quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Tomate reúne atributos importantes para a saúde

 

                                                          Divulgação


No dia 1º de fevereiro é comemorado o dia do tomate
Por:  -Aline Merladete


O tomate reúne uma série de atributos importantes para a saúde, e no dia 1º de fevereiro, quando se comemora o seu dia, vale a pena ressaltar alguns deles. Como tem licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol tornando, ajuda na proteção solar e ainda melhora o aspecto da pele.



Veja abaixo os benefícios no consumo: 


Proteção solar

Tomates tem licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol tornando a pele menos sensível aos danos da luz ultravioleta, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto, explica Stavro.


Pele sempre saudável

O consumo regular de tomates ajudará no aspecto da sua pele, já que ajuda a minimizar poros dilatados, curar a acne e erupções cutâneas ou tratar pequenas queimaduras.


Melhora a visão

Segundo a nutricionista Adriana Stavro, com uma alta quantidade de vitaminas A e C, nossa visão também é muito beneficiada com o consumo deste fruto. O tomate também pode reduzir o risco de desenvolver cataratas.


Saúde dos ossos

Devido à presença de vitamina K e cálcio, que ajudam a fortalecer e reparar os ossos. O licopeno é antioxidante e ajuda a melhorar a massa óssea, que é uma ótima maneira de combater a osteoporose.


Reduz os problemas capilares

A acidez e vitaminas do tomate ajudam no equilíbrio dos níveis de pH no seu cabelo, além de fortalecer, proporciona brilho para fios opacos, danificados e sem vida.


Ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue

É fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, por ser um alimento de baixa caloria, se torna um aliado para pessoas que estão tentando perder peso, ressalta Adriana.


Previne o câncer

Um estudo publicado no Jornal do Instituto Nacional do câncer sugere que comer mais tomates reduz o risco da doença em órgãos como: próstata, pulmão, estômago, entre outros.


Ajuda a melhorar as noites de sono

De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, aqueles que consomem mais licopeno dormem melhor em comparação com pessoas que não o fazem.


Reduz a pressão arterial

O licopeno, Vitamina C e outros antioxidantes são os principais encontrados no tomate e são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular. Outro fator importante é que o tomate é rico em potássio, ajudando assim a baixar a pressão arterial.


Diminui as dores crônicas

Devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides, tomates podem reduzir dores crônicas. O consumo do fruto ajuda a reduzir a inflamação e ainda traz alívio da dor.


MAIS


Mercado


De acordo com as informações divulgadas pela HF Brasil, os preços do tomate na roça caíram no mês de janeiro em comparação a dezembro de 2022. Na parcial do mês (de 1º a 30 janeiro), o fruto foi comercializado em média a R$ 65,34/cx (ponderado por classificação), 14,4% abaixo do mês anterior. As cotações caíram principalmente após a primeira quinzena de janeiro, quando houve intensificação da colheita nas praças de verão – como Itapeva (SP), Venda Nova do Imigrante (ES) e Caçador (SC) –, com tendência de que a oferta se sustente nestes níveis durante as próximas semanas, já que é o pico de colheita da temporada.


O clima mais quente no decorrer de janeiro também vem sendo determinante para a maior oferta. Por mais uma temporada, as condições de chuvas controladas no Sul do País favorecem a produção em praças como Caçador, Urubici (SC) e Caxias do Sul (RS). Em Caçador, houve relatos de chuvas de granizo durante a primeira quinzena do mês, mas com danos causados apenas em uma pequena parcela do total da área, não causando impacto na oferta da região.


Por outro lado, praças do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste enfrentam dificuldades no mês de janeiro relacionadas às chuvas excessivas. São recorrentes as queixas sobre doenças e baixa qualidade dos frutos. As precipitações frequentes e volumosas dificultam o preparo do solo nas praças de inverno como Sumaré (SP), Mogi Guaçu (SP), Sul de Minas e Araguari (MG), que seguem com expectativa de acelerar o ritmo de plantios para a 1ª parte da safra 2023 a partir de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário