terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Casa Branca planeja enviar doses de vacina para farmácias de varejo

 


 A Casa Branca lançará um novo programa de envio de vacinas contra coronavírus diretamente para farmácias de varejo a partir da próxima semana, em um esforço para aumentar o acesso dos americanos a vacinas, disse um alto assessor nesta terça-feira.



O coordenador de resposta covid-19 do presidente Joe Biden, Jeff Zients, disse que o programa será lançado em 11 de fevereiro e disponibilizará 1 milhão de doses para 6.500 lojas. À medida que a oferta cresce, o programa pode se expandir para até 40.000 lojas, disse ele.


Biden disse no mês passado que a implantação da vacina COVID-19 foi uma "falha sombria" até agora e prometeu aumentar a velocidade com que as vacinas são dadas aos americanos, com foco em garantir acesso equitativo, independentemente da geografia, raça ou etnia.


O governo federal distribuirá um milhão de doses de vacina para as 6.500 lojas na próxima semana, disse Zients, acrescentando que a quantidade crescerá com o tempo.


Isso se soma a 10,5 milhões de doses que o governo federal planeja enviar semanalmente para estados e territórios pelas próximas três semanas, acrescentou


"Isso fornecerá mais locais para que as pessoas sejam vacinadas em suas comunidades", disse Zients, acrescentando que as restrições de fornecimento limitarão o programa em seus primeiros dias.


Os locais iniciais da farmácia foram selecionados para melhorar o acesso às vacinas em áreas de difícil acesso e entre comunidades socialmente vulneráveis, disse Zients.


A CVS Health Corp disse em comunicado à imprensa que suas farmácias participarão do programa.


Zients também disse que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) reembolsará os Estados por alguns custos relacionados ao COVID que haviam assumido desde que a pandemia começou em janeiro passado, como para equipamentos de proteção individual e implantação da guarda nacional.


Ele disse que o Congresso não precisa aprovar fundos para a FEMA fazer isso e que os pagamentos totais aos Estados serão entre US$ 3 bilhões e US$ 5 bilhões.


Zients acrescentou que o governo federal adquiriu suprimentos de equipamentos que os provedores de saúde precisam obter seis doses de cada frasco da vacina COVID-19 da Pfizer Inc, em vez de cinco.


O governo Biden disse que está disposto a usar poderes de emergência em tempo de guerra, se necessário, para proteger as seringas espaciais baixas e outros suprimentos necessários para eliminar o desperdício de vacinas e melhorar a eficiência da administração.


A grande tempestade de inverno que atingiu a costa leste dos Estados Unidos esta semana não interrompeu as entregas de vacinas, mas forçou alguns locais de administração de vacinas a fechar ou reduzir o horário de funcionamento, disse Zients.


Reportagem de Carl O'Donnell, Susan Heavey e Trevor Hunnicutt; Edição por Bill Berkrot

Nenhum comentário:

Postar um comentário