sexta-feira, 19 de junho de 2020

MS dobra quantidade de óbitos por covid-19 em menos de um mês






Em apenas 19 dias, Mato Grosso do Sul superou a quantidade de óbitos por coronavírus que havia sido acumulada durante os meses de março, abril e maio.

Conforme dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Estado passou de 20 óbitos até dia 31 de maio, para 41 mortes confirmadas até o início da tarde desta sexta-feira (19/6).

Tem chamado a atenção o crescente número de vítimas fatais em cidades da região Sul do Estado como, por exemplo, Rio Brilhante e Itaporã, cada uma com duas mortes por covid-19 neste mês de junho.

O caso epidemiológico mais alarmante é o da cidade de Dourados, líder do ranking de óbitos, com 9, e também em confirmações de coronavírus com 1.630 pessoas infectadas conforme dados atualizados.

Durante estes 19 dias de junho, sete moradores de Dourados morreram por covid-19. O município havia começado o mês com somente dois óbitos, sendo um deles de douradense que morreu no Estado de Tocantins.

Mortes em Dourados

A vítima fatal mais recente registrada é de pessoa do sexo feminino, de 49 anos. Ela estava internada desde 10 de junho no Hospital da Vida por Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave). O resultado positivo para covid-19 saiu ontem (18) e a douradense veio a óbito na manhã desta sexta-feira (19).

Conforme informações da SES, esta paciente sofria de doença renal crônica, hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca crônica.

Nesta quinta-feira (18), um morador da Reserva Indígena Federal de Dourados, de 59 anos, também veio a óbito diagnosticado com coronavírus. O homem da etnia Guarani Kaiowa tinha diabetes e estava internado desde o dia sete de junho.

Ainda nesta nesta quinta-feira (18), outra mulher, esta de 40 anos, veio a óbito após complicações causadas pelo covid-19. A moradora de Dourados tinha doença renal crônica como comorbidade.

Os dados estaduais apresentam ainda registros de mortes pela doença em Dourados no dia 17 de junho, última quarta-feira, de um idoso de 82 anos que tinha hipertensão e diabetes; no dia 14 de junho outro idoso veio a óbito, este de 81 anos com hipertensão como comorbidade; no dia 13 de junho houve a morte de uma mulher de 54 anos que tinha diabetes e doença cardiovascular crônica; e uma idosa de 65 anos que morreu no dia 12 de junho também com hipertensão e diabetes como comorbidades.

Cidades com óbitos

Mato Grosso do Sul possui registros de óbitos por covid-19 em Dourados (9), Campo Grande (8), Três Lagoas (5), Batayporã (2), Paranaíba (2), Vicentina (1), Brasilândia (2), Itaporã (2), Iguatemi (1), Rio Brilhante (2), Sidrolândia (1), Ponta Porã (1), Corumbá (2), Douradina (1), Deodápolis (1) e Anastácio (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário