terça-feira, 6 de abril de 2021

Todos os americanos com 16 anos ou até elegíveis para a vacina até 19 de abril, diz Casa Branca

 


WASHINGTON (Reuters) - 


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciará nesta terça-feira que a meta de disponibilizar vacinas COVID-19 para todos os maiores de 16 anos será adiantada em quase duas semanas, disse a Casa Branca, já que os Estados Unidos administraram 150 milhões de vacinas desde que ele assumiu o cargo.


Biden orientará os Estados a ampliar a elegibilidade da vacina até 19 de abril, duas semanas antes do prazo de 1º de maio que ele anunciou anteriormente. Nenhuma vacina COVID-19 ainda está autorizada para menores de 16 anos, embora os testes esteja em andamento.


Biden está "confirmando para o público que todos são elegíveis em todo o país", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, a repórteres na terça-feira. Isso significa que os americanos não precisam mais verificar com sites estaduais e locais para ver se eles se qualificam, disse ela.


Biden planeja dizer aos americanos que "este é o momento de ir", disse Psaki. "As linhas vão se tornar mais longas. Haverá mais pessoas esperando", disse ela.


Mas o fornecimento de vacinas e a eficiência na obtenção de vacinas em armas aumentaram significativamente na corrida para obter mais pessoas inoculadas à medida que mais variantes de vírus contagiosos circulam.


Na terça-feira, Biden está programado para visitar um local de vacinação no Seminário Teológico da Virgínia em Alexandria, Virgínia, antes de fazer o anúncio na Casa Branca por volta das 15:45.m. (1945 GMT).


"Governadores - democratas e republicanos - estão trabalhando com (a equipe de resposta covid-19 da Casa Branca) para acelerar o programa de vacinação", disse o chefe de gabinete da Casa Branca, Ron Klain, no Twitter.


COBERTURA RELACIONADA


Casa Branca diz que mais de 28 milhões de doses de vacina COVID-19 estarão disponíveis esta semana

Quando as doses de vacina estavam em menor oferta, os estados inicialmente limitavam a distribuição a grupos de maior risco, como idosos e profissionais de saúde de linha de frente.


Ao assumir o cargo em janeiro, Biden estabeleceu uma meta de entregar 100 milhões de tiros nos braços das pessoas em seus primeiros 100 dias no cargo, que é o final de abril. Essa meta foi dobrada para 200 milhões.


O COVID-19 matou mais de 555.000 pessoas nos Estados Unidos, mas mais de 167 milhões de doses de vacina foram administradas no país. Quatro em cada 10 americanos tiveram pelo menos uma dose de vacina, uma taxa muito à frente da maioria dos países.


As vacinas autorizadas da Moderna e da Pfizer/BioNTech precisam de duas doses, enquanto a Johnson & Johnson é uma vacina de uma vacina. A vacina da Pfizer é autorizada para maiores de 16 anos, enquanto as outras duas podem ser dadas a adultos com 18 anos ou mais.


A distribuição de vacinas dos EUA começou a ser interrompida sob o predecessor de Biden, Donald Trump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário