terça-feira, 6 de abril de 2021

LG da Coreia do Sul se torna primeira grande marca de smartphones a se retirar do mercado

 

SEUL (Reuters) 


A sul-coreana LG Electronics Inc encerrará sua divisão móvel de perdas depois de não encontrar um comprador, um movimento que está definido para torná-lo a primeira grande marca de smartphones a se retirar completamente do mercado.



Sua decisão de sair deixará sua participação de 10% na América do Norte, onde é a marca nº 3, a ser devorada pela Samsung Electronics e pela Apple Inc com sua rival doméstica esperada para ter a vantagem.


"Nos Estados Unidos, a LG tem como alvo modelos de preço médio - se não ultra-baixo - e isso significa que a Samsung, que tem mais linhas de produtos de preço médio do que a Apple, será mais capaz de atrair usuários lg", disse Ko Eui-young, analista da Hi Investment & Securities.


A divisão de smartphones da LG registrou quase seis anos de perdas que totalizam cerca de US$ 4,5 bilhões. A saída do setor ferozmente competitivo permitiria à LG se concentrar em áreas de crescimento, como componentes de veículos elétricos, dispositivos conectados e casas inteligentes, disse em comunicado.


Em tempos melhores, a LG chegou ao mercado com uma série de inovações em celulares, incluindo câmeras ultra-grande angulares e no seu auge em 2013, foi a terceira maior fabricante de smartphones do mundo, atrás da Samsung e da Apple.


Mas mais tarde, seus modelos principais sofreram com os percalços de software e hardware, que combinados com atualizações de software mais lentas viram a marca cair constantemente a favor. Analistas também criticaram a empresa por falta de experiência em marketing em comparação com rivais chineses.



Embora outras marcas móveis conhecidas como Nokia, HTC e Blackberry também tenham caído de alturas elevadas, elas ainda não desapareceram completamente.


A participação global atual da LG é de apenas cerca de 2%. Ele enviou 23 milhões de telefones no ano passado, o que se compara com 256 milhões para a Samsung, de acordo com o provedor de pesquisa Counterpoint.


Além da América do Norte, tem uma presença considerável na América Latina, onde se classifica como a marca nº 5.


Embora marcas chinesas rivais como Oppo, Vivo e Xiaomi não tenham muita presença nos Estados Unidos, em parte devido às relações bilaterais frias, suas ofertas de produtos de baixo e médio alcance da Samsung devem se beneficiar da ausência da LG na América Latina, disseram analistas.


A divisão de smartphones da LG, a menor de suas cinco divisões, responsável por cerca de 7% da receita, deverá ser encerrada até 31 de julho.


Na Coreia do Sul, os funcionários da divisão serão transferidos para outras empresas e afiliadas da LG Electronics, enquanto em outros lugares serão tomadas decisões sobre emprego em nível local.


Analistas disseram que foram informados em uma teleconferência que a LG planeja manter suas patentes de tecnologia de núcleo 4G e 5G, bem como o pessoal principal de P&D, e continuará a desenvolver tecnologias de comunicação para o 6G. Ele ainda não decidiu se licenciou tal propriedade intelectual no futuro, acrescentaram.


A LG fornecerá suporte de serviços e atualizações de software para clientes de produtos móveis existentes por um período de tempo que irá variar de acordo com a região, acrescentou.


As negociações para vender parte do negócio para o Vingroup do Vietnã foram por conta devido a diferenças sobre os termos, disseram fontes com conhecimento do assunto.


As ações da LG Elec subiram cerca de 7% desde o anúncio de janeiro que estava considerando todas as opções para o negócio.


Reportagem de Joyce Lee e Heekyong Yang; Edição por Edwina Gibbs

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