terça-feira, 28 de dezembro de 2021

O luxuoso SUV XC60 passou por alterações no visual, ficando mais imponente, mais conectado e agora com sistema Google integrado

 

                                            

 Leandro Gameiro


Em evento regional, em Brasília, a Volvo Carros do Brasil apresentou o novo XC60 2022 e mostrou os números dos “carangos” vendidos na nossa região.  


Porém, antes de falar do novo modelo, vamos abordar um pouco do conceito Volvo. Além de ser conhecida como a marca mais segura do mundo, ela prioriza a sustentabilidade. Onde teria couro, é utilizado material reaproveitado ou reciclado. A ideia é ser uma empresa neutra até 2040. E o que isso quer dizer? A empresa quer reaproveitar energia e emitir o mínimo possível de poluentes. Para tanto, até 2030 todos os carros da marca serão 100% elétricos no Brasil.



Luiz Gonçalves, gerente comercial, foi quem mostrou a evolução até alcançar a liderança no mercado de SUVs, ficando em segundo lugar na classificação geral de marcas premium. A Volvo teve um crescimento de 17% no mercado, e hoje são 44 concessionárias espalhadas pelo País. Quando falamos apenas de Centro-Oeste, o mercado premium regrediu 1%, enquanto a marca sueca cresceu 11%.  


As novidades no XC60 ficam por conta dos para-choques dianteiro e traseiro e das novas grade e rodas. Internamente, o sistema Google integrado à multimídia e os botões “Easy Touch” para teto solar e iluminação interna dão um charme a parte no interior luxuoso e requintado.  


O painel de instrumentos traz novas opções de design, deixando tudo mais prático para quem dirige, que tem à disposição diferentes tipos de visualização, incluindo a projeção do mapa do percurso. A câmera 360º facilita as manobras em qualquer ambiente, e o Head-Up Display projeta a velocidade e outras informações no para-brisa do veículo.  


O XC60 vem também com dois novos recursos de assistência ao condutor. O Ready to Drive emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha partido com o veículo, e o Emergency Stop Assist para o carro caso o motorista não reaja a nenhum dos alertas emitidos pelo sistema.



Dirigindo por Brasília

O teste feito nas vias do Distrito Federal foi curto, pois rodamos cerca de 20 quilômetros, até porque a parte mecânica manteve a configuração híbrida, que rende até 407 hp, com 64 kgfm de torque. É interessante dizer que, se o carro ficar sem gasolina e estiver com a bateria 100% carregada, ele ainda roda cerca de 40 quilômetros.  


O novo modelo é puro requinte, praticamente zero ruído interno, com acabamento sofisticado e primoroso. O assistente de pilotagem funciona muito bem, mas não substitui o motorista, apenas auxilia para uma melhor condução. Os sensores Advanced Driver Assistance Systems (Adas) passaram por atualização e estão mais sensíveis.  



Se interessou? Com certeza vale o test drive. Os valores do XC60 partem de R$ 399.950 e podem ultrapassar os R$ 466.950 na versão Polestar, topo de linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário