segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Dourados é o campeão do 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas

 

                                            Time de Dourados - Divulgação

O vice-campeão, time de Sidrolândia, também foi um dos destaques do campeonato

BIANKA MACÁRIO

O time, formado por atletas das aldeias Jaguapiru e Bororó, de Dourados, foi o campeão do 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas.  


A equipe ganhou de 2 x 1 do time de Sidrolândia/Dois Irmãos, jogando com um jogador a menos, após a expulsão de um dos atletas.


O time vencedor despontou, ainda, com o melhor jogador do torneio, o camisa 10, Wesley Peixoto, de 19 anos, que participou pela primeira vez de um campeonato de futebol.


“É uma alegria, eu não esperava. Quando eu ganhei a camisa 10 eu falei para a gurizada que eu seria, e pelo incrível que pareça aconteceu”.


O vice-campeão, Sidrolândia, também foi um dos destaques do campeonato. No sábado, no primeiro jogo, ganhou de 8 x 1 do time Campo Grande-Kadiwéu e de 2 x 1 de Campo Grande-Marçal de Souza, nas semifinais, no domingo.  


A competição foi realizada nos dias 20 e 21 de agosto, no Estádio Jacques da Luz, e contou com a participação de 160 atletas de 16 a 20 anos, de oito times das cidades de Campo Grande-Kadiweu, Campo Grande-Marçal de Souza, Caarapó, Dourados, Amambai, Miranda, Aquidauana/Taunay, Sidrolândia/Dois Irmãos do Buriti, representando as etnias Terena, Guarani e Kadiwéu.


“O sentimento é de dever cumprido. Nós fechamos com o coroamento de todo o evento que foi muito positivo e que nós fizemos em prol da comunidade indígena, que deve ser vista pela sociedade”, comemorou o desembargador João de Deus, idealizador do torneio.


O evento esportivo foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.


O programa tem como objetivo incentivar a permanência na escola por meio do esporte, combater a exploração da mão-de-obra infantil e fomentar o ingresso adequado ao mercado de trabalho, por meio da aprendizagem.

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