quarta-feira, 3 de maio de 2023

Gerson Claro (PP) propõe uso do Gás Natural Veicular no transporte coletivo urbano

 

                                             Luciana Nassar/Alems


Preocupado com o alto custo dos combustíveis, principalmente do óleo diesel, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), deputado estadual Gerson Claro (PP), propôs ao Governo do Estado que, por meio da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), estimule a substituição dos ônibus do transporte coletivo urbano movidos a óleo diesel por modelos de veículos que já saiam das montadoras com o motor ciclo Otto movido a gás natural, ou biometano, ou a mistura de ambos. 


O parlamentar lembra que há oferta abundante de Gás Natural Veicular (GNV) em Mato Grosso do Sul em razão do gasoduto Bolívia-Brasil, por onde passam diariamente 19 milhões de metros cúbicos de gás natural importado da Bolívia.


“O uso do gás natural é menos poluente, emite 20% a menos de dióxido de carbono, responsável pelo efeito estufa. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e de perda de produtividade causada por esses poluentes”, assegurou Gerson Claro.


O deputado estadual do PP, apresentou indicação, aprovada pela Casa de Leis, em propõe que o Governo do Estado estabeleça como contrapartida das prefeituras beneficiadas com repasses para o custeio das gratuidades do transporte coletivo, a troca gradativa das frotas de ônibus a diesel por veículos a GNV como o modelo que desde fevereiro está sendo testado na linha São José/Guadalupe, percorrendo diariamente um trajeto de mais de 280 quilômetros entre São José dos Pinhais e Curitiba, no Paraná



O modelo testado é o K 280 4x2, da Scania, que tem propulsor de 280 cavalos de potência, motor Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e é movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 quilômetros. O modelo tem 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros.


De acordo com a fabricante, a segurança é total em caso de acidentes. Os cilindros, feitos com ogivas de mísseis, e as três válvulas do veículo são certificados pelo Inmetro. Em caso de incêndio ou batida, o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão, ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria.


“Essa experiência curitibana, de colocar um veículo teste, pode ser trazida para Campo Grande, que só neste ano utilizou R$ 10 milhões para garantir a gratuidade dos estudantes das escolas estaduais”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, que desde 2019 vem propondo programas de incentivo ao consumo do gás natural, um combustível menos poluente que o diesel, além de ter um custo menor.


Nesta sexta-feira (5), o Governo do Estado vai lançar um conjunto de ações, que incluem a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e de taxas, para os proprietários que fizeram a conversão dos veículos a gasolina e álcool para o GNV.



Com informação do Portal Correio do Estado

Daniel Pedra

Nenhum comentário:

Postar um comentário