terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Comercial volta a representar MS na Copinha após quatro anos

 

                                          Comercial vai voltar a representar Mato Grosso do Sul na edição de 2023 da Copinha, em São Paulo - Divulgação 


JUDSON MARINHO

Após quatro anos sem estar entre os classificados para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Comercial volta a representar Mato Grosso do Sul na competição de base em 2023.


O time está nas últimas semanas de preparação para a estreia na Copinha, quando o clube campo-grandense enfrentará o Cruzeiro (MG), na primeira rodada do Grupo 10, no dia 2 de janeiro, às 14h (horário de MS), na cidade de Penápolis (SP).


O treinador Denis Alacoque, do time sub-20 do Comercial, informou em entrevista ao Correio do Estado que o elenco da Copinha vem treinando e se preparando no Tênis Clube desde o dia 13 de novembro.


“Começamos a preparação a dois meses da Copinha. Apresentei à comissão técnica um trabalho de preparação física de alta performance e intensidade em dois períodos. Após os primeiros 20 dias, fizemos trabalhos aeróbicos, técnicos e táticos”, declarou Alacoque.



O Comercial fez, durante esse período, vários amistosos com equipes de Mato Grosso do Sul, enfrentando União ABC e Grêmio Santo Antônio, ambos de Campo Grande. O time também jogou partidas contra equipes do interior, como a seleção de Sidrolândia e Terenos.


Os jogadores do clube são, em sua maioria, de fora do Estado, vindos por meio de uma parceria com a equipe paranaense Cambé, que tem a categoria de base administrada pela empresa Select Gold. O técnico Denis Alacoque e mais 13 jogadores da equipe foram integrados ao elenco comercialino que disputou o Estadual sub-20 deste ano.


Com experiência de oito anos como treinador e coordenador de categorias de base, Denis Alacoque começou sua carreira em 2015, em um centro de formação de atletas no estado de Minas Gerais. O treinador também teve passagens pelo Valeriodoce (MG) e por clubes de Santa Catarina e Paraná.


“Um clube profissional, hoje, sem base, não vai muito longe, o investimento no profissional é muito grande. Você tem de criar uma metodologia e uma filosofia de trabalho para seguir um planejamento e uma ideia de jogo que se torne uma característica do clube”, esclareceu o técnico sobre investimentos na base.


DESAFIOS

Além de enfrentar o grande time do Cruzeiro na fase de grupos da Copinha 2023, a equipe do Comercial também terá pela frente duas equipes do futebol paulista, o Capivariano e o Penapolense.


Analisando os adversários e a expectativa para os jogos, o treinador do Colorado acredita que os jogadores estão preparados, apesar da ansiedade dos atletas aumentar nos dias que antecedem o torneio. O trabalho psicológico com os jogadores já está sendo feito.


“Agora entra o trabalho emocional com os atletas, o nível de concentração tem de aumentar. Eu vim de clubes de Minas Gerais, minha filosofia de jogo é de lá, já joguei muito contra o Cruzeiro [adversário na primeira rodada], conheço a equipe. Somos considerados azarões do grupo, mas vou dizer para você, vamos surpreender muita gente”, destacou o técnico.


VAGA NA COPINHA

O Comercial garantiu a vaga para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior fora dos gramados, isto porque o Náutico Futebol Clube, equipe vice-campeã do Sul-Mato-Grossense sub-20 de 2022, não tem os critérios necessários para participar da competição nacional, segundo a Federação Paulista de Futebol (entidade organizadora do torneio).


O motivo para a participação do Naútico ser barrada pela federação foi a exigência de que todas as equipes que disputam a Copinha devem ser registradas como clubes profissionais pelas federações estaduais e terem, pelo menos, mais de um ano completo após o registro.


No caso do Náutico, o clube se profissionalizou no fim de 2021 e completou um ano de profissionalização no mês de novembro, porém, segundo o regulamento da Copa São Paulo, as federações estaduais devem informar os clubes classificados para a competição nacional até o mês de outubro, já que os jogos do Campeonato Estadual sub-20 foram disputados neste ano no mês de junho.


Com o impedimento do Náutico, o Esporte Clube Comercial, que terminou a competição estadual na terceira colocação, foi o clube escolhido pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) para assumir a vaga na Copinha 2023.


RETROSPECTO

Com a segunda vaga de Mato Grosso do Sul herdada para a Copinha 2023, o Comercial se tornou o clube do Estado com o maior número de participações na competição.


Ao todo, o Colorado esteve presente em oito edições do torneio, as duas últimas foram em 2015 e em 2018.

Até então, o detentor deste recorde era o Cene, de Campo Grande, que tinha a marca de representar o Estado em sete edições seguidas, de 2003 a 2009.


Mesmo tendo participado da Copinha em diversas oportunidades, o Comercial nunca passou da primeira fase da competição.


Em 2018 o clube bateu na trave, jogou na sede da cidade de Capão Bonito precisando apenas de uma empate na última rodada para se classificar à segunda fase. O Colorado perdeu, por 1 a 0, contra o Atlântico (BA), equipe que já estava eliminada da competição, em último lugar no grupo.


Antes desse resultado, o Comercial apresentou bom desempenho no empate contra o Coritiba e na vitória contra o Elosport (SP).


Saiba: Além do Comercial, Mato Grosso do Sul também terá outra equipe de Campo Grande representando o Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O União ABC garantiu a segunda vaga do Estado na competição: o Tricolor campo-grandense vai enfrentar no torneio de base o Mirassol (SP), a Chapecoense (SC) e o Inter de Minas (MG). Os jogos do União ABC serão disputados na cidade de Bálsamo, no estado de São Paulo.



Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário