domingo, 23 de abril de 2023

Produção de soja argentina abaixo das expectativas

 

                                                           Pixabay

“Na última semana, o avanço da colheita do girassol atingiu 94% da área apta"
Por:  -Leonardo Gottems

A colheita argentina de soja está trazendo uma produção abaixo do que era esperado pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA). Com isso, a entidade acabou informando que está reduzindo as suas projeções para a colheita da oleaginosa no país. “ Nesse cenário, reduzimos para 22,5 milhões de toneladas nossa estimativa de produção com queda de 2,5 milhões em relação à nossa publicação anterior”, indica.



“Na última semana, o avanço da colheita do girassol atingiu 94% da área apta. Foi encerrado coleta no norte do pampa-oeste de Buenos Aires, bem como no centro de Buenos Aires. No entanto, o progresso em nível nacional permanece 5,9 pontos percentuais atrás em comparação com da campanha anterior, explicada principalmente pelo atraso na colheita nos núcleos produtivos do Sudeste e Sudoeste de Buenos Aires. O rendimento médio é de 19,7 qq/ha, o que permite manter a produção projetado 3,9MTn”, completa.


Por outro lado, a safra de milho para grão comercial avança em grande parte do país e, a partir disso, é possível afirmar que essa colheita também está trazendo números abaixo do esperado. “Assim como acontece desde o início da colheita do cereal, as produtividades apresentam alta heterogeneidade e valores por abaixo dos potenciais de cada região. Até o momento, o avanço nacional situa-se em 14,7% da área apta, marcando um rendimento médio nacional de 41,1 qq/Ha. Neste contexto, mantemos a nossa projeção de produção para a campanha 2022/23 em 36 MTn. Este volume representa em números absolutos, 16.000.000 Tn menos do que os arrecadados na campanha anterior”, informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário