quinta-feira, 5 de maio de 2022

Pista de pouso noturna começa a funcionar a partir desta quinta-feira em Campo Grande

 

                                           O Aeródromo funciona desde 1980 - Foto: Reprodução


Aeródromo Santa Maria vai funcionar apenas em casos de emergência e como reforço noturno para o Aeroporto Internacional de Campo Grande

NATÁLIA OLLIVER


O Aeródromo Santa Maria, localizado na saída para a cidade de Três Lagoas, começa a operar a partir desta quinta-feira (5), no período noturno. A pista de pouso, decolagem e taxiamento vai auxiliar o Aeroporto Internacional de Campo Grande, mas será usada apenas em casos de emergência. 


A obra, idealizada para suprir a demanda de pousos durante à noite da capital sul-mato-grossense, passou por processo de instalação de equipamentos de iluminação artificial que prometem aumentar o fluxo de voos durante o período. 



Ao todo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) investiram R$ 2,5 milhões na nova infraestrutura do aeródromo. 


De acordo com o representante da pasta, Renato Marcílio, o obra promove mais visibilidade à cidade e à Capital. 


“Essa obra proporciona melhores condições para quem usa o aeródromo, além de permitir mais uma opção de pousos noturnos em Campo Grande, trazendo também desenvolvimento à nossa Capital”, pontua. 


O superintendente Viário da Seinfra, Derick Machado, responsável pelas operações dos Aeroportos do Estado explica que, após o pôr do sol na aviação, que ocorre geralmente após às 17h30, os pilotos precisam de iluminação artificial para conseguirem fazer um pouso seguro. 


“Qualquer pista precisa ter luz artificial balizando a aeronave, O Santa Maria é um aeródromo estratégico para Campo Grande e a iluminação traz mais flexibilidade para a aviação local”, destacou. 


Para operar durante a noite, além da autorização da Agência Nacional de Aviação (ANAC), o aeródromo também precisou do aval do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).


O Aeródromo Santa Maria, além de iluminação noturna, passou por alargamento das faixas de pouso. Antes, a medida correspondia a 1.100 x 23 metros, agora mede 1.500 x 30 metros. 


Para Derick Machado, a mudança coloca a pista Santa Maria numa posição de destaque na aviação do Estado.


“Além de operar em condições noturnas, a obra agora permite que aeronaves como jatos executivos de maior envergadura possam escolher o Santa Maria para suas operações, dando assim uma opção mais segura aos usuários”, finaliza.

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