quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Hambúrguer de caju é desenvolvido

 


A inovação permite o consumo fora do período de safra, além de aumentar a rentabilidade do homem do campo
Por:  -Aline Merladete


Texto: Correspondente Iara Siqueira 


Nativo do Brasil, especificamente da região litorânea do Nordeste, o caju é a segunda fruta com maior área plantada no país, atrás apenas da laranja. Ele é carnudo, com sabor marcante, pode ser incorporado a comidas e bebidas. Entre seus benefícios destacam o fortalecimento do sistema imunológico, auxilia na cicatrização e deixa a pele e o cabelo mais saudável. E que tal usar o fruto para fazer hamburguer?



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agroindústria Tropical, trabalha no desenvolvimento de tecnologias para o beneficiamento e valorização da fibra de caju (obtidas através do bagaço) e descartado na maioria das vezes, por empresas de suco, por exemplo. 


A inovação permite o consumo fora do período de safra, além de aumentar a rentabilidade do homem do campo. Foram desenvolvidos estudos em escala piloto de laboratório, a pesquisa da instituição trabalha na pesquisa a partir da fibra lavada, prensada e desidrata, o produto-teste, parece ser bom, hambúrguer de caju. 


A pesquisadora da Embrapa, Ingrid Moraes, conta que a pesquisa tem como foco desenvolver diferentes rotas tecnológicas para obter um ingrediente base que possa ser incorporado na indústria alimentícia, na criação de alimentos plant-based. Em relação aos aspectos nutricionais, produtos feitos à base de fibra de caju, apresentam teor de proteínas inferior ao do hambúrguer tradicional. Porém, pode ser uma alternativa para pessoas que não ingerem derivados de carne. Deu vontade experimentar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário