quarta-feira, 18 de março de 2020

Diante de fake news, município esclarece que não há telefone para atendimento em casa



Imagens com números de serviços de atendimento restritos aos profissionais que estão na linha de frente ao combate contra o novo coronavírus começaram a ser divulgadas em grupos de WhatsApp e redes sociais. Órgãos da área da saúde alertam para fake news e pedem que a população ignore e não entre em contato nesses canais.

Uma das correntes divulga o número da Unidade de Resposta Rápida da Prefeitura de Campo Grande como se fosse um atendimento domiciliar aberto à população com suspeitas da Covid-19.

A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou ao Correio do Estado que somente nesta manhã o setor recebeu pelo menos 300 ligações de pessoas assustadas diante do bombardeio de informações sobre a doença.

O problema é que o serviço serve para dar suporte aos profissionais que trabalham nos postos e unidades de Saúde para a coleta de material biológico e avaliação de casos e não atende a domicílio, como a população tem sido levada a pensar. Com isso, as linhas estão ficando congestionadas.

A Prefeitura esclarece que ainda não existe um canal telefônico para atendimento aos pacientes ou população em geral, que será implantado em breve.

Está acontecendo o mesmo com o Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs). A assessoria de imprensa informa que a nível estadual, dúvidas sobre o novo coronavírus podem ser tiradas pelo Disque Saúde no 136.

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