segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Quem é Rishi Sunak, novo primeiro-ministro do Reino Unido

 

G1

O novo primeiro-ministro do Reino Unido Rishi Sunak, um homem de 42 anos, filho de imigrantes de origem indiana e casado com uma bilionária, foi ministro das Finanças durante o mandato de Boris Johnson.


Depois que Johnson renunciou, em julho, Sunak se candidatou ao cargo de líder do Partido Conservador e primeiro-ministro. Ele chegou a ser o mais votado entre os parlamentares eleitos, mas perdeu a disputa para Liz Truss na etapa final, quando todos os 170 mil membros do partido puderam votar.


Quando Truss, por sua vez, renunciou com 45 dias no cargo, Sunak voltou a ser o favorito na disputa, Ele foi o único concorrente a conseguir o número mínimo de 100 apoios do Partido Conservador e ganhou o cargo sem a necessidade de uma eleição.



Os outros possíveis candidatos, Boris Johnson e Penny Mordaunt, não conseguiram apoio e desistiram antes de Sunak ser anunciado.


                                            Foto: Kirsty Wigglesworth/AP


Sunak é filho de imigrantes de origem indiana que emigraram da África. Ele é visto como um exemplo do multiculturalismo britânico atual.


Ele estudou em uma escola de elite do Reino Unido e depois na universidade de Oxford, uma das mais tradicionais do mundo. Além disso, fez um mestrado em Stanford, nos Estados Unidos. Depois de formado, trabalhou em um fundo de investimentos.


Em 2015, foi eleito deputado pelo Partido Conservador, sendo nomeado para a pasta de Finanças em fevereiro de 2020, aos 39 anos.


Na vida pessoal, houve repercussão ruim quando a esposa dele, Akshata Murty, conseguiu deduções do Imposto de Renda, mesmo sendo muito rica de família. Murty é bilionária, filha do fundador da empresa de tecnologia indiana Infosys. O casal tem dois filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário