domingo, 30 de janeiro de 2022

Após ataque hacker na Sanesul, consumidores receberam contas com valores errados

 

A empresa alegou que já corrigiu os valores e vai entregar as faturas corretas


Alguns consumidores receberam a conta de água com valor errado após a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) sofrer um ataque hacker no dia 26 de dezembro.


De acordo com a empresa, todos os sistemas e bancos de dados foram comprometidos, inclusive, como atividades foram parcialmente paralisadas na época.


Como bases já foram restabelecidas, contudo, algumas poucas contas tiveram problemas no faturamento, emitidas com valores maiores, mesmo com todas as providências tomadas.


A Sanesul relatou que vai emitir e entregar novas faturas para este público, e que já corrigiu os valores distorcidos. Desta forma, quem sofreu com a cobrança em excesso não precisa procurar uma agência.


Consumidores podem enviar dúvidas e reclamações através da central de atendimento 0800 067 6010, ou então pelo aplicativo da Sanesul, ou ainda em uma agência física.

Hacker ataque

De acordo com o boletim de ocorrência registrado em dezembro de 2021, os invasores tiveram acesso aos registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura, financeiro, patrimônio.


A empresa, que atendeu 68 municípios do Estado, ficou com o site para a do ar e com atendimento ao público suspenso por cinco dias.


Os sistemas de distribuição de água, no entanto, não foram afetados.


Com informação do Portal Correio do Estado

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