sexta-feira, 23 de junho de 2023

Mostra Sul-Mato-Grossense de dança do ventre será realizada no sábado, com entrada gratuita

 

                                             Foto: Divulgação



A tradicional Mostra Sul-Mato-Grossense de Dança do Ventre será realizada neste sábado (24), em Campo Grande, com entrada gratuita.


O evento, criado pela professora e bailarina Nidal Abdul acontece há 14 anos na Capital e reúne grupos e profissionais de todo o Mato Grosso do Sul e outros estados.


Neste ano, a Mostra com duas renomadas bailarinas árabes no cenário nacional, Ju Marconato e Shalimar Mattar.


A Mostra Sul-Mato-Grossense de Dança do Ventre será a partir das 17h30, na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas. 



O evento conta com apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.


A primeira mostra de dança foi realizada há 16 anos, no Palácio Popular da Cultura. Na época, não havia apoio e patrocínio.


Desde então, o espetáculo foi realizado anualmente, com exceção de 2020 e 2021, quando não houve o evento devido à pandemia de Covid-19.


Neste ano, o show vai unir mais de 100 bailarinos em diversas apresentações, desde crianças a pessoas com deficiência, com figurinos típicos e instrumentos da cultura da dança árabe.


Em entrevista ao programa Rádio Livre, da TV Educativa, a bailarina e coreografa Nadil Abdul, idealizadora do espetáculo, disse que trabalha há 26 anos com a dança do ventre, que ela chama de dança da vida, e que a aceitação é boa no Estado.


"Existe bastante procura, principalmente porque nos dias de hoje a mulher quer se voltar para conhecer melhor o seu corpo, trabalhar sua autoestima e a dança é uma ferramenta que auxilia a mulher a olhar para si", disse.


Ela acrescenta ainda que trabalha, desde 2019, com mulheres com deficiência na dança do ventre e que a dança é democrática a todos os públicos.


A bailarina conta ainda que a dança do ventre é de origem egípcia, mas após a guerra foi disseminada para os países árabes. 


Ela ressalta a importância de se disseminar a dança do ventre.


"É um espetáculo e é uma dança que tem como um dos objetivos enaltecer a arte, a cultura, e não a questão vulgar, então existe uma linha muito tênue entre trabalhar a sensualidade sem estar passando do ponto, e isso a gente trabalha bastante", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário