Pixabay
Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
O suprimento global de grãos e oleaginosas é suficiente para atender à demanda, mas a cadeia de suprimentos enfrenta vários gargalos sensíveis, segundo informou o Rabobank, em seu mais novo relatório. Embora alimentos, agronegócios e energia sejam considerados essenciais, alguns fechamentos de indústrias, ativos ou regiões podem oferecer desafios aos suprimentos globais.
“As perspectivas preliminares para a produção de 2020/21 exigem outra produção recorde de trigo, arroz, milho e soja. As empresas que originam, manipulam e processam G&O são bem gerenciadas, fortemente focadas na saúde e segurança de seus funcionários e podem se adaptar às novas necessidades”, diz o texto.
A safra com maior risco de redução de produção devido ao Covid-19 é o óleo de palma, dada a alta necessidade de mão-de-obra e considerando que a safra deve ser processada rapidamente após a colheita. “Os preços da maioria dos grãos e oleaginosas foram voláteis até agora em 2020 e tiveram um desempenho muito melhor do que a maioria dos preços das commodities. Atualmente, não prevemos grandes reduções de área cultivada relacionadas ao Covid-19", completa.
“A acumulação de alimentos por famílias particulares e o aumento das reservas governamentais resultaram em aumentos de demanda de curto prazo para arroz, trigo, farinha e alimentos duráveis à base de amido, enquanto questões logísticas e bloqueios em muitos países provavelmente reduzirão a demanda global por outros produtos um pouco. As maiores reduções na demanda são esperadas no setor de biocombustíveis, à medida que menos quilômetros são percorridos e com o declínio dos preços do petróleo - e com as margens dos produtores de biocombustíveis”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário