quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Filme : Socorro, Virei Uma Garota!


Cine Web


Socorro, virei uma garota! talvez não seja bem um filme, mas uma colagem de diversos outros sobre pessoas trocando de corpos – seja pai com filho, mãe com filha, adulto com seu eu-jovem, criança com peixe, a infinidade de exemplares do gênero parece servir de referência. O longa escrito por Paulo Cursino lembra até o recente Eu sou mais eu, protagonizado Kéfera Buchmann e lançado no começo do ano, e alguns elementos de A morte te dá parabéns 2, também de 2019. É incrível a falta de criatividade nos infindáveis 110 minutos do longa protagonizado por Thati Lopes e dirigido por Leandro Neri.

A trama surrada começa com Julio (Victor Lamoglia) sendo maltratado pelo irmão (Kayky Britto) e pelo pai (Nelson Freitas) e sofrendo bullying numa viagem da escola, quando pensa em se declarar à menina por quem é apaixonado, Melina (Manu Gavassi). Transtornado, ele pede ao ver uma chuva de meteoros que quer se tornar a garota mais popular da escola, e acorda como Julia (Tathi Lopes). Segue, então, todos os clichês testados e experimentados do gênero, com melhor amigo, gordinho e nerd, apelidado de Cabeça (Léo Bahia).

Tathi Lopes é uma excelente atriz de comédia – basta ver seus vídeos no Porta dos Fundos, desde o clássico com a Xuxa até um dos mais recentes no qual é uma Youtuber ensinando a maquiar um cadáver – mas nem seu talento salva o filme do insuportável. Não fica muito claro se é porque todos os diálogos são tão gritados ou porque a edição faz trucagens ruins para dar um ar mais moderninho ao filme.

Nada disso, porém, é tão ruim quanto a maneira como filme trata as mulheres. Julia, ao contrário de Julio, é manipuladora e mesquinha. É um filme repleto de opiniões sobre o que as mulheres podem ou não vestir. Mas, pior do que isso, é sua mentalidade sobre como as garotas levam mais vantagem em relação aos meninos: basta abrir um sorriso, abaixar o decote e levantar a barra da saia para que consigam tudo.
Alysson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário