quinta-feira, 2 de março de 2023

Exportações da Europa para a Ucrânia acima dos níveis pré-guerra

 

                                                             Foto: Pixabay

O comércio do bloco com a Ucrânia caiu inicialmente entre fevereiro e março de 2022 na fase inicial da guerra

Por:  -Seane Lennon


As exportações da União Europeia para a Ucrânia subiram para os níveis pré-guerra em dezembro, recuperando-se da interrupção comercial causada pela invasão da Rússia, mostraram dados da agência de estatísticas do bloco Eurostat na quarta-feira. O comércio do bloco com a Ucrânia caiu inicialmente entre fevereiro e março de 2022 na fase inicial da guerra, quando a participação da Ucrânia nas importações da UE da Ucrânia caiu 40% e as exportações para o país caíram 50%.



No entanto, a contribuição da Ucrânia para as exportações da UE para além do seu território cresceu para 1,5% em dezembro, de 1,2% em fevereiro de 2022. Sua participação nas importações não domésticas da UE em dezembro foi de 1,0%, ligeiramente abaixo do nível de 1,1% registrado em fevereiro passado. O comércio de produtos de ferro e aço com os países europeus caiu no ano passado, com a participação da Ucrânia nas importações de bens fora da UE em 6,3%.


A Ucrânia perdeu em abril o acesso à sua maior siderúrgica, a Metinvest, na cidade portuária de Mariupol, responsável por 30% a 40% de sua capacidade de produção de metalurgia antes da guerra. As principais mercadorias comercializadas entre a Ucrânia e a UE incluem óleo de girassol, milho e sementes de colza ou colza, mostrou o relatório do Eurostat.


A participação da Ucrânia nas importações europeias de óleo de girassol caiu para 79,8% em 2022, de 87,5% no ano anterior. Para o milho, caiu para 47,5% no ano passado, ante 50,7% em 2021.


O setor agrícola da Ucrânia representava cerca de 12% do PIB e cerca de 40% de suas exportações totais antes da guerra, mas foi atingido por uma safra menor e dificuldades logísticas causadas pela invasão russa.


Em linha com a tendência de recuperação registrada em dezembro, dados coletados pelo Ministério da Agricultura da Ucrânia mostraram na quarta-feira que o nível geral de grãos vendidos voltou aos níveis pré-guerra em fevereiro, atingindo 5,2 milhões de toneladas em comparação com 5,05 milhões de toneladas no ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário