquisa realizada pela Tail by TOTVS analisou hábitos de compras em mais de três mil estabelecimentos brasileiros, totalizando mais de 206 milhões de cestas de compras em mercados de todos os portes e regiões do País.


Uma das conclusões da pesquisa foi que a cesta de compras do brasileiro está mais enxuta, tomando lugar das compras de despensa, aquelas que são feitas para o mês. As compras de emergência (aquelas com até quatro itens) são as mais frequentes, seguidas pelas de conveniência (com cinco a 11 itens) e pelas de reposição (de 12 a 25 itens). Por último, ficaram as cestas de abastecimento, compostas por mais de 25 itens. Com o crescimento das compras de emergência e por conveniência, o varejo por proximidade (como os de bairro) ganha espaço.


É importante lembrar que as frutas e hortaliças fazem parte das categorias de produtos de maior destaque na composição das cestas. E o aumento da frequência de compra favorece este segmento, já que, por serem produtos perecíveis, sempre carecem de reposição durante o mês. Além disso, a busca por saudabilidade faz com que os brasileiros busquem incluí-las cada vez mais em sua dieta.

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