quarta-feira, 1 de abril de 2020

Após morte de moradora por coronavírus, município reforça ações de combate


Por Wender Carbonari

A morte da mulher de 64 anos nesta terça-feira (31/3) acendeu ‘sinal de alerta’, principalmente para cidadãos e autoridades da cidade de Batayporã. Ela estava internada em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de hospital particular de Dourados desde quarta-feira passada (25/3), após ser encaminhada inicialmente a Nova Andradina.

Hoje (1/4) pela manhã, o prefeito de Batayporã, Jorge Takahashi (PMDB) determinou intensificação nas fiscalizações para cumprimento das medidas estabelecidas em decreto como voltadas a contenção da circulação de pessoas em vias públicas bem como o Toque de Recolher.

“Queremos evitar que o contágio evolua para uma escala em que não tenhamos controle. Estamos trabalhando a prevenção, mas já pensando a longo prazo na evolução que pode acontecer e qual a melhor maneira de mantermos a ordem pública”, frisou o prefeito de Batayporã.

Durante transmissão ao vivo em rede social, a secretária de saúde local, Marcela Leite, enquanto repassava informações sobre a primeira vítima do coronavírus no Estado, ressaltou a necessidade da população cumprir as orientações de isolamento social.

"Esse óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e siga à risca todas as nossas recomendações. Muitos não têm tratado essa pandemia com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde”, recomendou a profissional de saúde.

“Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção, ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, completou Marcela.

A Gestora em Saúde detalhou que a vítima fatal, Eleuzi Silva Nascimento, apresentava histórico de comorbidades e por ser positiva para o Covid-19 o quadro de saúde acabou se agravando.

Além do óbito, Batayporã tem ainda dois casos confirmados de coronavírus, sendo a irmã da Eleuzi, que esteve na Bélgica, além de outra mulher de 30 anos que teve contato com pessoa com teste positivo para a doença. Ambas estão em situação de isolamento domiciliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário