quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Novo requerimento para abertura de CPI tem assinatura de 17 deputados

                                          Foto:Divulgação

O deputado estadual Felipe Orro (PSDB) conseguiu 17 assinaturas das oito necessárias e apresentou requerimento pedindo a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará possíveis erros nas contas de energia em Mato Grosso do Sul.

“Eu mostrei o requerimento, com embasamento, com farta documentação que estamos recolhendo desde abril, e os parlamentares que foram lendo os argumentos foram assinando. Ontem (5), ainda, finalizamos os detalhamentos para apresentar o requerimento hoje ou amanhã. Portanto estava tudo praticamente pronto quando outros deputados nos solicitaram para assinar, de modo que acabamos apresentando hoje mesmo”, explicou.

Na semana passada, o deputado Capitão Contar (PSL) conseguiu apenas seis, das assinaturas necessárias para apurar possíveis irregularidades. Porém, para a maioria dos parlamentares, a proposição era vaga de material concreto.

Felipe afirmou que recebeu muitas denúncias, além de reclamações de alta subida nos valores sem que o consumidor tenha mudado os hábitos, nem adquirido equipamentos novos. “Tem gente que estava com a casa fechada e a conta deve aumento, dobrou de valor. Isso tem coisa errada”.

Além dessas suspeitas, o deputado adiantou que tem ao menos um caso concreto em que ficou comprovado por laudo técnico que há falha no medidor, e isso pode estar acarretando essa problemática toda.

O próximo passo, será a Mesa Diretora se manifestar quanto ao pedido, o que faz por meio do Diário Oficial.

A CPI terá cinco integrantes titulares e cinco suplentes, sendo indicados dois pelo Bloco dos 10 (G10), dois pelo Bloco dos 9 (G9) e um pelo PSDB, que deve ser o próprio Felipe Orro, já que como autor do requerimento tem assento automático na Comissão.

A Mesa deve abrir prazo semana que vem para a indicação dos membros e após essa providência, a CPI já poderá se reunir para dar início aos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário