domingo, 7 de agosto de 2022

Número de eleitores que declaram ter deficiência cresce 40,4% em Mato Grosso do Sul

 


Novos recursos foram instalados pelo Tribunal Superior Eleitoral nas urnas eletrônicas a serem utilizadas nestas eleições de 2022

ALANIS NETTO


A quantidade de eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida aumentou 40,4% nos últimos quatro anos em Mato Grosso do Sul. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número, que em 2018 era de 11.923 eleitores, aumentou para 16.741.


Destes eleitores, 6.888 declararam ter algum tipo de deficiência de locomoção, o que representa aumento de 19.3% em comparação com 2018, quando 5.772 dos eleitores apresentavam esta deficiência.


Em relação a deficiências visuais, o aumento foi de 67,1% em quatro anos, passando de 1.846 para 3.086 eleitores.


O aumento de eleitores que declararam ter deficiência auditiva foi de 70,7%. Em 2018, eram 1.247, atualmente são 2.129.


Segundo o TSE, 1.996.510 pessoas estão aptas a votar nas eleições em Mato Grosso do Sul.


Acessibilidade

Conforme noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, um levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostrou que de 6.968 seções eleitorais de Mato Grosso do Sul, apenas 2.584 possuem acessibilidade para eleitores com deficiência, número que equivale a 37,08% das seções.


A Justiça Eleitoral recebe requerimentos de pessoas com deficiência para adaptar seções, mas caso não tenha sido feito o requerimento, o eleitor ainda pode informar ao mesário suas necessidades e limitações, para que adequações sejam feitas no momento.


O eleitor também pode comparecer à votação acompanhado de uma pessoa de sua confiança, que será autorizada pelo presidente da mesa, para ajudar na votação (a condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra e que o escolhido não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação).


Novos Recursos

O TSE instalou novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nestas eleições de 2022.


Entre os recursos, estão equipamentos que fazem tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e um vídeo feito por uma intérprete de Libras que será apresentado em todas as urnas eletrônicas, indicando para o eleitorado qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República


As seções também vão disponibilizar fones de ouvido para auxiliar eleitores cegos ou com baixa visão, emitindo sinais sonoros do número escolhido e um retorno com o nome do candidato (a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário