sábado, 18 de fevereiro de 2023

Gripe aviária é confirmada no Uruguai

 

                                                          Divulgação

A vezes negligenciada, a biossegurança alimentar está rapidamente se tornando uma prioridade

Por:  -Leonardo Gottems


Um caso de gripe aviária foi confirmado no Uruguai, o que acaba tornando produtos para remover e inativar os vírus mais fundamentais. Outro caso, na Argentina, que também faz fronteira conosco, está sendo investigado. Em janeiro, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) emitiu um alerta em resposta à crescente detecção de surtos de gripe aviária em aves em dez países da Região das Américas.



“No Brasil nunca foi detectado o vírus e segue mantendo seu status de livre de influenza aviária até agora. Desde o ano passado estão sendo registrados focos da doença em várias nações do mundo, e mais recentemente na América do Sul. Até o final de novembro de 2022, foram registrados focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres e domésticas de subsistência em países como o Peru, a Colômbia e a Venezuela, Equador e Peru, sendo que nesses dois últimos houve registro da doença em aves de criação comercial”, conta Rafaela Pereira, gerente de serviços técnicos da Kemin.


A vezes negligenciada, a biossegurança alimentar está rapidamente se tornando uma prioridade em programas abrangentes de biossegurança. Nesta era de produção e comércio globais, o risco de doenças também se tornou global e a biossegurança adequada deve abranger todos os insumos, incluindo ração.  


"Nesse sentido, produtos da linha Sal CURB são os mais testados e confiáveis para controle de patógenos e vírus a ser utilizado como parte de um programa abrangente de biossegurança de ração, pois além de minimizar os impactos microbiológicos e virais, podem optar por produtos que viabilizem seu uso através de otimização de processos fabris, como redução na quebra de inventário, redução do consumo de energia e aumento de qualidade/produtividade de produtos peletizados", detalha a gerente de serviços técnicos da Kemin, Pamela Marquesin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário